Avançar para o conteúdo principal

Infertilidade


Para muitos casais, a gravidez é uma coisa simples, tão simples que a sua maior preocupação é não engravidar. Porém, depois de anos de sexo protegido, o casal decide ter filhos e descobre com grande surpresa que engravidar é mais difícil do que se pensava.

Resumidamente, para que haja concepção, a mulher necessita de secretar diversas hormonas que fazem com que um dos óvulos amadureça, sendo libertado na trompa de Falópio. O homem, por sua vez, dá a sua contribuição através de espermatozoides (dezenas de milhares deles) capazes de viajar até à trompa, onde o óvulo é fertilizado. O óvulo fertilizado segue até ao útero, implantando-se na parede uterina. Quando o processo não conclui, a concepção não ocorre. Podendo ser necessário tentar durante vários meses até que a mulher engravide.
Muitos dos casos atuais de infertilidade podem ser atribuídos a mudanças no estilo de vida que caracterizaram a última metade do século XX: Má alimentação, stress, distúrbios alimentares, exercícios extremamente intensos e exposição a toxinas ambientais que têm contribuído para essa situação. Quando um ou dois membros do casal têm sistemas orgânicos enfraquecidos, aumentam as possibilidades do processo de concepção não ocorrer de forma desejada. Além disso, hoje em dia também se tem mais parceiros sexuais, o que aumenta o risco de contrair doenças que danificam os órgãos reprodutores. Por último, atualmente muitos casais optam por ter filhos depois dos 30 / 40 anos, quando a fertilidade da mulher começa a declinar.
Se existe problemas em engravidar, o casal deve parar e dedicar-se, durante alguns meses, a restaurar e nutrir o corpo. Uma boa alimentação, associada a fitoterápico, protocolos de equilíbrio hormonal e controlo eficaz do stress, ajuda muitos casais a conceber e mais importante, aumentam as probabilidades de conceber um bebé saudável.
O equilíbrio hormonal é particularmente importante para ambos os sexos. Muitas mulheres com problemas de infertilidade têm baixos níveis de progesterona ovulatória ou diminuição do funcionamento da tiróide. As duas hormonas podem ser um factor limitativo na concepção. No caso dos homens, a diminuição do funcionamento da tiróide, como os baixos níveis de testosterona, podem ser problemáticos.
É importante entender que a maior probabilidade de conceber ocorre um ou dois dias antes da ovulação e não no dia da ovulação. A hormona LH (Hormona Luteinizante) eleva-se aproximadamente 48 horas antes da libertação do óvulo (ovulação).

Embora grande parte do foco da fertilidade recaia sobre a mulher, sabe-se, que aproximadamente 40% dos casos de infertilidade devem-se a anormalidades nos espermatozoides masculinos, como a sua contagem, uma menor motilidade ou forma anormal dos espermatozoides.
Pode também haver uma anormalidade anatómica no homem ou na mulher, por exemplo, muitas mulheres têm a trompa de Falópio obstruída, frequentemente como resultado de uma infecção por clamídia assim como muitos homens sofrem de varicocele, ou varizes nos testículos.

Infelizmente, nem com todas as técnicas médicas do mundo, sejam elas complementares, convencionais ou de última geração, é possível garantir que haverá concepção.
É importante saber que mesmo muitas pessoas, exaustas, após anos de diagnósticos, cirurgias, medicamentos, fertilização in vitro acabam por desistir, para descobrir que finalmente relaxaram o suficiente para conceber, portanto, o grande segredo é a aquisição de hábitos saudáveis e simplesmente relaxar.

CAUSAS SUBJACENTES
Má alimentação e deficiências nutricionais;
Stress;
Doenças sexualmente transmissíveis;
Toxinas Ambientais;
Anormalidades congénitas;
Problemas hormonais (principalmente diminuição do funcionamento da tiróide e diminuição dos níveis de progesterona);
Patologias como endometriose, síndrome do ovário policístico e varicocele;
Distúrbios alimentares, principalmente anorexia.
Prática de exercícios extenuantes.
Obesidade
Metais tóxicos.

TRATAMENTO

            ALIMENTAÇÃO RECOMENDADA:
-       Refeições saudáveis com hortaliças biológicas, cereais integrais, à exceção do trigo e muita fruta, de preferência biológica.
-       Comer peixe cerca de 3 vezes por semana.
-       A vitamina E nutre o sistema endócrino, por isso, o consumo de nozes e sementes como lanche é muito útil (deve ser consumido isolado de outros alimentos)
-       Os ácidos gordos essenciais promovem a saúde das glândulas, ingira peixes de água fria, sementes de linhaça às refeições.
-       Os homens devem comer regularmente sementes de abóbora. São uma excelente fonte de zinco, um nutriente importante para os fluidos reprodutores masculinos.
-       Deve fazer parte do plano alimentar diário, as hortaliças, frutas, leguminosas, cereais integrais e outras fontes de fibra.
-       A hidratação também é essencial na limpeza das toxinas do organismo.

ALIMENTOS A EVITAR
-       Eliminar o açúcar, as farinhas refinadas, as frituras e os alimentos processados;
-       A carne animal está cheia de substâncias químicas que imitam os efeitos do estrogénio, uma hormona que em excesso, pode reduzir a contagem e a fertilidade dos espermatozoides;
-       Evitar o álcool, que reduz o número de espermatozoides normais nos homens, e enfraquece o sistema imunitário;
-       O consumo de cafeína foi associado a problemas de fertilidade, inclusive a abortos espontâneos. Evite o café, os refrigerantes, chocolate, chá-preto, chá-verde e medicamentos | suplementos com cafeína.

PROCESSO DE DESINTOXICAÇÃO:
- Beba sumos verdes em jejum e ao lanche, por exemplo: 2 bananas, 2 laranjas, 3 folhas de couve de folha verde escura e uma colher de sopa de sementes de linhaça trituradas. Bata tudo no liquidificador e beba!

FITOTERAPIA | SUPLEMENTAÇÃO: Existem inúmeros suplementos que auxiliam a fertilidade, no entanto, nenhum deve ser tomado sem a orientação de um Naturopata profissional, pois podem causar efeitos indesejáveis quando ingeridos de forma inadequada.

- Vitex Agnus-castus: O vitex estimula a ovulação e normaliza os níveis de progesterona.

- Vitamina C: A vitamina C impede a aglutinação dos espermatozoides nos homens e provou ser útil também nos casos de infertilidade feminina.

- Panax Ginseng: Aumenta a contagem e a motilidade dos espermatozoides.

- Vitamina B12: Eleva a  contagem dos espermatozoides.

Angélia sinensis: Utiliza-se para regular os ciclos menstruais e tratar a infertilidade;

- Folhas de framboesa: reforçam a membrana mucosa do útero;
  
HIDROTERAPIA
Banhos de assento, quentes ou frios, aumentam o suprimento de sangue para a região da bacia.

REDUÇÃO DO STRESS
Tensão e stress, provocados por preocupações com a fertilidade ou com outras questões, estão associados à dificuldade em conceber. É muito importante encontrar uma técnica que funcione e utilizá-la com frequência.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mercúrio presente no marisco e no peixe aumenta risco para Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

Um estudo recente em 518 pessoas constatou que elevados níveis de mercúrio no corpo associado ao consumo de peixe e marisco aumenta o risco de desenvolver a doença de Lou Gehrig (ELA), uma doença neurodegenerativa que leva à paralisia e à morte. Entender os factores de risco da esclerose lateral amiotrófica possibilita-nos realizar alterações no nosso estilo de vida, como por exemplo, evitar o consumo de peixes e moluscos, de forma a prevenir esta doença e diminuir a incidência a longo prazo. Nota de pesquisa:  Pesquisas epidemiológicas como essa podem revelar novos factores comportamentais humanos ou exposições ambientais que nos levam à doença. Estudos a nível da população também podem fornecer uma visão ampla de como a doença se desenvolve em seres humanos que não teria sido prontamente descoberto em estudos animais ou celulares. Stommel E, Chen C, Caller T, et al. Fish consumption, mercury levels, and amyotrophic lateral sclerosis (ALS). Paper pr

O que levas para comer na Praia?!?

Que a praia abre o apetite já todos nós sabemos mas e que tal pôr a boa da bola de berlim (cheia de açúcar e gorduras trans que inflamam as células do nosso corpo) de lado e substitui-la por snacks saudáveis, nutritivos e de fácil assimilação?!? Deixo-vos a sugestão do snack que levámos hoje para a praia: Agora vamos escrutinar os ingredientes... - A boa da Laranja (se for algarvia então...) : Todos nós conhecemos a laranja pela sua riqueza em vitamina C, mas ela oferece um leque bem maior de nutrientes que vão além desta vitamina. É nutricionalmente rica em ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro, além de fibras, pectinas e flavonóides que aumentam o seu valor nutritivo. Depois de tudo isso, ainda é super antioxidante. Possui 170 diferentes tipos de fitoquímicos, incluindo mais de 60 flavonóides com propriedades anti-inflamatórias, anti-tumorais e que inibem a formação de coágulos sanguíneos. Como consequência é extremamente útil para quem quer controlar

Queres aprender a fazer uma Tintura de Gengibre?

Os benefícios do Gengibre já são há muito tempo conhecidos e cada vez mais estudados. Servem para inúmeras situações de doença com resultados extraordinários. Aqui, vou-te ensinar a fazer uma tintura de gengibre para que tenhas sempre esta incrivel raíz pronta a tomar em qualquer ocasião mas antes, espreita apenas alguns dos seus principais efeitos medicinais: Anti-Fungico – O Gengibre tem propriedades anti-fúngicas proeminentes contra uma vasta gama de fungos. Mycoses.  2003 Feb;46(1-2):29-37. Cancro - Vários estudos têm demonstrado a capacidade do gengibre para combater inúmeros tipos de células cancerígenas, incluindo da mama, cólon, pâncreas, próstata e cancro da pele. Pharmazie. 2008 Oct;63(10):774-6. Chem Biol Interact. 2009 Sep 14;181(1):77-84. doi: 10.1016/j.cbi.2009.05.012. Epub 2009 May 27. Mol Nutr Food Res. 2007 Dec;51(12):1492-502. Yonsei Med J. 2006 Oct 31;47(5):688-97. Gingerol inhibits metastasis of MDA-MB-231 human breast cancer cells Prevenção d