Avançar para o conteúdo principal

Lanches Saudáveis que as crianças vão adorar.



Crianças em crescimento muitas vezes ficam com fome entre as refeições.
No entanto, muitos lanches embalados são extremamente insalubres, cheios de farinhas refinadas, açúcares adicionados e ingredientes artificiais.

Por isso, em vez de oferecermos alimentos altamente processados às nossas crianças, vamos encher-lhes a barriguinha com alimentos integrais que fornecem energia e os nutrem adequadamente. Eis algumas sugestões.



Pipocas: Podes considerar as pipocas um mau alimento, mas são nutritivas desde que não as
afogues em coberturas “desonestas” – açúcar, sal, caramelo - se forem simples ou salpicadas com canela, por exemplo, tornam-se num lanche saudável para as crianças.
No entanto, atenção ao oferecer pipocas a crianças mais novas, pois pode ser um risco de asfixia.

Frutos secos: Os frutos secos são ricos em gorduras saudáveis, fibras e antioxidantes. Este tipo de gordura é importante para apoiar o crescimento das crianças (J Pediatr. 1994 Nov; Nutrients. 2010 Jul).
É tradição evitar o consumo de frutos secos em crianças mais novas devido ao risco de reação alérgica, mas evidências mais recentes sugerem que a introdução de frutos secos em idades precoces diminui(Can Fam Physician. 2014 Apr; N Engl J Med 2016; Pediatrics September 2015, VOLUME 136 / ISSUE 3).
o risco destas acontecerem
No entanto, os frutos secos podem representar um risco de asfixia, por isso certifica-te que o teu filho é capaz de lidar com a textura ou como alternativa rala os frutos secos e oferece-lhe em cima do pão, da fruta, nas papas.

Papas de Aveia: As papas de aveia são um óptimo lanche.
A aveia é rica em fibras solúveis, o que aumenta o número de bactérias benéficas no trato digestivo (Br J Nutr. 2016 Jan 14;).
Adiciona canela e algumas maçãs cortadas em cubos para lhe dar doçura.

Batidos de Fruta: Um batido de frutas (com água) é uma boa maneira de empurrar grandes quantidades de nutrientes num pequeno lanche.
Podes adicionar verduras ao batido, mas usa sempre ingredientes integrais, frescos e evita o sumo de frutas, que é rico em açúcar.

Caixinhas de Passas: As passas contêm uma quantidade decente de ferro, um nutriente que muitas crianças não recebem adequadamente mas que é extremamente necessário para transportar oxigénio para todo o corpo (nutritiondata.self; Asia Pac J Clin Nutr. 1996).
Além disso, as passas contêm compostos vegetais, incluindo o ácido oleanólico, que podem proteger os dentes de uma criança das cáries, impedindo que as bactérias adiram aos dentes (J Food Sci. 2013, Contemp Clin Dent. 2013).
As caixinhas de passas são muito práticas e facilmente transportáveis, logo constituem um bom complemento ao lanche.

Batatas-doces: As batatas doces são uma das mais ricas fontes de vitamina A, um nutriente que contribui para a saúde dos olhos e da pele.


Palitos de Cenoura e Pasta de grão: A maioria das crianças adoram molhos e cremes, então encontramos na pasta de grão uma óptima forma de os nutrir. É uma pasta espessa, cremosa mas cheia de fibra, folato, proteínas, ferro e antioxidantes.

Fruta: A fruta é um lanche conveniente e saudável para as crianças.

A maioria das frutas contém fibras e nutrientes importantes, como vitaminas A, C e potássio. As bananas, maçãs, pêras, uvas, pêssegos e ameixas são exemplos de frutas que podem ser colocadas nos lanches dos pequenotes.

Tortilha de manteiga de amêndoa e banana: Uma tortilha feita com manteiga de amêndoa e banana é um lanche saudável e saboroso.
A manteiga de amêndoa é fonte de gorduras saudáveis e algumas proteínas e as bananas são uma boa fonte de potássio e vitamina B6, além de conterem uma boa quantidade de fibras.

Como fazer:
1 tortilha de trigo sarraceno
2 colheres de sopa de manteiga de amêndoa
1 banana
canela

Espalha a manteiga de amêndoa na tortilha, coloca a banana fatiada e polvilha com canela. Dobra ao meio, corta e mete na lancheira. Vais ver que vão adorar!!!

Azeitonas: ricas em gorduras saudáveis e antioxidantes que os protegem dos chamados radicais livres. Certifica-te que não têm caroço antes de servir.

Maçãs e Manteiga de Manteiga de Amendoim: Fatias de maçã e manteiga de amendoim são uma combinação deliciosa.
A pele da maçã contém pectina, uma fibra solúvel que alimenta as bactérias intestinais e melhora a saúde digestiva (Adv Nutr. 2011, Digestion. 2003).


Referências

- J Pediatr. 1994 Nov. Fat and cholesterol in the diet of infants and young children: implications for growth, development, and long-term health. www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/7965456
- Nutrients. 2010 Jul. Health Benefits of Nut Consumption. www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3257681
- Can Fam Physician. 2014 Apr; Early exposure to food and food allergy in children. www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4046529
- N Engl J Med 2016, Effect of Avoidance on Peanut Allergy after Early Peanut Consumption. www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa1514209#t=abstract
- Pediatrics September 2015, VOLUME 136 / ISSUE 3, http://pediatrics.aappublications.org/content/136/3/600..info
- Br J Nutr. 2016 Jan 14; Oatmeal porridge: impact on microflora-associated characteristics in healthy subjects. www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26511097
- http://nutritiondata.self.com/facts/fruits-and-fruit-juices/2050/2
- Asia Pac J Clin Nutr. 1996 - Dietary iron intake and iron status of young children. (www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24394581)
- J Food Sci. 2013 - Raisins and oral health. (www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23789933)
- Contemp Clin Dent. 2013 - Does raisins protect against cavities? www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3757870
- Adv Nutr. 2011 - A Comprehensive Review of Apples and Apple Components and Their Relationship to Human Health (www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3183591)

- Digestion. 2003 - Effects of the soluble fibre pectin on intestinal cell proliferation, fecal short chain fatty acid production and microbial population. (www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12743440)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mercúrio presente no marisco e no peixe aumenta risco para Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

Um estudo recente em 518 pessoas constatou que elevados níveis de mercúrio no corpo associado ao consumo de peixe e marisco aumenta o risco de desenvolver a doença de Lou Gehrig (ELA), uma doença neurodegenerativa que leva à paralisia e à morte. Entender os factores de risco da esclerose lateral amiotrófica possibilita-nos realizar alterações no nosso estilo de vida, como por exemplo, evitar o consumo de peixes e moluscos, de forma a prevenir esta doença e diminuir a incidência a longo prazo. Nota de pesquisa:  Pesquisas epidemiológicas como essa podem revelar novos factores comportamentais humanos ou exposições ambientais que nos levam à doença. Estudos a nível da população também podem fornecer uma visão ampla de como a doença se desenvolve em seres humanos que não teria sido prontamente descoberto em estudos animais ou celulares. Stommel E, Chen C, Caller T, et al. Fish consumption, mercury levels, and amyotrophic lateral sclerosis (ALS). Paper pr

O que levas para comer na Praia?!?

Que a praia abre o apetite já todos nós sabemos mas e que tal pôr a boa da bola de berlim (cheia de açúcar e gorduras trans que inflamam as células do nosso corpo) de lado e substitui-la por snacks saudáveis, nutritivos e de fácil assimilação?!? Deixo-vos a sugestão do snack que levámos hoje para a praia: Agora vamos escrutinar os ingredientes... - A boa da Laranja (se for algarvia então...) : Todos nós conhecemos a laranja pela sua riqueza em vitamina C, mas ela oferece um leque bem maior de nutrientes que vão além desta vitamina. É nutricionalmente rica em ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro, além de fibras, pectinas e flavonóides que aumentam o seu valor nutritivo. Depois de tudo isso, ainda é super antioxidante. Possui 170 diferentes tipos de fitoquímicos, incluindo mais de 60 flavonóides com propriedades anti-inflamatórias, anti-tumorais e que inibem a formação de coágulos sanguíneos. Como consequência é extremamente útil para quem quer controlar

Queres aprender a fazer uma Tintura de Gengibre?

Os benefícios do Gengibre já são há muito tempo conhecidos e cada vez mais estudados. Servem para inúmeras situações de doença com resultados extraordinários. Aqui, vou-te ensinar a fazer uma tintura de gengibre para que tenhas sempre esta incrivel raíz pronta a tomar em qualquer ocasião mas antes, espreita apenas alguns dos seus principais efeitos medicinais: Anti-Fungico – O Gengibre tem propriedades anti-fúngicas proeminentes contra uma vasta gama de fungos. Mycoses.  2003 Feb;46(1-2):29-37. Cancro - Vários estudos têm demonstrado a capacidade do gengibre para combater inúmeros tipos de células cancerígenas, incluindo da mama, cólon, pâncreas, próstata e cancro da pele. Pharmazie. 2008 Oct;63(10):774-6. Chem Biol Interact. 2009 Sep 14;181(1):77-84. doi: 10.1016/j.cbi.2009.05.012. Epub 2009 May 27. Mol Nutr Food Res. 2007 Dec;51(12):1492-502. Yonsei Med J. 2006 Oct 31;47(5):688-97. Gingerol inhibits metastasis of MDA-MB-231 human breast cancer cells Prevenção d