Avançar para o conteúdo principal

Banho de Ervas no Pós-parto

Fonte: Pixabay
O banho pós-parto é uma tradição muito antiga. Encontramos relatos de banhos de plantas medicinais no pós-parto nas mais diversas culturas onde os utilizavam para promover a cicatrização do corpo da mulher e permitir-lhe relaxar após trazer uma nova vida ao mundo.

Sabes uma coisa que admiro e que gostava muito que nós como sociedade voltássemos a recuperar? O espírito de entre-ajuda que havia quando uma mulher tinha o seu filho.

A mulher via-se cercada pelos seus amigos e familiares que lhe ofereciam ajuda física e principalmente conforto psicológico com a intenção de apoiar a nova mamã a recuperar tranquilamente e a criar o vinculo mãe-filho tantas vezes subvalorizado nos nossos dias. Talvez se essa tradição fosse recuperada não haveria tantas depressões pós-parto onde as mulheres se sentem sós, desamparadas e sem nenhum apoio motivacional.

Os banhos de plantas medicinais resultam dessa entre-ajuda, onde a mulher tinha a oportunidade de apreciar um bom momento consigo mesma (ou com o bebé) ao mesmo tempo que beneficiava das propriedades medicinais das plantas, facilitando a cicatrização do períneo e na contenção de infecções bacterianas.

Existem muitas plantas que podem ser usadas para acalmar o tecido perineal, curar a episiotomia, reduzir a inflamação e até mesmo encolher hemorróidas após um parto vaginal, no entanto, o banho de ervas não é adequado após uma cesariana.

O banho pode ser tomado duas horas após o parto vaginal desde que a mãe seja saudável e não existam sinais de infecção. O bebé pode acompanhar a mamã no banho, promovendo também para a secagem e regeneração do cordão umbilical.

Assim, para estares preparada para esse momento, vai reunindo plantas suficientes para 1 banho/dia durante 5 dias e mais algumas para uso em lavagens perineais.


Plantas para o banho pós-parto:
- 25g de flores de calêndula (Calendula officinalis)
- 14g de folhas secas de sálvia (Salvia officinalis)
- 25g de flores de lavanda (Lavandula angustifolia)
- 25g de folhas secas de consolda / confrei (Symphytum officinale L.)
- 14g de folhas secas de Uva Ursina (Arctostaphylos uva-ursi L)
- 1/2 chávena de sal marinho

Ferve 2 litros de água. Desliga o fogão e coloca 1 mão cheia da mistura de plantas medicinais acima mencionadas na panela. Mexe e deixa repousar coberto, durante 30 minutos.
Coa bem o liquido com um coador de malha fina. Adiciona essa infusão à água da banheira, juntamente com o sal e delicia-te com este maravilhoso banho relaxante só para ti.


Se quiseres também tens outras opções...


Compressas Medicinais: Utiliza a mesma infusão que usarias para o banho e embeba um pano no liquido, aplicando quente ou frio no períneo para reduzir a dor e o inchaço.

Lavagem perineal: Com qualquer garrafa que dê para esguichar, enches com a infusão das plantas medicinais e esguichas o liquido à temperatura ambiente ao longo do períneo quando urinares. Isto reduz a inflamação e o ardor.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mercúrio presente no marisco e no peixe aumenta risco para Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

Um estudo recente em 518 pessoas constatou que elevados níveis de mercúrio no corpo associado ao consumo de peixe e marisco aumenta o risco de desenvolver a doença de Lou Gehrig (ELA), uma doença neurodegenerativa que leva à paralisia e à morte. Entender os factores de risco da esclerose lateral amiotrófica possibilita-nos realizar alterações no nosso estilo de vida, como por exemplo, evitar o consumo de peixes e moluscos, de forma a prevenir esta doença e diminuir a incidência a longo prazo. Nota de pesquisa:  Pesquisas epidemiológicas como essa podem revelar novos factores comportamentais humanos ou exposições ambientais que nos levam à doença. Estudos a nível da população também podem fornecer uma visão ampla de como a doença se desenvolve em seres humanos que não teria sido prontamente descoberto em estudos animais ou celulares. Stommel E, Chen C, Caller T, et al. Fish consumption, mercury levels, and amyotrophic lateral sclerosis (ALS). Paper pr

O que levas para comer na Praia?!?

Que a praia abre o apetite já todos nós sabemos mas e que tal pôr a boa da bola de berlim (cheia de açúcar e gorduras trans que inflamam as células do nosso corpo) de lado e substitui-la por snacks saudáveis, nutritivos e de fácil assimilação?!? Deixo-vos a sugestão do snack que levámos hoje para a praia: Agora vamos escrutinar os ingredientes... - A boa da Laranja (se for algarvia então...) : Todos nós conhecemos a laranja pela sua riqueza em vitamina C, mas ela oferece um leque bem maior de nutrientes que vão além desta vitamina. É nutricionalmente rica em ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro, além de fibras, pectinas e flavonóides que aumentam o seu valor nutritivo. Depois de tudo isso, ainda é super antioxidante. Possui 170 diferentes tipos de fitoquímicos, incluindo mais de 60 flavonóides com propriedades anti-inflamatórias, anti-tumorais e que inibem a formação de coágulos sanguíneos. Como consequência é extremamente útil para quem quer controlar

Queres aprender a fazer uma Tintura de Gengibre?

Os benefícios do Gengibre já são há muito tempo conhecidos e cada vez mais estudados. Servem para inúmeras situações de doença com resultados extraordinários. Aqui, vou-te ensinar a fazer uma tintura de gengibre para que tenhas sempre esta incrivel raíz pronta a tomar em qualquer ocasião mas antes, espreita apenas alguns dos seus principais efeitos medicinais: Anti-Fungico – O Gengibre tem propriedades anti-fúngicas proeminentes contra uma vasta gama de fungos. Mycoses.  2003 Feb;46(1-2):29-37. Cancro - Vários estudos têm demonstrado a capacidade do gengibre para combater inúmeros tipos de células cancerígenas, incluindo da mama, cólon, pâncreas, próstata e cancro da pele. Pharmazie. 2008 Oct;63(10):774-6. Chem Biol Interact. 2009 Sep 14;181(1):77-84. doi: 10.1016/j.cbi.2009.05.012. Epub 2009 May 27. Mol Nutr Food Res. 2007 Dec;51(12):1492-502. Yonsei Med J. 2006 Oct 31;47(5):688-97. Gingerol inhibits metastasis of MDA-MB-231 human breast cancer cells Prevenção d