Avançar para o conteúdo principal

Plantas Medicinais na Gravidez e Parto

Como mãe de um lindo rapaz, sei bem o que são os desconfortos que nos podem assolar a gravidez. Como naturopata recorro às plantas medicinais para ajudar as minhas grávidas a passar de forma mais suave pelos tumultos hormonais que ocorrem num período tão belo que é a formação de uma nova vida dentro de nós.


As grávidas geralmente experiênciam pequenos sintomas, como náuseas, constipações e insónias nos quais a fitoterapia pode ajudar de forma suave e segura.


No geral, a maioria das plantas medicinais, tradicionalmente usadas para suportar a gravidez, são seguras quando usadas moderadamente. Existem poucos relatórios de efeitos adversos em grávidas que utilizam plantas medicinais e os que existem têm sido relacionados a plantas que não são consideradas seguras durante a gravidez, ou então devido a produtos que foram contaminados com plantas perigosas ou pior, com aditivos farmacêuticos que é o que tem acontecido com bastante frequência nos produtos importados da China e da Índia.


A abordagem mais segura é evitar o uso de plantas medicinais durante o primeiro trimestre da gravidez. Quando necessário, utiliza-se apenas as plantas em que existe a certeza de que são seguras durante este primeiro trimestre. Lembra-te que existem muitas plantas medicinais cuja utilização durante a gravidez não é definitivamente segura para o bebé, por isso não vás na cantilena de que o que é natural não faz mal, pois ocorrem igualmente reacções químicas no corpo quando ingerimos plantas medicinais.

No entanto, existem plantas conhecidas por serem seguras quando consumidas de forma moderada entre outras temos, a folha de framboesa vermelha, a hortelã, a camomila, a erva-cidreira e as urtigas. Despertei-te a curiosidade? Então vamos avançar...


Plantas Medicinais consideradas seguras durante a gravidez:


Folhas de framboesa (Rubus idaeus) para um parto mais suave
Fonte: wikimedia


Esta planta é tradicionalmente utilizada para apoiar uma gravidez saudável, tonificando o útero para ajudar a mulher a se preparar para o nascimento do seu bebé. Alguns estudos têm mostrado que pode ajudar a acelerar o trabalho de parto e a reduzir as complicações e intervenções associadas ao nascimento.

Nos estados unidos, 98 enfermeiras afirmaram aconselhar a utilização de plantas medicinais para estimular o parto, entre as quais, as folhas de framboesa (Journal of Nurse-Midwifery, 1999).


Gengibre (Zingiber officinalis) para os enjoos matinais
O Gengibre é uma raiz milagrosa com comprovação científica para o alivio dos enjoos de forma eficaz, ao mesmo tempo que apresenta um perfil de segurança bastante elevado.
Existem diversas formas de utilizares o gengibre durante a gravidez. Podes ingeri-lo na forma de decocções, em cápsulas e em tintura.

Nota: Vómitos persistentes ou frequentes na gravidez podem estar associados a alguma patologia. Caso já dure há muito tempo consulta o profissional que te acompanha.


Echinacea (Echinacea spp) para as constipações
A Echinacea reduz a duração das constipações e também previne a sua recorrência. Pode ser usada, quer durante uma constipação ou como preventiva. Na verdade, não ajuda a reduzir os sintomas da constipação apenas a sua duração, mas o nosso amigo gengibre faz milagres no que respeita a esses sintomas! Ele reduz os calafrios, a tosse e as dores musculares quando tomado como um chá quente com uma colher de sopa de gengibre fresco ralado por chávena de água a ferver, 1-3 chávenas por dia.

A melhor forma de utilizares a Echinacea é sob a forma de tintura, que contem uma pequena quantidade de álcool, mas esta pequena quantidade não é prejudicial e podes ainda assim reduzi-la ao adicionares a um pouco de água quente fazendo com que o álcool evapore. Dose recomendada 5 mL de tintura (mais ou menos 1 colher de chá) até 2 vezes ao dia.


Oxicoco ou Arando Vermelho (Vaccinium Macrocarpon) para prevenção de infecções urinárias
As infecções urinárias são muito comuns durante a gravidez. Embora o arando vermelho não deva ser utilizado para substituir os cuidados médicos apropriados, os estudos têm demonstrado que tem a capacidade de impedir infecções do trato urinário. Apesar dos antibióticos serem por vezes necessários, as pesquisas mais recente mostram que a exposição aos antibióticos durante a gravidez pode ter consequências a longo prazo nos bebés, incluindo no desenvolvimento de asma e doença inflamatória do intestino, por isso, atenção ao consumo excessivo. Sugestão: Quando um profissional de saúde te quiser prescrever um antibiótico, pergunta primeiro se a infecção (seja do que for) que tens, se é de origem viral ou bacteriana, porque infelizmente ainda existem muitas situações onde se prescrevem antibióticos em situações que não são de todo recomendáveis.

O arando vermelho pode ser usado na forma de sumo de arando concentrado (sem açúcar) ou sumo fresco feito em casa, num espremedor usando ½ chávena de arandos vermelhos congelados e 2 maçãs.

Nota: As infecções urinárias não tratada durante a gravidez podem causar problemas sérios;


Camomila (Matricaria recutita) para dormires melhor
A gravidez é muitas vezes um momento de sono perturbado, de sonhos vívidos ou do simples desconforto de ter a barriga a crescer tornando-se difícil encontrar uma posição para dormir. Uma das plantas favoritas das grávidas para delicadamente e com segurança promover o relaxamento e o sono é a camomila.

Geralmente recomendo 1-2 copos ao fim da tarde. Para fazeres a infusão de camomila ferves 250ml de água e depois adicionas uma colher de sopa da planta. Tapas durante 10 minutos, coas e bebes.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mercúrio presente no marisco e no peixe aumenta risco para Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

Um estudo recente em 518 pessoas constatou que elevados níveis de mercúrio no corpo associado ao consumo de peixe e marisco aumenta o risco de desenvolver a doença de Lou Gehrig (ELA), uma doença neurodegenerativa que leva à paralisia e à morte. Entender os factores de risco da esclerose lateral amiotrófica possibilita-nos realizar alterações no nosso estilo de vida, como por exemplo, evitar o consumo de peixes e moluscos, de forma a prevenir esta doença e diminuir a incidência a longo prazo. Nota de pesquisa:  Pesquisas epidemiológicas como essa podem revelar novos factores comportamentais humanos ou exposições ambientais que nos levam à doença. Estudos a nível da população também podem fornecer uma visão ampla de como a doença se desenvolve em seres humanos que não teria sido prontamente descoberto em estudos animais ou celulares. Stommel E, Chen C, Caller T, et al. Fish consumption, mercury levels, and amyotrophic lateral sclerosis (ALS). Paper pr

O que levas para comer na Praia?!?

Que a praia abre o apetite já todos nós sabemos mas e que tal pôr a boa da bola de berlim (cheia de açúcar e gorduras trans que inflamam as células do nosso corpo) de lado e substitui-la por snacks saudáveis, nutritivos e de fácil assimilação?!? Deixo-vos a sugestão do snack que levámos hoje para a praia: Agora vamos escrutinar os ingredientes... - A boa da Laranja (se for algarvia então...) : Todos nós conhecemos a laranja pela sua riqueza em vitamina C, mas ela oferece um leque bem maior de nutrientes que vão além desta vitamina. É nutricionalmente rica em ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro, além de fibras, pectinas e flavonóides que aumentam o seu valor nutritivo. Depois de tudo isso, ainda é super antioxidante. Possui 170 diferentes tipos de fitoquímicos, incluindo mais de 60 flavonóides com propriedades anti-inflamatórias, anti-tumorais e que inibem a formação de coágulos sanguíneos. Como consequência é extremamente útil para quem quer controlar

Queres aprender a fazer uma Tintura de Gengibre?

Os benefícios do Gengibre já são há muito tempo conhecidos e cada vez mais estudados. Servem para inúmeras situações de doença com resultados extraordinários. Aqui, vou-te ensinar a fazer uma tintura de gengibre para que tenhas sempre esta incrivel raíz pronta a tomar em qualquer ocasião mas antes, espreita apenas alguns dos seus principais efeitos medicinais: Anti-Fungico – O Gengibre tem propriedades anti-fúngicas proeminentes contra uma vasta gama de fungos. Mycoses.  2003 Feb;46(1-2):29-37. Cancro - Vários estudos têm demonstrado a capacidade do gengibre para combater inúmeros tipos de células cancerígenas, incluindo da mama, cólon, pâncreas, próstata e cancro da pele. Pharmazie. 2008 Oct;63(10):774-6. Chem Biol Interact. 2009 Sep 14;181(1):77-84. doi: 10.1016/j.cbi.2009.05.012. Epub 2009 May 27. Mol Nutr Food Res. 2007 Dec;51(12):1492-502. Yonsei Med J. 2006 Oct 31;47(5):688-97. Gingerol inhibits metastasis of MDA-MB-231 human breast cancer cells Prevenção d