Avançar para o conteúdo principal

Arando Vermelho (Vaccinium macrocarpon)



È uma espécie originária da América do norte. Este arbusto baixo habita solos húmidos e pantanosos e produz umas bagas avermelhadas, pequenas, de sabor doce e um pouco ácido.

                Os índios americanos foram os primeiros a utilizá-lo no tratamento de afecções do sistema circulatório, problemas de estômago, perda de apetite e outras doenças. Actualmente, o seu interesse é principalmente nas suas propriedades protectoras do tracto urinário e na sua riqueza em antioxidantes.


                Protector urinário: demonstrou-se que os frutos de arando vermelho exercem uma acção protectora em relação á cistite e outras infecções urinárias. Inicialmente, pensou-se que estes frutos poderiam acidificar o pH da urina, tornando-a teoricamente menos adequada para a proliferação de bactérias, mas entretanto descobriu-se que esta acção protectora deve-se á sua riqueza em proantocianidinas, um tipo de polifenóis. Estas substâncias ajudam a evitar a adesão das bactérias (E. coli, responsável por 90% das infecções urinárias e outras) às paredes celulares do epitélio que cobre a bexiga, dificultando o seu desenvolvimento e favorecendo a sua eliminação com a urina.
                Deste modo, o arando vermelho ajuda a prevenir a infecção urinária e o mal-estar associado (ardor ao urinar, dores abdominais e a constante necessidade de ir á casa de banho)


Modo de utilização:


                - Sumo concentrado de arando, cerca de 2 colheres de sopa ao pequeno-almoço diluídas num copo de água, bebendo cerca de 2 litros de água por dia durante o período da infecção.
                - Comprimidos de arando


                Úlceras: As proantocianidinas do arando vermelho são muito benéficas para as infecções urinárias, mas também se observou, em estudos in-vitro, que têm uma acção protectora em relação às bactérias da boca, prevenindo as cáries.
                Actuam ainda sobre a proliferação da Helicobacter pylori, uma bactéria relacionada com o aparecimento de úlceras gástricas e cancro do estômago.


                Antioxidante: As proantocianidinas, os flavonóides e os carotenos do arando vermelho são excelentes antioxidantes, sendo o seu sumo, uma boa alternativa para combater o efeito do envelhecimento celular que os radicais livres produzem e para proteger a saúde em geral.
                Alem disso, alguns dos princípios activos actuam como a vitamina P, ou seja, protegendo os capilares sanguíneos e ajudando a melhorar a circulação em todo o organismo. Por isso, tomar suplementos de arando é também útil para prevenir as varizes, a fragilidade capilar e outros problemas circulatórios.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

As tâmaras e o trabalho de parto

Desde os tempos bíblicos, as tâmaras eram consideradas possuidoras de propriedades curativas profundas, mas só agora a ciência vem confirmar o que os nossos antepassados já sabiam.
Um estudo publicado no Journal of Obstetrics and Gynecology em 2011 e intitulado "O efeito do consumo das tâmaras no final da gravidez[i]", apresentou a investigação do efeito do consumo das tâmaras nos parâmetros do trabalho de parto e nos seus resultados. Ao longo de 11 meses na Jordan University of Science and Technology, dois grupos de mulheres foram incluídas num estudo prospectivo onde 69 mulheres consumiram seis tâmaras por dia durante 4 semanas antes da data prevista para o parto, contra 45 mulheres que não consumiram nenhuma. Estas mulheres tinham parâmetros semelhantes por isso não houve diferença significativa na idade gestacional, idade e paridade (o número de vezes que a mulher engravidou) entre os dois grupos.
Os resultados do estudo foram os seguintes:
• Melhoria da dilatação cervical:

Receita: Pudim de Pêra com Canela

Quando o meu filho era mais pequeno e estava a atravessar aquela fase em que simplesmente se alimentam do ar (a anorexia dos 2 anos), eu fazia-lhe esta espécie de pudim com sementes de chia que ele comia e lambia os dedos...ou seja, um êxito! Escusado será dizer que é delicioso tanto para os pequenos como para os grandes...ahhh e nutritivo!!
- A tâmara é rica em proteínas, minerais e vitaminas principalmente a vitamina C. A grande vantagem é que além de ser uma verdadeira doçura, ela é rica em fibras, potássio, cálcio e ferro sendo excelente tanto para crianças como adultos.

- As pêras são ricas em fibras, vitamina A e C com importantes ações antioxidantes.
Também é uma excelente fonte de minerais como o fósforo, cálcio e ainda contém algum ferro.

- A canela auxilia no tratamento de diversas doenças. A canela estimula a salivação e os sucos gástricos, facilitando a digestão como tal, ajuda em casos de aerofagia, digestões difíceis a acidez estomacal.


Ingredientes

- 7 colheres de sopa de …

O que deves saber para agilizar as constipações e a tosse nos bebés.

A cada ano, centenas de bebés e crianças sofrem de constipações e tosse, principalmente devido ao seu sistema imunitário ainda imaturo.

É muito fácil identificarmos os sintomas de constipação e tosse nas nossas crianças. Começam logo a ficar com o nariz congestionado, com muita ranhoca (corrimento nasal), febre baixa, tosse, perda de apetite, irritabilidade e dificuldade em dormir. Qual a mãe, pai ou outro educador que não reconhece o desafio que é cuidar de uma criança doente? A natureza delas é de felicidade, alegria e brincadeira...de repente sentem-se mal apresentando alguma dificuldade em compreender claramente aquilo que estão a sentir, como tal, o nosso papel é orientá-las e ajuda-las a sentirem-se o melhor possível no menor espaço de tempo.

Como sou a favor da posição da American Academy of Pediatrics a qual desaconselha dar medicamentos para a tosse e constipações a crianças menores de 6 anos devido aos potenciais efeitos colaterais desses medicamentos, opto, sempre que poss…