È uma espécie originária da América do norte. Este arbusto baixo habita solos húmidos e pantanosos e produz umas bagas avermelhadas, pequenas, de sabor doce e um pouco ácido.
Os índios americanos foram os primeiros a utilizá-lo no tratamento de afecções do sistema circulatório, problemas de estômago, perda de apetite e outras doenças. Actualmente, o seu interesse é principalmente nas suas propriedades protectoras do tracto urinário e na sua riqueza em antioxidantes.
Protector urinário: demonstrou-se que os frutos de arando vermelho exercem uma acção protectora em relação á cistite e outras infecções urinárias. Inicialmente, pensou-se que estes frutos poderiam acidificar o pH da urina, tornando-a teoricamente menos adequada para a proliferação de bactérias, mas entretanto descobriu-se que esta acção protectora deve-se á sua riqueza em proantocianidinas, um tipo de polifenóis. Estas substâncias ajudam a evitar a adesão das bactérias (E. coli, responsável por 90% das infecções urinárias e outras) às paredes celulares do epitélio que cobre a bexiga, dificultando o seu desenvolvimento e favorecendo a sua eliminação com a urina.
Deste modo, o arando vermelho ajuda a prevenir a infecção urinária e o mal-estar associado (ardor ao urinar, dores abdominais e a constante necessidade de ir á casa de banho)
Modo de utilização:
- Sumo concentrado de arando, cerca de 2 colheres de sopa ao pequeno-almoço diluídas num copo de água, bebendo cerca de 2 litros de água por dia durante o período da infecção.
- Comprimidos de arando
Úlceras: As proantocianidinas do arando vermelho são muito benéficas para as infecções urinárias, mas também se observou, em estudos in-vitro, que têm uma acção protectora em relação às bactérias da boca, prevenindo as cáries.
Actuam ainda sobre a proliferação da Helicobacter pylori, uma bactéria relacionada com o aparecimento de úlceras gástricas e cancro do estômago.
Antioxidante: As proantocianidinas, os flavonóides e os carotenos do arando vermelho são excelentes antioxidantes, sendo o seu sumo, uma boa alternativa para combater o efeito do envelhecimento celular que os radicais livres produzem e para proteger a saúde em geral.
Alem disso, alguns dos princípios activos actuam como a vitamina P, ou seja, protegendo os capilares sanguíneos e ajudando a melhorar a circulação em todo o organismo. Por isso, tomar suplementos de arando é também útil para prevenir as varizes, a fragilidade capilar e outros problemas circulatórios.
Comentários