Avançar para o conteúdo principal

Trigonella foenum-graecum (Feno-grego)


A Trigonella foenum-graecum é originária da Índia e Paquistão,

Vários estudos confirmaram que o feno-grego reduz o risco de alguns tipos de cancro como leucemia (International Journal of Molecular Medicine, 2003), osteosarcoma (International Journal of Oncology, 2003) e cólon (Cancer Epidemiol, Biomarkers & Prevention, 2004).

Na diabetes, muitos estudos indicam uma redução dos valores da glicose e nas dislipidemias, do colesterol total e subida do HDL. 


Num estudo realizado no Departamento de Medicina Integrada da Universidade de Huazhong, na China, 46 pacientes com diabetes tipo II que já não estavam bem controlados somente com sulfonilureias (antidiabéticos orais), alcançaram melhorias (diminuição dos níveis de glicose) quando juntaram o feno-grego, ao longo de 12 semanas, comparativamente ao grupo que continuou somente a tomar o fármaco.


Princípios ativos

Destaque para a 4-hidroxisoleucina, um aminoácido responsável por grande parte do seu efeito a nível lipídico e glicémico. Estimula a produção de insulina por um efeito direto nos ilhéus de Langerhans (células do pâncreas que produzem insulina).

Contém também diosgenina, uma saponina com efeito hormonal, precursora de progesterona, e esteroides anti-inflamatórios como a cortisona. 
Tem acção anticancerígena e um elevado conteúdo de proteínas, fósforo sob a forma de lecitina, inositofosfato de cálcio e magnésio, o que contribui para a sua ação tónica.

Inclui ainda colina, com ação sobre os lípidos; trigonelina, um alcaloide (também presente no café) que ajuda a prevenir cáries dentárias por inibir a aderência de algumas bactérias aos dentes; e mucilagens, com efeito regenerador dos tecidos e laxante suave.


Propriedades Medicinais 
É regulador do peso. Em pessoas magras ajuda a aumentá-lo, em pessoas com excesso ajuda-as a consumir menos gorduras.

Na diabetes reduz os níveis de glicose no sangue e nas dislipidemias reduz o colesterol. Graças ao efeito de regulação hormonal, é utilizado no tratamento da acne e, pela sua ação galactagoga (estimulante da produção de leite), nas lactentes.

Tem uma ação digestiva e estimulante do apetite, devido às suas propriedades aromáticas, carminativas e suavizante das gastrites. 

Atua também como um tónico geral graças à sua riqueza em nutrientes, sendo por isso utilizada por culturistas para aumentar a massa muscular e para acelerar a recuperação ao esforço. 

É emoliente (suavizante e regenerador) nas inflamações do intestino. 

Externamente, utiliza-se em cataplasma para extração de furúnculos.

Administração
Internamente, na Naturopatia, são consumidas as sementes secas, normalmente em comprimidos (500 mg a 4 g por dia). 
As folhas podem ser comidas em sopas e saladas devido ao seu elevado valor nutritivo e as sementes podem ser também germinadas ou utilizadas como farinha para fazer bolos e pão. 


Esta planta não deve ser administrada durante a gravidez



Fonte original AQUI

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Maca - Lepidium meyenii

Imagem retirada do Google Quanto mais avançamos tecnologicamente, mais se descobre que a natureza com toda a sua pureza e simplicidade fornece-nos tudo o que necessitamos para termos saúde em todos os níveis. Um exemplo disso é a Maca peruana, que apesar de conhecida e muito utilizada pelos povos antigos, só há poucos anos é que começou a ser reconhecida pelas suas propriedades medicinais. É verdade que a ciência nos ajuda muito a validar o conhecimento empírico, mas é verdadeiramente magnifico observar que praticamente todo o conhecimento empírico relacionado com as plantas medicinais tem vindo a ser comprovado cientificamente dia após dia...conhecimento que o povo adquiriu pela experiência, pela tradição...mas nós, somos mais finos...precisamos que a ciência nos dê o O.K. - o.k., aqui utilizei um pouco de ironia! Pois, é verdade que a ciência nos trás muitos benefícios, mas não nos podemos entregar 100% a ela porque o que é uma verdade cientifica hoje amanhã já não o é. O ta...

A versatibilidade de Alfazema (Lavandula angustifolia)

A Alfazema (Lavandula angustifolia) é dos óleos essenciais mais versáteis que dispomos. A associação mais comum a este óleo é para efeitos de relaxamento, mas também pode ser utilizado para limpar feridas, nódoas negras e irritações cutâneas. A sua fragrância é calmante, relaxante e equilibradora tanto psicologicamente como emocionalmente. Seguem algumas aplicações práticas do óleo essencial: Calmante Esfregue 2-3 gotas de óleo de alfazema nas palmas da mãos e depois inale profundamente três vezes.  Depois esfregue o óleo nos pés, nas têmporas e nos pulsos. Picada de Abelha ou outro insecto Coloque uma gota de óleo de Alfazema na zona afectada para parar a comichão e reduzir o edema. Pequenas Queimaduras Coloque 2-3 gotas de óleo de Alfazema numa pequena queimadura para diminuir a dor e a vermelhidão. Cortes Coloque óleo de Alfazema no corte para parar o sangue, limpar a ferida e matar as bactérias. Eczema / Dermatites Misture algumas gotas de ó...

Caldeirada de Tofu (que sabe MESMO a peixe)

Bem...eu não sou nem nunca fui apreciadora de caldeiradas...mesmo antes de mudar de dieta alimentar. Mas na escola do meu filho, amanhã vão servir caldeirada de lulas e como ele nunca provou nada do que se pareça, resolvi fazer a receita da caldeirada de tofu do blog da Patrícia ( patriciaiscooking.blogspot.pt ). Como não tinha todos os ingredientes em casa adaptei...mas que aquilo "sabe a peixe" sabe...lá está...veio confirmar mais uma vez que o sabor daqueles pratos que tanto gostávamos antes da transição para uma alimentação sem animais vem mais do tempero que lhes damos do que do "animal" em si. Ora aqui vai para os saudosos. (ahh...o meu filho adorou!!) Ingredientes: - 250g de tofu bio - 5g de algas wakame - 200g de batata - 1 pimento vermelho - 400g de tomates maduros - 2 cebolas - Azeite - 1 pitada de Caiena - 3 dentes de alho - 1 folha de louro - 2 chávenas de água - 1 colher de sobremesa de sal - 1 colher de sobremesa de pimentão doce -...