Avançar para o conteúdo principal

A doença reumática como indicador de mudança!

No final do ano de 2016 fui desafiada por uma amiga minha, a Margarida Martins (osteopata), a participar num evento anual promovido pela Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas (LPCDR) - Prémio Edgar Stene 2017 - subordinado ao tema "Time is joint - Joints over time" (O mundo ideal e a realidade: a minha história pessoal).

Confesso que adiei a decisão, pois isso implicaria que teria de expôr a minha vida pessoal, mas como tudo na vida, esta tem me ensinado que não devemos ser extremistas, nem ocultar tudo nem nos expormos em demasia e com base nessa premissa decidi participar no concurso. Não ganhei o prémio mas ganhei algo bem melhor...ganhei leveza por expôr a minha experiência, os meus desafios e as minhas conquistas...E com a esperança de que este texto te sirva de impulso para encarares as tuas mazelas por outro prisma, partilho-o aqui contigo, de peito aberto e com o desejo de que sirva de esperança nem que seja a 1 única pessoa...se assim for, já valeu o tempo!! 


A doença reumática como indicador de mudança!


O meu contacto com a Espondilite Anquilosante(*), outrora desconhecida para mim, começou na adolescência, altura em que qualquer adolescente quer pensar e sentir tudo menos as dores angustiantes de uma doença que não nos permite viver com a plenitude que a juventude impõe.

Foi uma adolescência roubada, mas uma adolescência cheia de sabedoria que me ensinou a grande
lição da minha vida, o empoderamento! Foi com ela que aprendi que sou mais do que a minha dor, foi com ela que aprendi a superar obstáculos e, acima de tudo, foi com ela que aprendi o verdadeiro significado da palavra resiliência (capacidade de lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas sem entrar em surto psicológico).

Tinha eu 15 anos quando me foi diagnosticado um tumor no pé. Entre uma cirurgia aqui e outra ali, a espondilite anquilosante, a minha amiga para a vida, decidiu apresentar-se. Tudo começou com dores persistentes nas articulações, na anca e na coluna, assim como um cansaço extremo, nada adequado a uma rapariga de tenra idade, até se manifestar por autênticos momentos de crise em que não havia centímetro algum do meu corpo que não doesse. Percorri os mais diversos médicos e após vários exames já me falavam em distúrbios psicológicos, pois à exceção dos marcadores inflamatórios (proteína C reativa) nada mais no meu corpo indicava estar errado.

Mesmo com dores diárias e crises frequentes, fui para Lisboa estudar.

O tempo ia passando, as idas aos médicos iam-se acumulando e as conclusões faltavam, até que um dia, ao estudar, deparei-me com um nome: Espondilite Anquilosante. Os sintomas estavam lá, tudo se encaixava e eu pensei: será? Marquei consulta com mais um médico, contei-lhe a minha história e apresentei-lhe a minha teoria. Ele aceitou passar-me exames para ver se o marcador genético HLA-B27 daria positivo para mim, pois embora não fosse indicador preciso de espondilite, junto com os sintomas mais característicos desta doença, poderia indicar um caminho.

Durante esse tempo diversas situações associadas à espondilite começaram a aparecer, como a uveíte, horrível de tão penoso que é.

Comecei a terapêutica. Todos os dias tomava analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares, mas as dores estavam lá...aliviava, é certo, mas os despertares noturnos, repletos de dor e de um cansaço extremo não me permitiam encontrar uma posição confortável para descansar, mesmo quando tentava dormir literalmente sentada, a dor era horrível.

Não desisti. Achei que não seria vida para mim, tão nova e já tão limitada.

Comecei a beber informação sobre as mais diversas teorias e a primeira que testei foi a da sensibilidade não celíaca ao glúten. Retirei o glúten por completo da minha alimentação e passado poucas semanas comecei a sentir o que não sentia há muito tempo...um pouco mais do que nada.

As dores diminuíram significativamente e com a medicação quase nada sentia e por vezes quando a dor me apanhava de surpresa e me invalidava eu revia mentalmente o que acontecera nas últimas horas ou dias, investigava e chegava à conclusão que havia ingerido glúten. Lembro-me de uma dessas situações. Tinha ido jantar fora e comera um prato que levava molho bechamel. Fiquei a saber pouco tempo depois que o molho bechamel leva farinha de trigo. Mas aprendi, aprendi a identificar os alimentos e passado anos sem consumir glúten o meu corpo deixou de reagir de forma tão drástica à sua ingestão ocasional.

Passei de dores músculo-esqueléticas generalizadas e paralisantes para distúrbios gastrointestinais que, embora agressivos, passam em poucos dias e com poucas inconveniências.


Para mim, se vivêssemos num mundo perfeito e coerente, a situação ideal teria ter sido diagnosticada logo desde o início. Teria sido terem-me explicado que embora seja uma doença reumática, de causa desconhecida, existem determinados fatores de estilo de vida que nos ajudam a gerir as dores, como a mudança nos padrões alimentares, o alongamento muscular e a respiração adequada.


Agora com 33 anos, quase 18 anos depois, encontro-me a gerir os sintomas sem medicação. Esforço-me todos os dias para evitar alimentos que sei que no dia seguinte me vão entravar as articulações e intensificar as dores, esforço-me por ter energia para acompanhar o meu filho, imparável, mesmo quando tudo o que quero é descansar, esforço-me para me superar e superar as dores diárias, que embora num grau perfeitamente tolerável, estão presentes e fazem mossa.


Acima de tudo esforço-me por rir e sorrir para a vida.

A cada passo que dou em frente, olho para trás e vejo a distância que já percorri e sei que é passo a passo, dia a dia, que se conquista mais um dia na vida de um doente reumático.



(*) A Espondilite Anquilosante (EA) é uma doença inflamatória crónica que afecta principalmente as articulações da coluna, que tendem a ser “soldadas” umas às outras, causando uma limitação da mobilidade (daí o termo anquilosante, que vem do grego "Ankylos" e significa soldagem, fusão). O resultado final é uma perda de flexibilidade da coluna vertebral, que se mantém rígida. (www.ipr.pt)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mercúrio presente no marisco e no peixe aumenta risco para Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

Um estudo recente em 518 pessoas constatou que elevados níveis de mercúrio no corpo associado ao consumo de peixe e marisco aumenta o risco de desenvolver a doença de Lou Gehrig (ELA), uma doença neurodegenerativa que leva à paralisia e à morte. Entender os factores de risco da esclerose lateral amiotrófica possibilita-nos realizar alterações no nosso estilo de vida, como por exemplo, evitar o consumo de peixes e moluscos, de forma a prevenir esta doença e diminuir a incidência a longo prazo. Nota de pesquisa:  Pesquisas epidemiológicas como essa podem revelar novos factores comportamentais humanos ou exposições ambientais que nos levam à doença. Estudos a nível da população também podem fornecer uma visão ampla de como a doença se desenvolve em seres humanos que não teria sido prontamente descoberto em estudos animais ou celulares. Stommel E, Chen C, Caller T, et al. Fish consumption, mercury levels, and amyotrophic lateral sclerosis (ALS). Paper pr

O que levas para comer na Praia?!?

Que a praia abre o apetite já todos nós sabemos mas e que tal pôr a boa da bola de berlim (cheia de açúcar e gorduras trans que inflamam as células do nosso corpo) de lado e substitui-la por snacks saudáveis, nutritivos e de fácil assimilação?!? Deixo-vos a sugestão do snack que levámos hoje para a praia: Agora vamos escrutinar os ingredientes... - A boa da Laranja (se for algarvia então...) : Todos nós conhecemos a laranja pela sua riqueza em vitamina C, mas ela oferece um leque bem maior de nutrientes que vão além desta vitamina. É nutricionalmente rica em ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro, além de fibras, pectinas e flavonóides que aumentam o seu valor nutritivo. Depois de tudo isso, ainda é super antioxidante. Possui 170 diferentes tipos de fitoquímicos, incluindo mais de 60 flavonóides com propriedades anti-inflamatórias, anti-tumorais e que inibem a formação de coágulos sanguíneos. Como consequência é extremamente útil para quem quer controlar

Queres aprender a fazer uma Tintura de Gengibre?

Os benefícios do Gengibre já são há muito tempo conhecidos e cada vez mais estudados. Servem para inúmeras situações de doença com resultados extraordinários. Aqui, vou-te ensinar a fazer uma tintura de gengibre para que tenhas sempre esta incrivel raíz pronta a tomar em qualquer ocasião mas antes, espreita apenas alguns dos seus principais efeitos medicinais: Anti-Fungico – O Gengibre tem propriedades anti-fúngicas proeminentes contra uma vasta gama de fungos. Mycoses.  2003 Feb;46(1-2):29-37. Cancro - Vários estudos têm demonstrado a capacidade do gengibre para combater inúmeros tipos de células cancerígenas, incluindo da mama, cólon, pâncreas, próstata e cancro da pele. Pharmazie. 2008 Oct;63(10):774-6. Chem Biol Interact. 2009 Sep 14;181(1):77-84. doi: 10.1016/j.cbi.2009.05.012. Epub 2009 May 27. Mol Nutr Food Res. 2007 Dec;51(12):1492-502. Yonsei Med J. 2006 Oct 31;47(5):688-97. Gingerol inhibits metastasis of MDA-MB-231 human breast cancer cells Prevenção d