Avançar para o conteúdo principal

O Todo x O Parcial

Fonte: Pixabay
Existem milhares de fitoquímicos que podem desempenhar um papel importante na redução do risco de doenças crónicas. Sabemos que os alimentos de origem vegetal têm sido consistentemente considerados protetores.
Quando isolado, o composto ativo pode perder a sua atividade, ou comportar-se de forma diferente da esperada.
Acredita-se que a atividade antioxidante e anticancerígena dos alimentos vegetais derivam dos efeitos aditivos ou sinérgicos que resultam da sua ingestão integral.
Cada planta tem milhares de diferentes fitoquímicos e cada planta tem um perfil de fitonutrientes também ele diferente. Assim, teoricamente pensava-se que poderia haver efeitos sinérgicos ao se consumir diferentes alimentos juntos. E esse, foi o objetivo do seguinte estudo:


O que acontece se misturarmos diferentes frutas com diferentes legumes?
A combinação de alimentos entre diferentes categorias aumentou a probabilidade de sinergia.
Por exemplo, o poder antioxidante das framboesas e do feijão azuki isolados mostrou-se inferior ao poder antioxidante deles combinados.

E em relação a efeitos anticancerígenos?
Repetiram em 2013 [J Med Food 16 (12)] este estudo, mas desta vez pingaram diferentes combinações de alimentos em células de cancro da mama a crescerem numa placa de Petri.
As uvas suprimiram o crescimento das células cancerígenas da mama cerca de 30%.
As cebolas reduziram o crescimento do cancro de mama pela metade.
Mas ao se juntar os dois obteve-se uma supressão do crescimento de células cancerígenas em 70%.

E qual a importância deste estudo?
É grande!! Porque atualmente é-nos mais cómodo depender de suplementos ricos em fitonutrientes do que comer todos os dias alimentos ricos nestes mesmos fitonutrientes.
Por isso deixo a sugestão. Se precisares de betacaroteno come cenouras ou batata doce e se precisares de vitamina C come fruta!!


Texto adaptado do original: nutritionfacts.org/video/food-synergy

Fontes Bibliográficas
Liu RH. Health benefits of fruit and vegetables are from additive and synergistic combinations of phytochemicals. Am J Clin Nutr. 2003 Sep;78(3 Suppl):517S-520S.
Liu RH. Potential synergy of phytochemicals in cancer prevention: mechanism of action. J Nutr. 2004 Dec;134(12 Suppl):3479S-3485S.
Wang S, Meckling KA, Marcone MF, Kakuda Y, Tsao R. Synergistic, additive, and antagonistic effects of food mixtures on total antioxidant capacities. J Agric Food Chem. 2011 Feb 9;59(3):960-8.

Wang S, Zhu F, Meckling KA, Marcone MF. Antioxidant capacity of food mixtures is not correlated with their antiproliferative activity against MCF-7 breast cancer cells. J Med Food. 2013 Dec;16(12):1138-45.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Maca - Lepidium meyenii

Imagem retirada do Google Quanto mais avançamos tecnologicamente, mais se descobre que a natureza com toda a sua pureza e simplicidade fornece-nos tudo o que necessitamos para termos saúde em todos os níveis. Um exemplo disso é a Maca peruana, que apesar de conhecida e muito utilizada pelos povos antigos, só há poucos anos é que começou a ser reconhecida pelas suas propriedades medicinais. É verdade que a ciência nos ajuda muito a validar o conhecimento empírico, mas é verdadeiramente magnifico observar que praticamente todo o conhecimento empírico relacionado com as plantas medicinais tem vindo a ser comprovado cientificamente dia após dia...conhecimento que o povo adquiriu pela experiência, pela tradição...mas nós, somos mais finos...precisamos que a ciência nos dê o O.K. - o.k., aqui utilizei um pouco de ironia! Pois, é verdade que a ciência nos trás muitos benefícios, mas não nos podemos entregar 100% a ela porque o que é uma verdade cientifica hoje amanhã já não o é. O ta...

A versatibilidade de Alfazema (Lavandula angustifolia)

A Alfazema (Lavandula angustifolia) é dos óleos essenciais mais versáteis que dispomos. A associação mais comum a este óleo é para efeitos de relaxamento, mas também pode ser utilizado para limpar feridas, nódoas negras e irritações cutâneas. A sua fragrância é calmante, relaxante e equilibradora tanto psicologicamente como emocionalmente. Seguem algumas aplicações práticas do óleo essencial: Calmante Esfregue 2-3 gotas de óleo de alfazema nas palmas da mãos e depois inale profundamente três vezes.  Depois esfregue o óleo nos pés, nas têmporas e nos pulsos. Picada de Abelha ou outro insecto Coloque uma gota de óleo de Alfazema na zona afectada para parar a comichão e reduzir o edema. Pequenas Queimaduras Coloque 2-3 gotas de óleo de Alfazema numa pequena queimadura para diminuir a dor e a vermelhidão. Cortes Coloque óleo de Alfazema no corte para parar o sangue, limpar a ferida e matar as bactérias. Eczema / Dermatites Misture algumas gotas de ó...

Mercúrio presente no marisco e no peixe aumenta risco para Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

Um estudo recente em 518 pessoas constatou que elevados níveis de mercúrio no corpo associado ao consumo de peixe e marisco aumenta o risco de desenvolver a doença de Lou Gehrig (ELA), uma doença neurodegenerativa que leva à paralisia e à morte. Entender os factores de risco da esclerose lateral amiotrófica possibilita-nos realizar alterações no nosso estilo de vida, como por exemplo, evitar o consumo de peixes e moluscos, de forma a prevenir esta doença e diminuir a incidência a longo prazo. Nota de pesquisa:  Pesquisas epidemiológicas como essa podem revelar novos factores comportamentais humanos ou exposições ambientais que nos levam à doença. Estudos a nível da população também podem fornecer uma visão ampla de como a doença se desenvolve em seres humanos que não teria sido prontamente descoberto em estudos animais ou celulares. Stommel E, Chen C, Caller T, et al. Fish consumption, mercury levels, and amyotrophic lateral sclerosis (ALS). Pape...