Avançar para o conteúdo principal

Banho de Ervas no Pós-parto

Fonte: Pixabay
O banho pós-parto é uma tradição muito antiga. Encontramos relatos de banhos de plantas medicinais no pós-parto nas mais diversas culturas onde os utilizavam para promover a cicatrização do corpo da mulher e permitir-lhe relaxar após trazer uma nova vida ao mundo.

Sabes uma coisa que admiro e que gostava muito que nós como sociedade voltássemos a recuperar? O espírito de entre-ajuda que havia quando uma mulher tinha o seu filho.

A mulher via-se cercada pelos seus amigos e familiares que lhe ofereciam ajuda física e principalmente conforto psicológico com a intenção de apoiar a nova mamã a recuperar tranquilamente e a criar o vinculo mãe-filho tantas vezes subvalorizado nos nossos dias. Talvez se essa tradição fosse recuperada não haveria tantas depressões pós-parto onde as mulheres se sentem sós, desamparadas e sem nenhum apoio motivacional.

Os banhos de plantas medicinais resultam dessa entre-ajuda, onde a mulher tinha a oportunidade de apreciar um bom momento consigo mesma (ou com o bebé) ao mesmo tempo que beneficiava das propriedades medicinais das plantas, facilitando a cicatrização do períneo e na contenção de infecções bacterianas.

Existem muitas plantas que podem ser usadas para acalmar o tecido perineal, curar a episiotomia, reduzir a inflamação e até mesmo encolher hemorróidas após um parto vaginal, no entanto, o banho de ervas não é adequado após uma cesariana.

O banho pode ser tomado duas horas após o parto vaginal desde que a mãe seja saudável e não existam sinais de infecção. O bebé pode acompanhar a mamã no banho, promovendo também para a secagem e regeneração do cordão umbilical.

Assim, para estares preparada para esse momento, vai reunindo plantas suficientes para 1 banho/dia durante 5 dias e mais algumas para uso em lavagens perineais.


Plantas para o banho pós-parto:
- 25g de flores de calêndula (Calendula officinalis)
- 14g de folhas secas de sálvia (Salvia officinalis)
- 25g de flores de lavanda (Lavandula angustifolia)
- 25g de folhas secas de consolda / confrei (Symphytum officinale L.)
- 14g de folhas secas de Uva Ursina (Arctostaphylos uva-ursi L)
- 1/2 chávena de sal marinho

Ferve 2 litros de água. Desliga o fogão e coloca 1 mão cheia da mistura de plantas medicinais acima mencionadas na panela. Mexe e deixa repousar coberto, durante 30 minutos.
Coa bem o liquido com um coador de malha fina. Adiciona essa infusão à água da banheira, juntamente com o sal e delicia-te com este maravilhoso banho relaxante só para ti.


Se quiseres também tens outras opções...


Compressas Medicinais: Utiliza a mesma infusão que usarias para o banho e embeba um pano no liquido, aplicando quente ou frio no períneo para reduzir a dor e o inchaço.

Lavagem perineal: Com qualquer garrafa que dê para esguichar, enches com a infusão das plantas medicinais e esguichas o liquido à temperatura ambiente ao longo do períneo quando urinares. Isto reduz a inflamação e o ardor.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A versatibilidade de Alfazema (Lavandula angustifolia)

A Alfazema (Lavandula angustifolia) é dos óleos essenciais mais versáteis que dispomos. A associação mais comum a este óleo é para efeitos de relaxamento, mas também pode ser utilizado para limpar feridas, nódoas negras e irritações cutâneas. A sua fragrância é calmante, relaxante e equilibradora tanto psicologicamente como emocionalmente. Seguem algumas aplicações práticas do óleo essencial: Calmante Esfregue 2-3 gotas de óleo de alfazema nas palmas da mãos e depois inale profundamente três vezes.  Depois esfregue o óleo nos pés, nas têmporas e nos pulsos. Picada de Abelha ou outro insecto Coloque uma gota de óleo de Alfazema na zona afectada para parar a comichão e reduzir o edema. Pequenas Queimaduras Coloque 2-3 gotas de óleo de Alfazema numa pequena queimadura para diminuir a dor e a vermelhidão. Cortes Coloque óleo de Alfazema no corte para parar o sangue, limpar a ferida e matar as bactérias. Eczema / Dermatites Misture algumas gotas de ó...

Maca - Lepidium meyenii

Imagem retirada do Google Quanto mais avançamos tecnologicamente, mais se descobre que a natureza com toda a sua pureza e simplicidade fornece-nos tudo o que necessitamos para termos saúde em todos os níveis. Um exemplo disso é a Maca peruana, que apesar de conhecida e muito utilizada pelos povos antigos, só há poucos anos é que começou a ser reconhecida pelas suas propriedades medicinais. É verdade que a ciência nos ajuda muito a validar o conhecimento empírico, mas é verdadeiramente magnifico observar que praticamente todo o conhecimento empírico relacionado com as plantas medicinais tem vindo a ser comprovado cientificamente dia após dia...conhecimento que o povo adquiriu pela experiência, pela tradição...mas nós, somos mais finos...precisamos que a ciência nos dê o O.K. - o.k., aqui utilizei um pouco de ironia! Pois, é verdade que a ciência nos trás muitos benefícios, mas não nos podemos entregar 100% a ela porque o que é uma verdade cientifica hoje amanhã já não o é. O ta...

E as suas Fezes, como são? - Do you know your stool?

Para alguns um alívio, para outros uma saga dolorosa. Seja uma hora fácil ou difícil, é certo que nem todos gostam de olhar para as próprias fezes. Entretanto, respirar fundo e encarar o bolo fecal pode dizer muito sobre a sua saúde - afinal, ele é o resultado de tudo o que come. Essa necessidade básica indica como está a saúde de todo o sistema digestivo e ainda dá pistas sobre a qualidade da sua alimentação. Já que prevenir é o melhor remédio, veja o que merece atenção na observação das suas fezes e o seu significado. **Cor As fezes normalmente tem cor castanha de diferentes tonalidades. As variações de cores ocorrem conforme o tipo dos alimentos, a quantidade de bile produzida pelo fígado que irá digerir as gorduras, e eventualmente alguma doença. - As fezes enegrecidas - chamadas "borra de café" - sinalizam sangramento do aparelho digestivo, em geral do estômago, - As fezes avermelhadas acusam um sangramento do intestino grosso ou mesmo na região em torno do ...