Avançar para o conteúdo principal

Pequenos Lembretes para quando as coisas nos correm MAL (menos bem)

- O que é, é: Uma das frases mais famosas de Buda diz: “É a nossa resistência para o AGORA que causa o nosso sofrimento". Significa que o nosso sofrimento apenas acontece quando resistimos aos que nos está a acontecer no agora. Se puderes mudar algo, então age e muda; mas se não há nada que possas fazer então apenas te restam duas opções:
           1ª Aceitas e libertas-te de pensamentos destrutivos/negativos
           2ª ou tornas-te miserável ao ficares obcecada com a situação.


- Só é um problema se pensares nele como um Problema: Se pensares numa determinada situação como um problema então apenas te vais permitir a ter pensamentos e emoções densas e negativas que te levam a lamuriar tudo; Mas se veres as coisas sob uma perspectiva de DESAFIO vais te sentir empoderada e o teu cérebro automaticamente irá procurar formas de resolver a situação. Passas de PROBLEMA a uma experiência de APRENDIZAGEM, logo o problema desaparece.


- Se queres que as circunstâncias mudem então começa por ti:  Os mestres Zen costumam dizer que o nosso mundo exterior é o reflexo do nosso mundo interior. Se analisarmos bem o nosso circulo social, quem melhor conhecemos que vive em constante stress são também pessoas que se sentem caóticas por dentro, o que é interessante de analisar. Quando estamos de bem connosco parece que tudo flui e mesmo os momentos mais complicados são encarados com maior leveza.


- Não existem falhas (falhanços) apenas óptimas oportunidades de Aprendizagem: Apaga a palavra falha-falhar-falhanço do teu vocabulário. Todas as pessoas de sucesso que atingiram as suas metas falharam várias vezes ao longo do seu percurso. Thomas Edison disse: "Eu não falhei a tentar inventar a lâmpada, apenas encontrei 99 maneiras diferentes que não funcionavam" Agarra os momentos em que o que fizeste não obteve o resultado pretendido e aprende com essa experiência e como fazer melhor da próxima vez.


- Muda de perspectiva, se não conseguiste uma coisa que querias, significa que algo melhor está a caminho: Esta é das mais desafiadoras a implementar, mas ao fazê-lo obriga-nos a definir ainda melhor o nosso objectivo e isso faz com que consigamos eventualmente alcançá-lo mas possivelmente de forma diferente e mais real. Geralmente, quando olhamos para a nossa vida, apercebemo-nos do porquê algumas coisas não terem corrido como desejávamos e vemos que apesar de dolorosas na altura, trouxeram-nos benefícios que não teríamos de outra forma. Por isso, é acreditar, mesmo no meio da turbulência.


- Aprecia o Momento. Eu sei, eu sei...é uma daquelas frases corriqueiras mas a verdade é que o momento que estás a viver AGORA não se vai repetir, seja bom ou menos bom, há sempre algo de precioso em cada momento da nossa vida, por isso vivencia-o.


- Deixa-te de Expectativas. Quando expectas por algo e esse algo não acontece mergulhas na amargura e negatividade. Ao praticares a esperança por algo que queres, quando ele não vem ao teu encontro acabas por encarar as coisas com maior leveza e entendimento, conseguindo com que as tuas emoções se mantenham neutras. Uma frase de que gosto muito é: "Never expect, always Hope"


- Compreende os teus medos e sê grata por ele, pois o medo pode ser um grande mestre e a superação dos nossos medos faz-nos sentir simplesmente vitoriosos. Por exemplo, sempre tive receio de falar em público (este medo faz parte dos top 3 a nível mundial), não gostava de ter as atenções voltadas para mim, mas obriguei-me a aparecer, obriguei-me a apresentar-me ao mundo e sabes o que senti nesse momento?!? Se consegui superar o meu medo, então o mundo era o limite! Essa sensação, fez com que acreditasse mais em mim, mas requer prática, quanto mais vezes te obrigares a sair da tua zona de conforto mais facilmente superarás os teus receios e cada medo que superamos dá-nos mais força para sermos quem somos, acima de tudo, verdadeiros connosco próprios e como consequência com os outros. O medo é ilusão, acreditar nele é opcional.


- Permite-te sentir Alegria. Aquela alegria que as crianças sentem a cada descoberta. Desapega-te dos problemas e encara-os como uma criança de 3 anos (já dizia Pedro Vieira) ou seja, como um desafio e a partir do momento que algo de satisfatório ocorre, pula, grita, canta e ri de alegria e felicidade (por mais modesta que tenha sido a conquista). Todos os dias temos pequenas vitórias e ao nos concentrarmos nelas ganhamos vitalidade e energia, sentimo-nos uns super-heróis!!


- Não te compares com os outros. Nem com os que estão melhor que tu nem com os que estão pior que tu. Cada um de nós é único e tem algo para partilhar, ensinar e contribuir ao outro. A comparação nunca irá ser justa pois só cada um de nós é que sabe os passos que já deu para chegar onde está neste momento. Concentra-te em seres tu mesma e apenas te compares contigo própria.


- Larga o pensamento de Vitima. Apenas és uma vitima dos teus próprios pensamentos, palavras e acções. Responsabiliza-te acerca dos teus pensamentos, pois são eles que te deixam num estado cabisbaixo. Altera a forma como te vês e a forma como achas que os outros te vêm, toma acção e abandona a mentalidade de vítima para te tornares vitoriosa.

Agarra a vida e sê Feliz!!

Grata!

Facebook: Projecto Naturopatia | Livro: Nascer e Crescer Vegetariano

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mercúrio presente no marisco e no peixe aumenta risco para Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

Um estudo recente em 518 pessoas constatou que elevados níveis de mercúrio no corpo associado ao consumo de peixe e marisco aumenta o risco de desenvolver a doença de Lou Gehrig (ELA), uma doença neurodegenerativa que leva à paralisia e à morte. Entender os factores de risco da esclerose lateral amiotrófica possibilita-nos realizar alterações no nosso estilo de vida, como por exemplo, evitar o consumo de peixes e moluscos, de forma a prevenir esta doença e diminuir a incidência a longo prazo. Nota de pesquisa:  Pesquisas epidemiológicas como essa podem revelar novos factores comportamentais humanos ou exposições ambientais que nos levam à doença. Estudos a nível da população também podem fornecer uma visão ampla de como a doença se desenvolve em seres humanos que não teria sido prontamente descoberto em estudos animais ou celulares. Stommel E, Chen C, Caller T, et al. Fish consumption, mercury levels, and amyotrophic lateral sclerosis (ALS). Paper pr

Hipócrates - "O Pai da Naturopatia"

"Um homem sábio deve considerar a saúde a sua maior bênção humana e aprender através do seu pensamento a beneficiar das doenças.   Aprender com elas." A figura de Hipócrates fez parte diária de toda a jornada do meu curso de Naturopatia. Durante os quatro anos de estudo, diariamente algum dos docentes aclamava o nome de Hipócrates para contextualizar o que estava a transmitir.  Este, apesar de tão aclamado é também facilmente esquecido, mas todos o reconhecem como o  " Pai da Medicina ". Todos os estudiosos de Medicina fazem o juramento de Hipócrates antes de entrar na prática médica. Mas será que sabem realmente quem ele foi? E tu sabes? O nosso amigo Hipócrates nasceu na Grécia, numa ilha chamada Cos, na Grécia (aii um dia também lá irei eheh). Ele não se contentava com o "diz que disse" ou "é assim porque é" ...nada disso. A mente dele era altamente investigativa e por isso refutava quase todas as crenças que ex

Plantas Medicinais na Gravidez e Parto

Como mãe de um lindo rapaz, sei bem o que são os desconfortos que nos podem assolar a gravidez. Como naturopata recorro às plantas medicinais para ajudar as minhas grávidas a passar de forma mais suave pelos tumultos hormonais que ocorrem num período tão belo que é a formação de uma nova vida dentro de nós. As grávidas geralmente experiênciam pequenos sintomas, como náuseas, constipações e insónias nos quais a fitoterapia pode ajudar de forma suave e segura. No geral, a maioria das plantas medicinais, tradicionalmente usadas para suportar a gravidez, são seguras quando usadas moderadamente. Existem poucos relatórios de efeitos adversos em grávidas que utilizam plantas medicinais e os que existem têm sido relacionados a plantas que não são consideradas seguras durante a gravidez, ou então devido a produtos que foram contaminados com plantas perigosas ou pior, com aditivos farmacêuticos que é o que tem acontecido com bastante frequência nos produtos importados da China e