Avançar para o conteúdo principal

Marsúpios e a sua Segurança

Vejo muitos pais a passearem todos contentes com os bebés nos seus marsúpios voltados para a frente e apesar da grande parte da responsabilidade ser das empresas que publicitam esses produtos, quando somos pais devemos nos informar acerca de cada detalhe novo que surge em que o bebé esteja incluído, seja numa ida ao pediatra, seja nos produtos supostamente óptimos para bebés, seja na sua segurança…em fim, há que ter olho e não aceitar as coisas sem questionar.

Dito isto, o meu post de hoje serve para referir o equivoque de carregar o bebé voltado para a frente. Esta forma de transportar o bebé trás muita água no bico e possíveis complicações futuras, ora vejamos:

- NÃO DÁ SUPORTE ÀS PERNAS DO BEBÉ. que devem estar apoiadas pelo menos até o meio das coxas, esse é o conceito de ergonomia. Os modelos que colocam as crianças viradas para frente mantém invariavelmente as pernas do bebé penduradas, em posição prejudicial ao seu desenvolvimento, de acordo com a International Hip Dysplasia Institute. Os joelhos do bebé devem estar alinhados com a altura da anca.

- FAZ PRESSÃO NA ÁREA GENITAL DO BEBÉ, Num modelo ergonómico na posição de buda (com as pernas juntas ou cruzadas) o peso do corpo do bebé fica concentrado no rabo como é suposto ser e não na virilha, na parte interna da coxa ou nos genitais. A pressão nessa zona por um período de tempo mais longo além de incómoda pode acarretar outros problemas, especialmente nos meninos.

- NÃO DÁ SUPORTE À CABEÇA OU PESCOÇO, os bebés que ainda não se sentam não devem ser expostos a situações onde cabeça e pescoço ficam sem suporte, mesmo que aparentemente eles já tenham esse controle, pois essa condição pode comprometer as vias respiratórias do bebé. Para os bebés maiores, o problema está na força que precisa fazer nas costas para controlar o peso da cabeça, que na posição invertida, projeta-se totalmente para fora do corpo do adulto - o bebé assume uma má posição para a coluna e sem suporte para distribuir esse peso. Além disso, não há senso de equilíbrio quando virado para frente, sentindo-se literalmente pendurado.

ErradoCorrecto

Errado

ErradoCorrecto



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Maca - Lepidium meyenii

Imagem retirada do Google Quanto mais avançamos tecnologicamente, mais se descobre que a natureza com toda a sua pureza e simplicidade fornece-nos tudo o que necessitamos para termos saúde em todos os níveis. Um exemplo disso é a Maca peruana, que apesar de conhecida e muito utilizada pelos povos antigos, só há poucos anos é que começou a ser reconhecida pelas suas propriedades medicinais. É verdade que a ciência nos ajuda muito a validar o conhecimento empírico, mas é verdadeiramente magnifico observar que praticamente todo o conhecimento empírico relacionado com as plantas medicinais tem vindo a ser comprovado cientificamente dia após dia...conhecimento que o povo adquiriu pela experiência, pela tradição...mas nós, somos mais finos...precisamos que a ciência nos dê o O.K. - o.k., aqui utilizei um pouco de ironia! Pois, é verdade que a ciência nos trás muitos benefícios, mas não nos podemos entregar 100% a ela porque o que é uma verdade cientifica hoje amanhã já não o é. O ta...

A versatibilidade de Alfazema (Lavandula angustifolia)

A Alfazema (Lavandula angustifolia) é dos óleos essenciais mais versáteis que dispomos. A associação mais comum a este óleo é para efeitos de relaxamento, mas também pode ser utilizado para limpar feridas, nódoas negras e irritações cutâneas. A sua fragrância é calmante, relaxante e equilibradora tanto psicologicamente como emocionalmente. Seguem algumas aplicações práticas do óleo essencial: Calmante Esfregue 2-3 gotas de óleo de alfazema nas palmas da mãos e depois inale profundamente três vezes.  Depois esfregue o óleo nos pés, nas têmporas e nos pulsos. Picada de Abelha ou outro insecto Coloque uma gota de óleo de Alfazema na zona afectada para parar a comichão e reduzir o edema. Pequenas Queimaduras Coloque 2-3 gotas de óleo de Alfazema numa pequena queimadura para diminuir a dor e a vermelhidão. Cortes Coloque óleo de Alfazema no corte para parar o sangue, limpar a ferida e matar as bactérias. Eczema / Dermatites Misture algumas gotas de ó...

Caldeirada de Tofu (que sabe MESMO a peixe)

Bem...eu não sou nem nunca fui apreciadora de caldeiradas...mesmo antes de mudar de dieta alimentar. Mas na escola do meu filho, amanhã vão servir caldeirada de lulas e como ele nunca provou nada do que se pareça, resolvi fazer a receita da caldeirada de tofu do blog da Patrícia ( patriciaiscooking.blogspot.pt ). Como não tinha todos os ingredientes em casa adaptei...mas que aquilo "sabe a peixe" sabe...lá está...veio confirmar mais uma vez que o sabor daqueles pratos que tanto gostávamos antes da transição para uma alimentação sem animais vem mais do tempero que lhes damos do que do "animal" em si. Ora aqui vai para os saudosos. (ahh...o meu filho adorou!!) Ingredientes: - 250g de tofu bio - 5g de algas wakame - 200g de batata - 1 pimento vermelho - 400g de tomates maduros - 2 cebolas - Azeite - 1 pitada de Caiena - 3 dentes de alho - 1 folha de louro - 2 chávenas de água - 1 colher de sobremesa de sal - 1 colher de sobremesa de pimentão doce -...