Avançar para o conteúdo principal

Sabes o que o Gengibre pode fazer às tuas dores musculares?

Quando me encontrava ainda no primeiro ano de Naturopatia foi-me apresentado os maravilhosos efeitos medicinais do gengibre...a capacidade dos seus princípios activos auxiliarem no tratamento de tantas e tão diversas patologias deixou-me de boca aberta. Lembro-me de na altura (já após a recuperação da doença) ter pensado: Porque raio os médicos não me disseram nada?!? Hoje já sei a resposta...porque não sabiam!! O que é certo é que nunca é tarde para aprender e só é ignorante quem não procura soluções...A raiz do gengibre tem sido utilizada empiricamente há imenso tempo (e agora também com base em evidências científicas) para tratar diversos problemas de saúde, incluindo doenças gástricas e artrites. Tais são os seus benefícios que cada vez mais a ciência se dedica a estudar os seus princípios activos.

O Gengibre, além de muitos outros benefícios, exerce um efeito calmante sobre os músculos doridos e dores nas costas. (já experimentaram as famosas comprensas de gengibre? qualquer dia falo-vos nisso...)

Um estudo de 2010 publicado no The Journal of Pain, constatou que doses diárias de gengibre são eficazes para aliviar a dor muscular após o exercício.

Os investigadores seguiram 74 estudantes que realizaram 18 exercícios diários durante 11 dias consecutivos que foram previamente estipulados, enquanto ingeriam o gengibre. Os alunos foram divididos em três grupos. Cada grupo recebeu ou gengibre cru, gengibre fervido ou placebo.

Ambos os grupos a ingerir gengibre, independentemente da forma como o fizeram, apresentaram benefícios semelhantes na redução do nível da dor muscular de 23 a 25 por cento.

Os autores observaram que, embora o seu efeito analgésico não tenha ainda sido amplamente estudado, o gengibre apresenta ter propriedades anti-inflamatórias semelhantes às drogas anti-inflamatórias não esteroides, sem efeitos colaterais...As maravilhas da natureza!!


Referências:

- http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16117603
- http://www.jpain.org/article/S1526-5900%2809%2900915-8/abstract

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O que deves saber para agilizar as constipações e a tosse nos bebés.

A cada ano, centenas de bebés e crianças sofrem de constipações e tosse, principalmente devido ao seu sistema imunitário ainda imaturo.

É muito fácil identificarmos os sintomas de constipação e tosse nas nossas crianças. Começam logo a ficar com o nariz congestionado, com muita ranhoca (corrimento nasal), febre baixa, tosse, perda de apetite, irritabilidade e dificuldade em dormir. Qual a mãe, pai ou outro educador que não reconhece o desafio que é cuidar de uma criança doente? A natureza delas é de felicidade, alegria e brincadeira...de repente sentem-se mal apresentando alguma dificuldade em compreender claramente aquilo que estão a sentir, como tal, o nosso papel é orientá-las e ajuda-las a sentirem-se o melhor possível no menor espaço de tempo.

Como sou a favor da posição da American Academy of Pediatrics a qual desaconselha dar medicamentos para a tosse e constipações a crianças menores de 6 anos devido aos potenciais efeitos colaterais desses medicamentos, opto, sempre que poss…

Bolo de Cenoura [sem açúcar e sem glúten]

Andava com vontade de comer um bolo de nozes, mas não encontrava nenhuma receita que me desse água na boca, então fui para a cozinha fazer experiências com base numa diversidade imensa de receitas que fui vendo...adaptei, adaptei...e adaptei e saiu tudo menos um bolo de nozes (rsrsrsss)...mas ficou delicioso na mesma (vá lá...uffa!!)
Ora aqui vai a receita para quem quiser aventurar-se:
Vais precisar de:
- 2 chávenas de farinha de trigo sarraceno - 3 colheres de chá de fermento - 5 colheres de chá de canela em pó - 5 cenouras raladas - 1/2 chávena de coco ralado - 1/2 chávena de nozes raladas - 300g de tâmaras trituradas - 1/2 chávena de bebida vegetal (usei de arroz e soja do aldi) - 2 colheres café de baunilha

Pré-aquece o forno a 180ºC

Mistura todos os secos/sólidos e depois vai adicionando o liquido.
Bate tudo muito bem e leva ao forno cerca de 50minutos (depende de cada forno).

Eu costumo usar formas de silicone para não ter de adicionar gordura, fica a dica.

Bom apetite!!


Questionas-te se a Vitamina D é prejudicial sem a vitamina K?

Nos últimos tempos muito se tem falado sobre o possível prejuízo que a ingestão de vitamina D pode ter na ausência da vitamina K, mas as alegações científicas ainda não são muito consistentes. Como as pessoas que recorrem à minha consulta de naturopatia sabem, eu não sou muito apologista da suplementação nutricional. Existem casos em que ela é realmente necessária, existem outros casos em que recorrer a suplementação nutricional numa fase inicial pode ajudar o paciente a recuperar mais rápido, mas na maioria dos casos, recorrendo aos alimentos, ou seja, aos nossos suplementos “in vivo” é mais do que suficiente para se obter bons resultados terapêuticos. Dito isto, já podem antever que a minha opinião acerca do consumo de vitamina K sob a forma de suplemento não é muito abonatória, mas lá está...cada caso é um caso e há que se analisar individualmente a condição clinica da pessoa que procura ajuda.
Como todos sabemos, as vitaminas D e K são vitaminas lipossolúveis, ou seja, solúveis e…