O consumo de nozes pode reduzir o risco de hipertensão, segundo estudo da Harvard Medical School.
"A hipertensão é um factor de risco para doenças cardiovasculares, e os factores nutricionais podem cumprir um papel importante na sua prevenção. Procuramos examinar a associação entre o consumo de nozes e a hipertensão incidente"
escreveram os autores na revista Clinical Nutrition.
Avaliando quase 16 mil médicos livres da hipertensão no início do estudo, os pesquisadores observaram que aqueles que relataram comer maiores quantidades de nozes tinham uma menor probabilidade de desenvolver pressão alta.
Os resultados indicaram que aqueles que comiam nozes pelo menos sete vezes por semana tinham 18% menos de probabilidade de desenvolver pressão alta, comparados com aqueles que não consumiam o alimento. E um menor consumo também teria um efeito protector (embora não muito significativo) – o consumo duas a seis vezes por semana reduzia em 4% o risco de hipertensão.
Os autores destacam, porém, que esse efeito foi relevante apenas entre as pessoas magras, não sendo aplicado para pessoas com sobrepeso ou obesas.
"Os nossos dados sugerem que o consumo de nozes é associado com um menor risco de hipertensão em médicos americanos do sexo masculino, e que tal relação pode ser influenciada pela adiposidade", concluíram.
Comentários