Avançar para o conteúdo principal

Associação Dietética Americana passa a indicar a dieta vegetariana na prevenção de doenças

 

Publicada em 06/07/2009 às 14h27m

O Globo

RIO - Seguir uma dieta vegetariana pode ser uma boa maneira de diminuir o risco de doenças crónicas como diabetes, obesidade, hipertensão e cancro, afirma a Associação Dietética Americana (ADA), que publicou esta semana uma actualização das suas recomendações sobre alimentação saudável no "Journal of the American Dietetic Association". Segundo os nutricionistas da ADA, não há dúvidas de que uma dieta vegetariana bem planejada é uma opção saudável para crianças, adolescentes e adultos.

" As dietas vegetarianas são eficazes em todas as fases da vida, incluindo na gravidez, na lactação, na primeira infância, na adolescência e para atletas"

"A Associação Dietética Americana reconhece que uma dieta vegetariana bem planejada, incluindo o vegetarianismo completo (que exclui todo tipo de carne e ovos) e o veganismo (que exclui carnes, ovos e laticínios), pode ser saudável, nutricionalmente completa e traz benefícios na prevenção e no tratamento de certas doenças. As dietas vegetarianas são eficazes em todas as fases da vida, incluindo na gravidez, na lactação, na primeira infância, na adolescência e para atletas", divulgaram em nota os nutricionistas Winston Craig e Reed Mangels, conselheiros da ADA.

Os nutricionistas aproveitaram para enfatizar o bom resultado de inúmeros estudos que ligam uma dieta com menos carne a um risco menor de uma série de doenças. Quem é vegetariano ou exclui a carne da alimentação alguns dias da semana tem menos colesterol alto, problemas cardiovasculares, hipertensão e diabetes tipo 2, afirmaram Craig e Reed.

Quem segue este tipo de dieta também tende a comer menos gorduras saturadas e mais fibras.


As informações completas sobre as novas recomendações da ADA podem ser encontradas no site www.eatright.org .

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O que as castanhas do Brasil têm a ver com o Colesterol?

Um estudo [i] avaliou o impacto que o consumo de uma única porção de castanhas do Brasil poderia ter nos níveis de colesterol em voluntários saudáveis. Deram a dez homens e mulheres uma única refeição com: zero, um, quatro ou oito castanhas do Brasil e descobriram que a ingestão de apenas aquela porção melhorou quase imediatamente os níveis de colesterol. O LDL, o chamado "mau" colesterol, ficou significativamente mais baixo apenas nove horas após a ingestão das castanhas. Mesmo os medicamentos não funcionam tão rápido. As estatinas, por exemplo, demoram cerca de quatro dias para ter um efeito significativo. Os pesquisadores voltaram a medir os níveis de colesterol cinco dias mais tarde, e, em seguida, 30 dias mais tarde. Embora eles não tivessem continuado a comer castanhas do Brasil os seus níveis de colesterol continuaram abaixo dos valores iniciais mesmo 30 dias depois, com apenas quatro castanhas do Brasil. Estes resultados sugerem que a ingestão de apenas ...

Caldeirada de Tofu (que sabe MESMO a peixe)

Bem...eu não sou nem nunca fui apreciadora de caldeiradas...mesmo antes de mudar de dieta alimentar. Mas na escola do meu filho, amanhã vão servir caldeirada de lulas e como ele nunca provou nada do que se pareça, resolvi fazer a receita da caldeirada de tofu do blog da Patrícia ( patriciaiscooking.blogspot.pt ). Como não tinha todos os ingredientes em casa adaptei...mas que aquilo "sabe a peixe" sabe...lá está...veio confirmar mais uma vez que o sabor daqueles pratos que tanto gostávamos antes da transição para uma alimentação sem animais vem mais do tempero que lhes damos do que do "animal" em si. Ora aqui vai para os saudosos. (ahh...o meu filho adorou!!) Ingredientes: - 250g de tofu bio - 5g de algas wakame - 200g de batata - 1 pimento vermelho - 400g de tomates maduros - 2 cebolas - Azeite - 1 pitada de Caiena - 3 dentes de alho - 1 folha de louro - 2 chávenas de água - 1 colher de sobremesa de sal - 1 colher de sobremesa de pimentão doce -...

Mercúrio presente no marisco e no peixe aumenta risco para Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

Um estudo recente em 518 pessoas constatou que elevados níveis de mercúrio no corpo associado ao consumo de peixe e marisco aumenta o risco de desenvolver a doença de Lou Gehrig (ELA), uma doença neurodegenerativa que leva à paralisia e à morte. Entender os factores de risco da esclerose lateral amiotrófica possibilita-nos realizar alterações no nosso estilo de vida, como por exemplo, evitar o consumo de peixes e moluscos, de forma a prevenir esta doença e diminuir a incidência a longo prazo. Nota de pesquisa:  Pesquisas epidemiológicas como essa podem revelar novos factores comportamentais humanos ou exposições ambientais que nos levam à doença. Estudos a nível da população também podem fornecer uma visão ampla de como a doença se desenvolve em seres humanos que não teria sido prontamente descoberto em estudos animais ou celulares. Stommel E, Chen C, Caller T, et al. Fish consumption, mercury levels, and amyotrophic lateral sclerosis (ALS). Pape...