Avançar para o conteúdo principal

Probiótico oral na redução das infecções de ouvido e garganta em crianças e adultos





Um grupo de investigadores italianos confirmou que uma determinada espécie probiótica oral reduz significativamente as infecções de ouvido e de garganta em crianças e adultos com infecções recorrentes.






Num estudo de 2013, publicado no Journal of Expert Opinion sobre terapia biológica da Informa Healthcare, os pesquisadores estudaram 40 adultos que tinham um historial frequente de infecções de garganta por estreptococo e/ou amigdalite. [Expert Opin Biol Ther. 2013 Mar]

Eles foram divididos em dois grupos de 20 adultos.
Durante 90 dias, um grupo recebeu um suplemento probiótico oral (marca europeia = Bactoblis®) com Streptococcus salivarius K12. O outro grupo não foi tratado.
Os pesquisadores seguiram cada paciente por 6 meses após o período de tratamento de 90 dias.

O produto Bactoblis é um comprimido de libertação lenta com 5 bilhões de CFU (unidades formadoras de colónias) de Streptococcus salivarius K12.

No fim do estudo, o grupo controle não obteve nenhuma alteração, enquanto que o grupo a tomar o probiótico oral apresentou uma diminuição de 80% na faringite estreptocócica e na amigdalite.
Durante os 6 meses após o período de tratamento, o grupo a tomar o probiótico oral teve menos 60% de incidências de infecções de garganta do que o grupo de controlo.

Durante todo o período de investigação não foram observados efeitos secundários nem abandono no grupo de probióticos orais.

Os pesquisadores concluíram que "a administração profilática de Streptococcus salivarius K12 a adultos com história de patologia estreptocócica oral recorrente reduziu o número de episódios de infecções estreptocócicas faríngeas e/ou amigdalites".



Um outro estudo de 2012 publicado no International Journal of General Medicine, estudou a capacidade de prevenção dos probióticos em 82 crianças com idades entre os 4 e os 5 anos. Das 82 crianças, 65 haviam sido recentemente diagnosticados com uma otite média (infecção estreptocócica) e/ou infecções da garganta (estreptococo e/ou amigdalite). [Int J Gen Med. 2012]

Os investigadores deram a 45 das crianças diagnosticadas o probiótico oral Bactoblis, o mesmo com Streptococcus salivarius K12, deixando 20 das crianças diagnosticados sem tratamento e as restantes 17 que não haviam sido diagnosticadas com qualquer infecção como grupo controle adicional.
Cada uma das 45 crianças recebeu um comprimido por dia do produto Bactoblis com Streptococcus salivarius K12 durante 90 dias.

Entre os 45 que iniciaram o estudo, 41 crianças completaram o período de tratamento de 90 dias e o seguimento de 6 meses. As 41 crianças tiveram uma redução de 90% nas infecções de garganta. Entre aquelas com infecções de ouvido recorrentes houve uma redução de 40%.

Os investigadores concluíram que "a administração profilática de S. salivarius K12 a crianças com história de patologia estreptocócica oral recorrente reduziu os episódios de infecções faríngeas estreptocócicas e/ou amigdalites, bem como episódios de otite média aguda".




·   Di Pierro F, Adami T, Rapacioli G, Giardini N, Streitberger C. Clinical evaluation of the oral probiotic Streptococcus salivarius K12 in the prevention of recurrent pharyngitis and/or tonsillitis caused by Streptococcus pyogenes in adults. Expert Opin Biol Ther. 2013 Mar;13(3):339-43.

-->
·   Di Pierro F, Donato G, Fomia F, Adami T, Careddu D, Cassandro C, Albera R. Preliminary pediatric clinical evaluation of the oral probiotic Streptococcus salivarius K12 in preventing recurrent pharyngitis and/or tonsillitis caused by Streptococcus pyogenes and recurrent acute otitis media. Int J Gen Med. 2012;5:991-7.
-->

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mercúrio presente no marisco e no peixe aumenta risco para Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

Um estudo recente em 518 pessoas constatou que elevados níveis de mercúrio no corpo associado ao consumo de peixe e marisco aumenta o risco de desenvolver a doença de Lou Gehrig (ELA), uma doença neurodegenerativa que leva à paralisia e à morte. Entender os factores de risco da esclerose lateral amiotrófica possibilita-nos realizar alterações no nosso estilo de vida, como por exemplo, evitar o consumo de peixes e moluscos, de forma a prevenir esta doença e diminuir a incidência a longo prazo. Nota de pesquisa:  Pesquisas epidemiológicas como essa podem revelar novos factores comportamentais humanos ou exposições ambientais que nos levam à doença. Estudos a nível da população também podem fornecer uma visão ampla de como a doença se desenvolve em seres humanos que não teria sido prontamente descoberto em estudos animais ou celulares. Stommel E, Chen C, Caller T, et al. Fish consumption, mercury levels, and amyotrophic lateral sclerosis (ALS). Paper pr

O que levas para comer na Praia?!?

Que a praia abre o apetite já todos nós sabemos mas e que tal pôr a boa da bola de berlim (cheia de açúcar e gorduras trans que inflamam as células do nosso corpo) de lado e substitui-la por snacks saudáveis, nutritivos e de fácil assimilação?!? Deixo-vos a sugestão do snack que levámos hoje para a praia: Agora vamos escrutinar os ingredientes... - A boa da Laranja (se for algarvia então...) : Todos nós conhecemos a laranja pela sua riqueza em vitamina C, mas ela oferece um leque bem maior de nutrientes que vão além desta vitamina. É nutricionalmente rica em ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro, além de fibras, pectinas e flavonóides que aumentam o seu valor nutritivo. Depois de tudo isso, ainda é super antioxidante. Possui 170 diferentes tipos de fitoquímicos, incluindo mais de 60 flavonóides com propriedades anti-inflamatórias, anti-tumorais e que inibem a formação de coágulos sanguíneos. Como consequência é extremamente útil para quem quer controlar

Queres aprender a fazer uma Tintura de Gengibre?

Os benefícios do Gengibre já são há muito tempo conhecidos e cada vez mais estudados. Servem para inúmeras situações de doença com resultados extraordinários. Aqui, vou-te ensinar a fazer uma tintura de gengibre para que tenhas sempre esta incrivel raíz pronta a tomar em qualquer ocasião mas antes, espreita apenas alguns dos seus principais efeitos medicinais: Anti-Fungico – O Gengibre tem propriedades anti-fúngicas proeminentes contra uma vasta gama de fungos. Mycoses.  2003 Feb;46(1-2):29-37. Cancro - Vários estudos têm demonstrado a capacidade do gengibre para combater inúmeros tipos de células cancerígenas, incluindo da mama, cólon, pâncreas, próstata e cancro da pele. Pharmazie. 2008 Oct;63(10):774-6. Chem Biol Interact. 2009 Sep 14;181(1):77-84. doi: 10.1016/j.cbi.2009.05.012. Epub 2009 May 27. Mol Nutr Food Res. 2007 Dec;51(12):1492-502. Yonsei Med J. 2006 Oct 31;47(5):688-97. Gingerol inhibits metastasis of MDA-MB-231 human breast cancer cells Prevenção d