Avançar para o conteúdo principal

Dicas para um filho Feliz, Optimista e Determinado (e para nós também)

1. Ensina o teu filho a ser Grato

Pessoas gratas são capazes de valorizar as coisas boas que possuem, focando-se nas partes positivas da vida em vez das negativas. Se ensinares ao teu filho a se sentir grato até mesmo pelas pequenas coisas na vida que o fazem feliz, todo o resto serão bónus extras de felicidade que o farão viver a vida com um sorriso e uma maior leveza.

– Lembra-lhe de dizer obrigado, não importa quão pequeno tenha sido o presente ou favor;
– Dá-lhe um bom exemplo, mostrando a tua própria gratidão a cada dia;
– Certifica-te de que ele sabe que o tempo é precioso e nada deve ser tomado como garantido.


2. Ensina o teu filho a saber o que quer

Saber o que se quer envolve cultivar auto-conhecimento por meio da reflexão honesta e abandonar as ideias do que as pessoas querem para ti. Quando sabes o que queres, podes concentrar toda a tua energia para conquistar os teus desejos.

Ajuda o teu filho a se conectar consigo mesmo:

– Explica-lhe como a publicidade tenta moldar o seu pensamento;
– Incentiva-o a fazer uma lista ou colagens com imagens dos seus sonhos e objectivos;
– Afirma que ele é o seu próprio especialista na concretização dos seus desejos e necessidades.


3. Ensina ao teu filho que tudo é possível 


Algo é só impossível até que alguém duvide e acabe provando o contrário. 
(Albert Einstein)

Acreditar que tudo é possível não significa pensar que se pode facilmente obter o que quiser, mas envolve acreditar no nosso potencial. Se ensinares o teu filho a absorver essa crença fundamental, é mais fácil silenciar a voz crítica interior que destrói a confiança e que diz que não podes alcançar os teus sonhos.

Reforça o poder da possibilidade no teu filho:

– Conta-lhe histórias inspiradoras (sobre ti mesma, parentes ou figuras famosas);
– Ajudando-o a fazer planos de como pode atingir os seus objectivos;
– Afirma que acreditas na sua capacidade de sucesso.


4. Ensina o teu filho a sair da sua zona de conforto

Quando sais da tua zona de conforto, podes sentir um pouco de ansiedade associada à aventura pelo desconhecido e pela incerteza de estares fora da tua área de segurança. No entanto, alcançar o teu potencial pleno e manifestares os teus desejos envolve enfrentar desafios e te recusares a te contentares com a mediocridade.

Desencoraja o teu filho a permanecer na sua zona de conforto:

– Dá-lhes muitas oportunidades para se juntar a novos clubes ou aprender novos hobbies;
– Demonstra-lhe a tua própria vontade de sair da tua zona de conforto;
– Explica-lhe que muitas coisas valem a nossa coragem.


5. Ensina o teu filho a visualizar os seus sonhos e objectivos

A visualização criativa é o processo por meio do qual imaginamos os nossos desejos em detalhes vívidos. “Vermos” os nossos desejos concretizados ajuda-nos a ganhar folgo e continuar no caminho certo para os atingirmos, enchendo os nossos desejos com muito mais poder.

Ajuda o teu filho a fazer uma visualização todos os dias:

– Ajuda-o a agir nos seus sonhos através de brincadeiras imaginativas;
– Leva-o a visualizar algo que quer;
– Incentiva-o a desenhar ou a pintar aquilo que deseja.


6. Ensina o teu filho a manter-se positivo

Manter o foco no positivo não significa apenas tentar se concentrar nas coisas boas da vida, mas também trabalhar para encontrar algo bom em experiências difíceis.

A negatividade é um grande bloco que devemos ensinar os nossos filhos a removê-lo:

– Destaca e discute os aspectos positivos das experiências desafiadoras que ele experiênciou;
– Conta histórias sobre como transformas-te os teus desafios em sucessos;
– Sugere que ele mantenha uma lista de coisas que ama ou que ache inspiradoras.


7. Ensina o teu filho a aceitar a sua singularidade

Quando abraças a tua singularidade, aceitas e celebras as partes de ti mesma que te diferenciam dos outros. Este processo não ajuda apenas a te conheceres mas também permite o cultivo de uma boa auto-valorização.

– Aceita a identidade do teu filho, mesmo que difira dramaticamente da tua;
– Elogia-o pelas suas peculiaridades;
– Incentiva-o a explorar a sua criatividade por meio da escrita, jogos e arte.


E acima de tudo faz de ti o melhor exemplo de vida que o teu filho pode ter!!


Grata por me leres!

Fonte: O segredo

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mercúrio presente no marisco e no peixe aumenta risco para Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

Um estudo recente em 518 pessoas constatou que elevados níveis de mercúrio no corpo associado ao consumo de peixe e marisco aumenta o risco de desenvolver a doença de Lou Gehrig (ELA), uma doença neurodegenerativa que leva à paralisia e à morte. Entender os factores de risco da esclerose lateral amiotrófica possibilita-nos realizar alterações no nosso estilo de vida, como por exemplo, evitar o consumo de peixes e moluscos, de forma a prevenir esta doença e diminuir a incidência a longo prazo. Nota de pesquisa:  Pesquisas epidemiológicas como essa podem revelar novos factores comportamentais humanos ou exposições ambientais que nos levam à doença. Estudos a nível da população também podem fornecer uma visão ampla de como a doença se desenvolve em seres humanos que não teria sido prontamente descoberto em estudos animais ou celulares. Stommel E, Chen C, Caller T, et al. Fish consumption, mercury levels, and amyotrophic lateral sclerosis (ALS). Paper pr

Hipócrates - "O Pai da Naturopatia"

"Um homem sábio deve considerar a saúde a sua maior bênção humana e aprender através do seu pensamento a beneficiar das doenças.   Aprender com elas." A figura de Hipócrates fez parte diária de toda a jornada do meu curso de Naturopatia. Durante os quatro anos de estudo, diariamente algum dos docentes aclamava o nome de Hipócrates para contextualizar o que estava a transmitir.  Este, apesar de tão aclamado é também facilmente esquecido, mas todos o reconhecem como o  " Pai da Medicina ". Todos os estudiosos de Medicina fazem o juramento de Hipócrates antes de entrar na prática médica. Mas será que sabem realmente quem ele foi? E tu sabes? O nosso amigo Hipócrates nasceu na Grécia, numa ilha chamada Cos, na Grécia (aii um dia também lá irei eheh). Ele não se contentava com o "diz que disse" ou "é assim porque é" ...nada disso. A mente dele era altamente investigativa e por isso refutava quase todas as crenças que ex

Plantas Medicinais na Gravidez e Parto

Como mãe de um lindo rapaz, sei bem o que são os desconfortos que nos podem assolar a gravidez. Como naturopata recorro às plantas medicinais para ajudar as minhas grávidas a passar de forma mais suave pelos tumultos hormonais que ocorrem num período tão belo que é a formação de uma nova vida dentro de nós. As grávidas geralmente experiênciam pequenos sintomas, como náuseas, constipações e insónias nos quais a fitoterapia pode ajudar de forma suave e segura. No geral, a maioria das plantas medicinais, tradicionalmente usadas para suportar a gravidez, são seguras quando usadas moderadamente. Existem poucos relatórios de efeitos adversos em grávidas que utilizam plantas medicinais e os que existem têm sido relacionados a plantas que não são consideradas seguras durante a gravidez, ou então devido a produtos que foram contaminados com plantas perigosas ou pior, com aditivos farmacêuticos que é o que tem acontecido com bastante frequência nos produtos importados da China e