Avançar para o conteúdo principal

FRAMBOESEIRO



Rubus idaeus L. (Rosaceae)

“Dioscórides, há quase dois mil anos, já recomendava,
na sua matéria médica, as framboesas contra as fraquezas do estômago”

            O Rubus idaeus, pertence à família das Rosáceas.
            É um arbusto originário da Europa, América do Norte e Ásia temperada, e espontâneo na Europa Oriental, em florestas de planícies ou de montanha.
            As partes utilizadas são as folhas e os frutos.

            Principios Activos:
-       Taninos hidrolizáveis cerca de 10% (galhotaninos e elagitaninos);
-       Ácidos orgânicos;
-       Flavonóides;
-       Vitamina C (Cerca de 0,8%)
-       Sais minerais.

Farmacologia e Actividade Biológica:
-       Acção adstringente e cicatrizante, devido aos taninos, e anti-inflamatória pela presença de flavonóides.

Usos Etnomédicos e Principais Indicações:
-       Diarreias e inflamações das mucosas orofaringes, do tracto respiratório e das vias urinárias.
-       Como depurativo.
-       Externamente nas inflamações da boca e da faringe nas conjuntivites, e em afecções cutâneas crónicas, como feridas e úlceras. Os frutos são usados na alimentação com elevadas propriedades antioxidantes, ricos em flavonóides, vitamina P e C.
-       É principalmente indicado em inflamações cutâneo-mucosas e perturbações do tracto gastrointestinal.

Contra-Indicações:
Úlceras pépticas, devido aos taninos (a sua administração deve ser feita com plantas mucilaginosas como a alteia).

Utilização Geral:
As folhas de framboesa utilizam-se como adstringente e estimulante. Encontram-se elevadas concentrações de tanino na planta, que são a causa dos seus efeitos adstringentes.
Contêm também flavonóides, pectina, ácido cítrico, um açucar cristalizável e água. As framboesas são ricas em minerais, especialmente o ferro, o magnésio e o cálcio.
É geralmente reconhecida como uma “planta feminina”.
Com as folhas pode-se fazer uma infusão, que se utiliza durante a gravidez e para aumentar a produção de leite depois do nascimento. Algumas mulheres tomam infusões feitas com folhas de framboesa para regular os ciclos menstruais e diminuir o fluxo menstrual. Também se usam em perturbações do sistema cardiovascular e úlceras da boca e da garganta. Diz-se que a fruta é anticancerigena.

            Gravidez:
            As folhas de framboesa foram usadas durante séculos pelas mulheres durante a gravidez. Na década de 1940 confirmou-se cientificamente que as folhas de framboesa tinham um composto bioquimico que era um relaxante muscular. Utilizam-se durante a gravidez por diferentes motivos, entre eles as nauseas matinais, a prevenção do aborto, o fortaleciemnto do útero, a regulação das contracções e o relaxamento do útero durante o parto.

            Perturbações Gastrointestinais:
            A framboesa é adstringente, pelo que é um antidiarreico suave. Também se utiliza para reduzir as nauseas e os vómitos, geralmente as naúseas matinais.

            Úlceras da boca e da Garganta:
            A infusão de framboesa é útil para cuidar das úlceras da boca e da garganta quando se utiliza em forma de bochechos ou gargarejos. Também se pode usar nas gengivas que sangram e noutras inflamações bucais. Alguns fitoterapeutas recomendam para as constipações, para o sarampo e para a tosse.

            Prevenção do cancro:
            Segundo informação recente, o fruto da framboesa pode ajudar a prevenir o cancro. Ao que parece, as framboesas podem prevenir o cancro ao inibirem a divisão anormal das células e evitarem a morte de células normais sãs.

            Diabetes:
            Alguns estudos demosntraram que as framboesas podem ajudar a reduzir os níveis de glicose e, portanto, podem ser muito uteis nas pessoas com diabetes.

            Toxicidade:
            As folhas murchas de framboesa produzem um tóxico leve que pode fazer com que as pessoas adoeçam. Quando se recolhem as folhas para a infusão, tem de se estar seguro de que a planta está a florescer.
            As folhas utilizadas para fazer a infusão devem estar completamente secas. Outra precausão importante é assegurar-se de que as framboesas não estão contaminadas com um parasita gastrointestinal denominado Ciclospora.
            Este parasita causa uma doença que já produziu alguns surtos bastante preocupantes.

            Efeitos Secundários:
            Apesar de ser usada como antidiarreica, o seu uso excessivo pode causar por sua vez diarreia.
            Algumas pessoas podem, apresentar reacções alérgicas às framboesas e a outras bagas. Finalmente, a infusão pode ser às vezes demasiado tonificante nas 1as estapas da gravidez, mas deve deixar de ser tomada se aumentarem as contracções.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mercúrio presente no marisco e no peixe aumenta risco para Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

Um estudo recente em 518 pessoas constatou que elevados níveis de mercúrio no corpo associado ao consumo de peixe e marisco aumenta o risco de desenvolver a doença de Lou Gehrig (ELA), uma doença neurodegenerativa que leva à paralisia e à morte. Entender os factores de risco da esclerose lateral amiotrófica possibilita-nos realizar alterações no nosso estilo de vida, como por exemplo, evitar o consumo de peixes e moluscos, de forma a prevenir esta doença e diminuir a incidência a longo prazo. Nota de pesquisa:  Pesquisas epidemiológicas como essa podem revelar novos factores comportamentais humanos ou exposições ambientais que nos levam à doença. Estudos a nível da população também podem fornecer uma visão ampla de como a doença se desenvolve em seres humanos que não teria sido prontamente descoberto em estudos animais ou celulares. Stommel E, Chen C, Caller T, et al. Fish consumption, mercury levels, and amyotrophic lateral sclerosis (ALS). Paper pr

Hipócrates - "O Pai da Naturopatia"

"Um homem sábio deve considerar a saúde a sua maior bênção humana e aprender através do seu pensamento a beneficiar das doenças.   Aprender com elas." A figura de Hipócrates fez parte diária de toda a jornada do meu curso de Naturopatia. Durante os quatro anos de estudo, diariamente algum dos docentes aclamava o nome de Hipócrates para contextualizar o que estava a transmitir.  Este, apesar de tão aclamado é também facilmente esquecido, mas todos o reconhecem como o  " Pai da Medicina ". Todos os estudiosos de Medicina fazem o juramento de Hipócrates antes de entrar na prática médica. Mas será que sabem realmente quem ele foi? E tu sabes? O nosso amigo Hipócrates nasceu na Grécia, numa ilha chamada Cos, na Grécia (aii um dia também lá irei eheh). Ele não se contentava com o "diz que disse" ou "é assim porque é" ...nada disso. A mente dele era altamente investigativa e por isso refutava quase todas as crenças que ex

Plantas Medicinais na Gravidez e Parto

Como mãe de um lindo rapaz, sei bem o que são os desconfortos que nos podem assolar a gravidez. Como naturopata recorro às plantas medicinais para ajudar as minhas grávidas a passar de forma mais suave pelos tumultos hormonais que ocorrem num período tão belo que é a formação de uma nova vida dentro de nós. As grávidas geralmente experiênciam pequenos sintomas, como náuseas, constipações e insónias nos quais a fitoterapia pode ajudar de forma suave e segura. No geral, a maioria das plantas medicinais, tradicionalmente usadas para suportar a gravidez, são seguras quando usadas moderadamente. Existem poucos relatórios de efeitos adversos em grávidas que utilizam plantas medicinais e os que existem têm sido relacionados a plantas que não são consideradas seguras durante a gravidez, ou então devido a produtos que foram contaminados com plantas perigosas ou pior, com aditivos farmacêuticos que é o que tem acontecido com bastante frequência nos produtos importados da China e