Investigadores de Medicina Ambiental do Sweden's Karolinska Institute confirmaram que a ingestão de antioxidantes entre as crianças reduz o risco de alergias.
Os investigadores estudaram as dietas comparando-as com a incidência de alergias entre 2,422 crianças Suecas com 8 anos de idade. Amostras de sangue foram analizadas juntamente com a dieta, reunidas por meio de questionários feitos aos pais das crianças.
Os investigadores compararam a ingestão de antioxidantes com a sensibilidade a alergias, incluindo a incidência de rinite alergica e asma.
O estudo concluiu que as crianças que consumiam elevados níveis de beta-carotenos tinham um terço a menos de incidência de rinite alérgica. Também concluíram que o elevado consumo de magnésio resultava numa incidência inferior de mais de um terço na asma.
Este não é o primeiro estudo que relaciona um baixo consumo de antioxidantes com alergias entre crianças. Num extensa revisão de pesquisas da Italy's University of Verona, os investigadores descobriram que um elevado consumo de frutas e vegetais entre grávidas e os seus filhos durante a infância estava relacionado com uma significativa baixa incidência de pieira e asma.
Concluíram que os alimentos que continham elevados níveis de vitamina C e selénio reduz o risco de pieira, e os seus níveis séricos também foram associados com chiado a menos. Os investigadores também indicaram que o défice de zinco e carotenoide (como o beta-caroteno) nas mães aumenta o risco de asma e alergias nos filhos.
Outro estudo realizado por investigadores suecos em 2009, concluiu que dar um multivitaminico a crianças até aos 4 anos reduz a incidência de alergias em cerca de 40%. Este estudo seguiu 2,423 crianças suecas, e também mediu os seus níveis de IgE específicos para alergias.
Interessantemente, no entanto, este estudo demonstrou uma relação muito pequena entre o multivitaminas usado em crianças com 8 anos com alergias já activas.
As evidências que relacionam alergias e asma a dietas nas crianças está a aumentar. É óbvio que não é a única causa, existem factores como o sistema imunitário e digestivo que também são criticos.
REFERENCIAS
- Rosenlund H, Magnusson J, Kull I, Håkansson N, Wolk A, Pershagen G, Wickman M, Bergström A.Antioxidant intake and allergic disease in children. Clin Exp Allergy. 2012 Oct;42(10):1491-500.
- Peroni DG, Bonomo B, Casarotto S, Boner AL, Piacentini GL. How changes in nutrition have influenced the development of allergic diseases in childhood. Ital J Pediatr. 2012 May 31;38:22.
- Marmsjö K, Rosenlund H, Kull I, Håkansson N, Wickman M, Pershagen G, Bergström A. Use of multivitamin supplements in relation to allergic disease in 8-y-old children. Am J Clin Nutr. 2009 Dec;90(6):1693-8.u
- Adams C. Asthma Solved Naturally: The Surprising Underlying Causes and Hundreds of Natural Strategies to Beat Asthma. Logical Books, 2011.
Comentários