Avançar para o conteúdo principal

As tâmaras e o trabalho de parto

Desde os tempos bíblicos, as tâmaras eram consideradas possuidoras de propriedades curativas profundas, mas só agora a ciência vem confirmar o que os nossos antepassados já sabiam.

Um estudo publicado no Journal of Obstetrics and Gynecology em 2011 e intitulado "O efeito do consumo das tâmaras no final da gravidez[i]", apresentou a investigação do efeito do consumo das tâmaras nos parâmetros do trabalho de parto e nos seus resultados.
Ao longo de 11 meses na Jordan University of Science and Technology, dois grupos de mulheres foram incluídas num estudo prospectivo onde 69 mulheres consumiram seis tâmaras por dia durante 4 semanas antes da data prevista para o parto, contra 45 mulheres que não consumiram nenhuma. Estas mulheres tinham parâmetros semelhantes por isso não houve diferença significativa na idade gestacional, idade e paridade (o número de vezes que a mulher engravidou) entre os dois grupos.

Os resultados do estudo foram os seguintes:

• Melhoria da dilatação cervical: "As mulheres que consumiram as tâmaras tinham significativamente maior média de dilatação cervical no momento da admissão em comparação com as que não consumiram (3,52 cm vs 2,02 cm, p <0 b="">

• Menos danos às membranas: "[O grupo de intervenção tinha] uma proporção significativamente maior de membranas íntegras (83% vs 60%, p = 0,007)"

• Trabalho de Parto mais espontâneo: "trabalho de parto espontâneo ocorreu em 96% das pessoas que consumiram as tâmaras, em comparação com 79% das mulheres que não as consumiram (p = 0,024)."

• Menos Drogas Necessárias: "O Uso de Prostin / ocitocina foi significativamente menor nas mulheres que comeram tâmaras (28%), em comparação ao outro grupo (47%) (p = 0,036)"

• Trabalho de parto mais curto: "A fase latente Média da Primeira Etapa do Trabalho de parto foi menor no grupo que comeu as tâmaras comparado ao outro grupo (510 min vs 906 min, p = 0,044)."

Os pesquisadores concluíram que: "o consumo de tâmaras nas últimas 4 semanas antes do parto reduziu significativamente a necessidade de indução e aumento da eficácia do trabalho de parto, produzindo um resultado mais favorável, mas não significativo*, no parto. Os resultados justificam um estudo randomizado controlado. "



[i] www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21280989
* O significativo refere-se a nível estatístico devido ao pequeno número de participantes.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mercúrio presente no marisco e no peixe aumenta risco para Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

Um estudo recente em 518 pessoas constatou que elevados níveis de mercúrio no corpo associado ao consumo de peixe e marisco aumenta o risco de desenvolver a doença de Lou Gehrig (ELA), uma doença neurodegenerativa que leva à paralisia e à morte. Entender os factores de risco da esclerose lateral amiotrófica possibilita-nos realizar alterações no nosso estilo de vida, como por exemplo, evitar o consumo de peixes e moluscos, de forma a prevenir esta doença e diminuir a incidência a longo prazo. Nota de pesquisa:  Pesquisas epidemiológicas como essa podem revelar novos factores comportamentais humanos ou exposições ambientais que nos levam à doença. Estudos a nível da população também podem fornecer uma visão ampla de como a doença se desenvolve em seres humanos que não teria sido prontamente descoberto em estudos animais ou celulares. Stommel E, Chen C, Caller T, et al. Fish consumption, mercury levels, and amyotrophic lateral sclerosis (ALS). Paper pr

Hipócrates - "O Pai da Naturopatia"

"Um homem sábio deve considerar a saúde a sua maior bênção humana e aprender através do seu pensamento a beneficiar das doenças.   Aprender com elas." A figura de Hipócrates fez parte diária de toda a jornada do meu curso de Naturopatia. Durante os quatro anos de estudo, diariamente algum dos docentes aclamava o nome de Hipócrates para contextualizar o que estava a transmitir.  Este, apesar de tão aclamado é também facilmente esquecido, mas todos o reconhecem como o  " Pai da Medicina ". Todos os estudiosos de Medicina fazem o juramento de Hipócrates antes de entrar na prática médica. Mas será que sabem realmente quem ele foi? E tu sabes? O nosso amigo Hipócrates nasceu na Grécia, numa ilha chamada Cos, na Grécia (aii um dia também lá irei eheh). Ele não se contentava com o "diz que disse" ou "é assim porque é" ...nada disso. A mente dele era altamente investigativa e por isso refutava quase todas as crenças que ex

Bombons de Caju (+10 meses)

Pois é...quem me conhece ou já assistiu às minhas formações sabe perfeitamente que o meu tipo de arte culinária é do mais básico e familiar. A minha paixão e motivação é a parte da investigação e a de passar o conhecimento que vou adquirindo, no entanto, deixem-me vos dizer que estou de veras impressionada comigo mesma...pois fiz os bombons mais deliciosos que algum dia provei !! A sério!!! e simples . Ora sem mais demoras aqui vai: Ingredientes: - Cajus - Tâmaras - Chocolate preto 1º Substitui os caroços das tâmaras por cajus e pus no congelador 2º Derreti chocolate preto (s/ leite, glúten, açúcar e nada que se pareça) em banho maria e adicionei 1 colher de sopa de bebida vegetal (usei soja) 3º Mergulhei as tâmaras dentro do chocolate , tirei e coloquei no frigorifico 20 minutos. 4º Comi!!! (quase todas ehehe) Como disse no inicio, o meu trabalho é mais a nível da investigação e como tal em 2014 lancei um livro intitulado " Nascer e Crescer