Avançar para o conteúdo principal

A nossa Relação com as Alergias

As alergias podem ser complicadas de tratar, especialmente quando quem sofre lida com os sintomas durante todo o ano. Felizmente, existem alternativas seguras para que sinta alívio com a maior rapidez possível.

Segundo a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica(0), a rinite é a alergia mais frequente, afectando cerca de 2,5 milhões de portugueses, onde se junta a asma a um terço destes e estando associada à sinusite e à conjuntivite alérgica.
Ainda de acordo com a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, hoje há a evidência de que uma rinite mal controlada pode conduzir a complicações que vão desde a sinusite à asma, passando pela otite média, por anomalias na implantação dos dentes e por perturbações do sono mais ou menos graves.

A palavra "Alergia" refere-se a uma resposta imune exagerada, onde o corpo ataca um agente específico que é inócuo para a maioria de nós, mas que desencadeia uma  resposta exagerada do nosso organismo.

Esta resposta nada mais é do que a tentativa do corpo de combater a agressão, tossindo, obstruindo as vias aéreas, espirrando e produzindo secreções.
O tipo de reacção pode ganhar muitas formas, como uma reacção inflamatória onde o sangue ou o muco é encaminhado para o local de invasão, que em situações normais é uma reacção saudável para eliminar do corpo a ameaça, mas quando a reacção a substâncias como relva, tomates, animais de estimação, bolor, mofo e pó é exacerbada torna-se um problema causando prejuízos ao nosso organismo.

A terapêutica convencional oferece, para a rinite e sinusite intermitente, medicamentos anti-histamínicos para o alivio dos sintomas. Para as formas persistentes, geralmente, recomenda-se a toma de corticóides nasais e anti-histamínicos.
Na terapêutica naturopática oferece-se a possibilidade de, juntamente com a alimentação, utilizar plantas com propriedades anti-inflamatórias e anti-histamínicas de igual qualidade e com menores efeitos secundários. Aqui apresento duas opções:

Folhas de Urtigas
As urtigas são utilizadas pela naturopatia desde sempre e o seu uso encontra-se amplamente difundido pelo mundo inteiro. Existem cerca de 500 espécies de urtigas, todas elas com propriedades semelhantes, variando apenas as quantidades dependendo do tipo de solo onde nascem.
Embora as investigações continuem preliminares, a evidência científica continua a apontar para as propriedades anti-inflamatórias da urtiga. A ciência tem demonstrado que as urtigas produzem um efeito anti-alergénico. [i] [ii]
No entanto, a urtiga perde as suas propriedades anti-alergénicas se não for colhida e processada correctamente, como tal é essencial que as consumas frescas ou que encontres um produto de qualidade.
Usa as urtigas como utilizarias um medicamento anti-histamínico para parar o teu sofrimento. Os sintomas geralmente começam a melhorar dentro de 15 minutos e o efeito dura cerca de quatro horas.

Quercetina: A cebola e o alho são excelentes plantas anti-alergénicas, especialmente para asma. Estas plantas contêm o flavonóide Quercetina, que foi descoberto num estudo realizado em 2008 por inibir significativamente todas as reacções asmáticas. [III] Uma outra investigação expôs o facto do flavonóide ter uma actividade anti-asmática semelhante aos medicamentos cromolina de sódio e dexametasona, ambos utilizados para o tratamento da asma. [IV]
Além da Quercetina, ambos estes bulbos inibem uma enzima, a lipoxigenase, que gera um produto químico inflamatório. [V]



Referencias:

[i] Riehemann K Behnke B Schulze Osthoff K Plant extracts from stinging nettle (Urtica dioica), an antirheumatic remedy, inhibit the proinflammatory transcription factor NF-kappaB. FEBS-Lett. 1999 Jan 8; 442(1): 89-94 1999
[ii] Mittman P Randomized, double-blind study of freeze-dried Urtica dioica in the treatment of allergic rhinitis. Planta-Med. 1990 Feb; 56(1): 44-7 1990
[iii] Int Immunopharmacol. 2008 Dec 2. [Epub ahead of print] Quercetin regulates Th1/Th2 balance in a murine model of asthma.Park HJ, Lee CM, Jung ID, Lee JS, Jeong YI, Chang JH, Chun SH, Kim MJ, Choi IW, Ahn SC, Shin YK, Yeom SR, Park YM.
[IV] Arch Pharm Res. 2008 Jun;31(6):771-8. Epub 2008 Jun 19. Quercetin inhalation inhibits the asthmatic responses by exposure to aerosolized-ovalbumin in conscious guinea-pigs.Moon H, Choi HH, Lee JY, Moon HJ, Sim SS, Kim CJ.

[V] Murray, Michael, and Pizzorno, Joseph, Encyclopedia of Natural Medicine, Prima, 1998.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A versatibilidade de Alfazema (Lavandula angustifolia)

A Alfazema (Lavandula angustifolia) é dos óleos essenciais mais versáteis que dispomos. A associação mais comum a este óleo é para efeitos de relaxamento, mas também pode ser utilizado para limpar feridas, nódoas negras e irritações cutâneas. A sua fragrância é calmante, relaxante e equilibradora tanto psicologicamente como emocionalmente. Seguem algumas aplicações práticas do óleo essencial: Calmante Esfregue 2-3 gotas de óleo de alfazema nas palmas da mãos e depois inale profundamente três vezes.  Depois esfregue o óleo nos pés, nas têmporas e nos pulsos. Picada de Abelha ou outro insecto Coloque uma gota de óleo de Alfazema na zona afectada para parar a comichão e reduzir o edema. Pequenas Queimaduras Coloque 2-3 gotas de óleo de Alfazema numa pequena queimadura para diminuir a dor e a vermelhidão. Cortes Coloque óleo de Alfazema no corte para parar o sangue, limpar a ferida e matar as bactérias. Eczema / Dermatites Misture algumas gotas de ó...

Maca - Lepidium meyenii

Imagem retirada do Google Quanto mais avançamos tecnologicamente, mais se descobre que a natureza com toda a sua pureza e simplicidade fornece-nos tudo o que necessitamos para termos saúde em todos os níveis. Um exemplo disso é a Maca peruana, que apesar de conhecida e muito utilizada pelos povos antigos, só há poucos anos é que começou a ser reconhecida pelas suas propriedades medicinais. É verdade que a ciência nos ajuda muito a validar o conhecimento empírico, mas é verdadeiramente magnifico observar que praticamente todo o conhecimento empírico relacionado com as plantas medicinais tem vindo a ser comprovado cientificamente dia após dia...conhecimento que o povo adquiriu pela experiência, pela tradição...mas nós, somos mais finos...precisamos que a ciência nos dê o O.K. - o.k., aqui utilizei um pouco de ironia! Pois, é verdade que a ciência nos trás muitos benefícios, mas não nos podemos entregar 100% a ela porque o que é uma verdade cientifica hoje amanhã já não o é. O ta...

E as suas Fezes, como são? - Do you know your stool?

Para alguns um alívio, para outros uma saga dolorosa. Seja uma hora fácil ou difícil, é certo que nem todos gostam de olhar para as próprias fezes. Entretanto, respirar fundo e encarar o bolo fecal pode dizer muito sobre a sua saúde - afinal, ele é o resultado de tudo o que come. Essa necessidade básica indica como está a saúde de todo o sistema digestivo e ainda dá pistas sobre a qualidade da sua alimentação. Já que prevenir é o melhor remédio, veja o que merece atenção na observação das suas fezes e o seu significado. **Cor As fezes normalmente tem cor castanha de diferentes tonalidades. As variações de cores ocorrem conforme o tipo dos alimentos, a quantidade de bile produzida pelo fígado que irá digerir as gorduras, e eventualmente alguma doença. - As fezes enegrecidas - chamadas "borra de café" - sinalizam sangramento do aparelho digestivo, em geral do estômago, - As fezes avermelhadas acusam um sangramento do intestino grosso ou mesmo na região em torno do ...