Avançar para o conteúdo principal

Vai uma Laranjinha?!?

Sou louca por laranjas, tudo nelas me transmite energia, vitalidade e doçura. Fazem-me lembrar o pôr do sol nos dias quentes de verão e o seu aroma uii, que delicia. 

Mas não é de estranhar que assim como eu mais de metade da população adore o sabor da laranja, ela é quase como um supra-sumo das frutas, se for a laranjinha do Algarve então!!!

Nos dias que correm, torna-se vital falar nas propriedades das frutas e alimentos frescos que temos há nossa disposição a preços bastante acessíveis e com nutrientes que nos garantem uma vida mais plena. 

Com o aumento dos diagnósticos e a toma de medicação excessiva na qual os pacientes crêem firmemente de que é o melhor que podem fazer pela sua saúde sem se questionar acerca dos potenciais perigos que a medicação pode conter, é importante lembrar, que temos à nossa disposição uma grande variedade de alimentos que actuam muito bem como medicamentos (já dizia Hipócrates: que o teu alimento seja o teu medicamento e o teu medicamento seja o teu alimento) e que são uma alternativa viável para muita da medicação que por aí anda.

De facto, muitas frutas e vegetais que encontramos com frequência nas feiras, mercados e supermercados têm propriedades terapêuticas de louvar, com a espectacular praticabilidade de serem usadas tanto como medicamento como alimento deste tempos imemoriais. Eu acredito profundamente que o acesso a produtos frescos e biológicos é tão vital para a nossa saúde como a água e uma atmosfera limpa.

Desde o inicio da humanidade, os corpos dos nossos ancestrais (genes que agora possuímos) foram evoluindo com os milhares de fitonutrientes que as frutas e os vegetais contêm, muitos dos quais regulam e mantêm a expressão e saúde dos nossos genes. Assim, sem o consumo regular destes alimentos a tendência para a doença é quase que inevitável. A laranja é um bom exemplo. Ela faz parte da realeza quando se fala das propriedades medicinais dos alimentos, pois contem uma enorme variedade de nutrientes reconhecidos como essenciais para a saúde humana.

Mostro-te de seguida algumas das propriedades terapêuticas da laranja mais estudadas e confirmadas pela comunidade científica, espero que te ajude a incorporá-la na tua rotina diária.

O sumo da laranja é muitas vezes visto (de forma equivocada) como uma fonte perigosa de frutose altamente concentrada – hidratos de carbono simples – sem lhe reconhecer as suas magníficas propriedades medicinais. 

Sabias que está comprovado que o sumo de laranja melhora o “bom” colesterol (HDL)?!? Pois é, enquanto se debate que baixar o mau colesterol (LDL) é bom para a saúde do coração é no aumento do bom colesterol (HDL) que está a chave para obteres resultados realmente benéficos à saúde cardiovascular.
No entanto, considera-se difícil consegui-lo através da alimentação e praticamente impossível através da medicação. Além do óleo de peixe, muito poucas outras substâncias têm sido estudadas para se apresentarem como eficientes para o efeito, excepto, o sumo de laranja. (tcharamm)...Um estudo realizado em 2000 concluiu que o consumo de 750 mL de sumo de laranja por dia, durante 4 semanas, melhora o perfil lipídico sanguíneo ao diminuir o rácio colesterol LDL-HDL em 16% nos pacientes com Hipercolesterolemia. (E M Kurowska, J D Spence, J Jordan, S Wetmore, D J Freeman, L A Piché, P Serratore. HDL-cholesterol-raising effect of orange juice in subjects with hypercholesterolemia. Am J Clin Nutr. 2000 Nov;72(5):1095-100. PMID:11063434)...16% em 4 semanas é muitoo bom!!

Um outro estudo de 2006 realizado em ratos machos referiu que o sumo de laranja influenciava positivamente o status de antioxidantes e a força óssea, ou seja, o sumo de laranja aumenta a saúde óssea. (Farzad Deyhim, Kristy Garica, Erica Lopez, Julia Gonzalez, Sumiyo Ino, Michelle Garcia, Bhimanagouda S Patil. Citrus juice modulates bone strength in male senescent rat model of osteoporosis. Nutrition. 2006 May;22(5):559-63. Epub 2006 Feb 10. PMID: 16472977), podemos então afirmar que o seu consumo é altamente benéfico para quem sofre de osteoporose. Já o sumo de Laranja misturado com o sumo de Groselheira negra reduz os níveis de inflamação de acordo com um estudo de 2009 realizado em pacientes com Doença Arterial Periférica que demonstrou que o consumo de sumo de Groselheira negra e laranja reduziu a proteína C-Reactiva em 11%  e os níveis de fibrinogénio em 3%, duas medidas concretas da inflamação sistémica. (Christine Dalgård, Flemming Nielsen, Jason D Morrow, Henrik Enghusen-Poulsen, Torbjörn Jonung, Mogens Hørder, Moniek P M de Maat. Supplementation with orange and blackcurrant juice, but not vitamin E, improves inflammatory markers in patients with peripheral arterial disease. Br J Nutr. 2009 Jan;101(2):263-9. Epub 2008 May 28. PMID: 18507878.). Há largas décadas que em Naturopatia se faz as monodietas com laranjas para diminuir as crises reumáticas e de espondilite dos pacientes crónicos.

Para os mais gulosos uma boa noticia, um estudo de 2010 concluiu que o sumo de laranja neutraliza os efeitos pró-inflamatórios de uma refeição rica em gorduras e hidratos de carbono ao mesmo tempo que previne a toxicidade induzida pelas endotoxinas. (Husam Ghanim, Chang Ling Sia, Manish Upadhyay, Mannish Upadhyay, Kelly Korzeniewski, Prabhakar Viswanathan, Sanaa Abuaysheh, Priya Mohanty, Paresh Dandona. Orange juice neutralizes the proinflammatory effect of a high-fat, high-carbohydrate meal and prevents endotoxin increase and Toll-like receptor expression. Am J Clin Nutr. 2010 Apr;91(4):940-9. Epub 2010 Mar 3. PMID: 20200256), ou seja, consegue diminuir o impacto negativo que uma refeição pesada e rica em gorduras tem no nosso corpo (templo).

Quem sofre de cálculos renais, só tem a beneficiar com o consumo de sumo de Laranja porque este ajuda a dissolver as pedras nos rins, segundo um de 2006 que concluiu que o consumo de sumo de laranja estava associado a contagens baixas de supersaturação dos oxalatos de cálcio e de ácido úrico não dissociado, dois índices que indicam diminuição da formação de cálculos de cálcio urinários. (Clarita V Odvina. Comparative value of orange juice versus lemonade in reducing stone-forming risk. Clin J Am Soc Nephrol. 2006 Nov; 1(6): 1269-74. Epub 2006 Aug 30. PMID:17699358). Já o extracto do Sumo de Laranja vermelha suprime a proliferação da próstata, que apesar do seu conteúdo em frutose, está associada à inibição da proliferação das células prostáticas in vitro. (Federica Vitali, Claudia Pennisi, Antonio Tomaino, Francesco Bonina, Anna De Pasquale, Antonella Saija, Beatrice Tita. Effect of a standardized extract of red orange juice on proliferation of human prostate cells in vitro. Fitoterapia. 2006 Apr;77(3):151-5. Epub 2006 Feb 23. PMID: 16530345)

E o que era da laranja sem a sua casca não é verdade?!? A casca da laranja contem uma grande variedade de compostos potencialmente terapêuticos. Entre eles, destacam-se a pectina e os flavonóides, como a hesperidina, naringina, polymethoxyflavones, quercetina e a rutina, vários carotenóides e uma grande quantidade de substâncias odoríferas conhecidas como d-limonene, que constituem 90% do conteúdo de óleo da casca dos citrinos, sendo normalmente utilizadas  como agente aromatizante. O d-limonene tem vindo a ser estudado devido ás suas propriedades anticancerígenas, incluindo contra o melanoma metastático. Um estudo de 2007 descobriu que o extracto da casca da laranja inibe a carcinogénese em ratos com polipose adenomatosa e aumenta a morte celular programada (apoptose). Dois estudos adicionais de 2007 descobriram também que o extracto da casca da laranja tem propriedades anticancerígenas no que diz respeito ao cancro da mama. O primeiro demonstrou possuir propriedades quimiopreventivas contra as lesões tumorais mamárias em cobaias de laboratório e o segundo estudo demonstrou inibir as linhas celulares do cancro da mama in vitro.
Por último, um estudo de 2000, concluiu que a ingestão de flavonóides diminui o risco de padecer de cancro esofágico e que em conjunto com a vitamina C presente na fruta em especial nos citrinos tem um potencial protector do cancro esofágico considerável. (Kunhua Fan, Naoto Kurihara, Sadanori Abe, Chi-Tang Ho, Geetha Ghai, Kan Yang.Chemopreventive effects of orange peel extract (OPE). I: OPE inhibits intestinal tumor growth in ApcMin/+ mice. J Med Food. 2007 Mar;10(1):11-7. PMID: 17472461; Sadanori Abe, Kunhua Fan, Chi-Tang Ho, Geetha Ghai, Kan Yang. Chemopreventive effects of orange peel extract (OPE). II: OPE inhibits atypical hyperplastic lesions in rodent mammary gland. J Med Food. 2007 Mar;10(1):18-24. PMID: 17472462; Igor N Sergeev, Chi-Tang Ho, Shiming Li, Julie Colby, Slavik Dushenkov. Apoptosis-inducing activity of hydroxylated polymethoxyflavones and polymethoxyflavones from orange peel in human breast cancer cells. Mol Nutr Food Res. 2007 Dec;51(12):1478-84. PMID: 17979096; Marta Rossi, Werner Garavello, Renato Talamini, Carlo La Vecchia, Silvia Franceschi, Pagona Lagiou, Paola Zambon, Luigino Dal Maso, Cristina Bosetti, Eva Negri. Flavonoids and risk of squamous cell esophageal cancer. Arch Intern Med. 2000 Apr 10;160(7):1009-13. PMID:17192901).

Óleo Essencial de Laranja na Prática da AromaterapiaAqui também entra com grande sucesso a laranja associada à aromaterapia, pois está comprovado que reduz a ansiedade e melhora o humor.  Em 2000 foi publicado um estudo que referia que o efeito do aroma do óleo essencial de laranja reduzia a ansiedade, melhorava o humor e transmitia tranquilidade às mulheres expostas a este aroma numa sala de espera de uma clínica dentária. Estas descobertas, foram novamente confirmadas em 2005, quando um outro estudo veio confirmar os mesmos efeitos deste potente óleo essencial. (J Lehrner, C Eckersberger, P Walla, G Pötsch, L Deecke. Ambient odor of orange in a dental office reduces anxiety and improves mood in female patients. Physiol Behav. 2000 Oct 1-15;71(1-2):83-6. PMID: 11134689; J Lehrner, G Marwinski, S Lehr, P Johren, L Deecke. Ambient odors of orange and lavender reduce anxiety and improve mood in a dental office. Physiol Behav. 2005 Sep 15;86(1-2):92-5. PMID: 16095639).


Posto isto, que tal ires ao produtor mais próximo e comprares uns bons quilos de laranjas?!?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mercúrio presente no marisco e no peixe aumenta risco para Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

Um estudo recente em 518 pessoas constatou que elevados níveis de mercúrio no corpo associado ao consumo de peixe e marisco aumenta o risco de desenvolver a doença de Lou Gehrig (ELA), uma doença neurodegenerativa que leva à paralisia e à morte. Entender os factores de risco da esclerose lateral amiotrófica possibilita-nos realizar alterações no nosso estilo de vida, como por exemplo, evitar o consumo de peixes e moluscos, de forma a prevenir esta doença e diminuir a incidência a longo prazo. Nota de pesquisa:  Pesquisas epidemiológicas como essa podem revelar novos factores comportamentais humanos ou exposições ambientais que nos levam à doença. Estudos a nível da população também podem fornecer uma visão ampla de como a doença se desenvolve em seres humanos que não teria sido prontamente descoberto em estudos animais ou celulares. Stommel E, Chen C, Caller T, et al. Fish consumption, mercury levels, and amyotrophic lateral sclerosis (ALS). Paper pr

O que levas para comer na Praia?!?

Que a praia abre o apetite já todos nós sabemos mas e que tal pôr a boa da bola de berlim (cheia de açúcar e gorduras trans que inflamam as células do nosso corpo) de lado e substitui-la por snacks saudáveis, nutritivos e de fácil assimilação?!? Deixo-vos a sugestão do snack que levámos hoje para a praia: Agora vamos escrutinar os ingredientes... - A boa da Laranja (se for algarvia então...) : Todos nós conhecemos a laranja pela sua riqueza em vitamina C, mas ela oferece um leque bem maior de nutrientes que vão além desta vitamina. É nutricionalmente rica em ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro, além de fibras, pectinas e flavonóides que aumentam o seu valor nutritivo. Depois de tudo isso, ainda é super antioxidante. Possui 170 diferentes tipos de fitoquímicos, incluindo mais de 60 flavonóides com propriedades anti-inflamatórias, anti-tumorais e que inibem a formação de coágulos sanguíneos. Como consequência é extremamente útil para quem quer controlar

Queres aprender a fazer uma Tintura de Gengibre?

Os benefícios do Gengibre já são há muito tempo conhecidos e cada vez mais estudados. Servem para inúmeras situações de doença com resultados extraordinários. Aqui, vou-te ensinar a fazer uma tintura de gengibre para que tenhas sempre esta incrivel raíz pronta a tomar em qualquer ocasião mas antes, espreita apenas alguns dos seus principais efeitos medicinais: Anti-Fungico – O Gengibre tem propriedades anti-fúngicas proeminentes contra uma vasta gama de fungos. Mycoses.  2003 Feb;46(1-2):29-37. Cancro - Vários estudos têm demonstrado a capacidade do gengibre para combater inúmeros tipos de células cancerígenas, incluindo da mama, cólon, pâncreas, próstata e cancro da pele. Pharmazie. 2008 Oct;63(10):774-6. Chem Biol Interact. 2009 Sep 14;181(1):77-84. doi: 10.1016/j.cbi.2009.05.012. Epub 2009 May 27. Mol Nutr Food Res. 2007 Dec;51(12):1492-502. Yonsei Med J. 2006 Oct 31;47(5):688-97. Gingerol inhibits metastasis of MDA-MB-231 human breast cancer cells Prevenção d