Avançar para o conteúdo principal

Estudo: O sumo de Beterraba aumenta, numa única dose, a função cognitiva

Um estudo recente publicado no Journal Psychology & Behavior (1) com 40 pessoas saudáveis demonstrou melhorias nos seus desempenhos cognitivos medidos através de testes específicos, 90 minutos após beberem 450 ml de sumo de beterraba quando comparado com o grupo placebo (maçã / sumo de groselha, que são pobres em nitratos).

É extraordinário como este estudo demonstra que o desempenho do cérebro pode ser melhorado de forma bastante rápida com o simples gesto de beber sumo de beterraba (rico em nitratos alimentares, o que leva a mais óxido nítrico para melhorar o fluxo de oxigénio no cérebro).

Os nitratos derivados dos vegetais são consumidos como parte de uma dieta normal e são reduzidos via endógena de nitrito a óxido nítrico. Neste estudo, demonstrou-se que o sumo de beterraba melhora a função endotelial, reduz a pressão arterial e o gasto de oxigénio nos exercícios intensos e aumenta a perfusão regional no cérebro.

Este trabalho de investigação avaliou os efeitos do nitrato na dieta sobre o desempenho cognitivo e os parâmetros do fluxo sanguíneo cerebral do córtex pré-frontal (CBF) em adultos saudáveis. Neste estudo, duplo-cego, randomizado, com grupos de estudo paralelos e grupos controlados por placebo, 40 adultos saudáveis foram divididos. Uns receberam o sumo placebo, outros o ingeriram 450ml (nitrato de 5,5 mmol) de sumo de beterraba.

Passado 90 minutos da ingestão/absorção do sumo, os participantes realizaram uma sequência de tarefas cognitivas que activaram o córtex frontal durante 54min. Através da Espectroscopia de Infravermelho (NIRS) foi monitorizado o fluxo sanguíneo cerebral do córtex pré-frontal e a hemodinâmica, indexados por mudanças de concentração de hemoglobina oxigenada e desoxigenada no córtex frontal por toda parte.

A bioconversão de nitrato para nitrito foi confirmada no plasma por quimioluminescência tendo por base o ozono. O nitrato da dieta modulou a resposta hemodinâmica ao desempenho de tarefas, com um aumento inicial no fluxo sanguíneo cerebral do córtex pré-frontal (CBF) no período inicial da tarefa, seguido de reduções consistentes durante as tarefas menos exigentes.

Estes resultados mostram que a administração de uma única dose de nitrato dietético consegue modular a resposta do fluxo sanguíneo cerebral do córtex pré-frontal (CBF) para o desempenho de tarefas e pode potencialmente melhorar o desempenho cognitivo. Sugere ainda um possível mecanismo pelo qual o consumo de vegetais pode ter efeitos benéficos sobre a função cerebral.

Como podemos observar, a intervenção com o sumo de beterraba resultou na modulação da resposta hemodinâmica (RH) no córtex pré-frontal durante a realização das tarefas. Em neurobiologia a RH envolve a entrega rápida de sangue para os tecidos neuronais activos. Os efeitos vasodilatadores do nitrato de beterraba e aumento subsequente de oxigénio e outros nutrientes pode ajudar a explicar as melhorias na função cognitiva no grupo de intervenção.

É bastante surpreendente que uma única dose de sumo de beterraba (450 ml), possa resultar em melhorias quase imediatas na cognição. Este é um bom augúrio para aqueles que procuram uma opção viável para o café ou o chá, uma vez que os utilizadores habituais de tais bebidas estimulantes desejam efeitos imediatos. A diferença aqui, é claro, é que as beterrabas são um alimento e, portanto, pode ser considerado um agente de suporte mais sustentável e nutritivo para o cérebro. Além disso, a beterraba é um alimento repleto de nutrientes carregando uma ampla gama de benefícios colaterais, que incluem benefícios cardiovasculares, prevenção do cancro e apoio ao funcionamento do fígado.


Nota:

Em Junho de 2011, um estudo publicado no Journal of Functional Foods, concluiu que um "shot" de 70 ml de sumo de beterraba era o suficiente para reforçar os nossos níveis de antioxidantes.

Segundo os investigadores, esse "shot" de beterraba fornece uma elevada quantidade de antioxidantes biodisponiveis, sendo uma forma económica e de fácil acesso para reforçar o nosso estado nutricional.



1- Physiology & Behavior, Volume 149, 1 October 2015, Pages 149–158
2- Eur J Appl Physiol. 2015 Apr 7.



Naturopata Vera Belchior (N.D.)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A versatibilidade de Alfazema (Lavandula angustifolia)

A Alfazema (Lavandula angustifolia) é dos óleos essenciais mais versáteis que dispomos. A associação mais comum a este óleo é para efeitos de relaxamento, mas também pode ser utilizado para limpar feridas, nódoas negras e irritações cutâneas. A sua fragrância é calmante, relaxante e equilibradora tanto psicologicamente como emocionalmente. Seguem algumas aplicações práticas do óleo essencial: Calmante Esfregue 2-3 gotas de óleo de alfazema nas palmas da mãos e depois inale profundamente três vezes.  Depois esfregue o óleo nos pés, nas têmporas e nos pulsos. Picada de Abelha ou outro insecto Coloque uma gota de óleo de Alfazema na zona afectada para parar a comichão e reduzir o edema. Pequenas Queimaduras Coloque 2-3 gotas de óleo de Alfazema numa pequena queimadura para diminuir a dor e a vermelhidão. Cortes Coloque óleo de Alfazema no corte para parar o sangue, limpar a ferida e matar as bactérias. Eczema / Dermatites Misture algumas gotas de ó...

Maca - Lepidium meyenii

Imagem retirada do Google Quanto mais avançamos tecnologicamente, mais se descobre que a natureza com toda a sua pureza e simplicidade fornece-nos tudo o que necessitamos para termos saúde em todos os níveis. Um exemplo disso é a Maca peruana, que apesar de conhecida e muito utilizada pelos povos antigos, só há poucos anos é que começou a ser reconhecida pelas suas propriedades medicinais. É verdade que a ciência nos ajuda muito a validar o conhecimento empírico, mas é verdadeiramente magnifico observar que praticamente todo o conhecimento empírico relacionado com as plantas medicinais tem vindo a ser comprovado cientificamente dia após dia...conhecimento que o povo adquiriu pela experiência, pela tradição...mas nós, somos mais finos...precisamos que a ciência nos dê o O.K. - o.k., aqui utilizei um pouco de ironia! Pois, é verdade que a ciência nos trás muitos benefícios, mas não nos podemos entregar 100% a ela porque o que é uma verdade cientifica hoje amanhã já não o é. O ta...

E as suas Fezes, como são? - Do you know your stool?

Para alguns um alívio, para outros uma saga dolorosa. Seja uma hora fácil ou difícil, é certo que nem todos gostam de olhar para as próprias fezes. Entretanto, respirar fundo e encarar o bolo fecal pode dizer muito sobre a sua saúde - afinal, ele é o resultado de tudo o que come. Essa necessidade básica indica como está a saúde de todo o sistema digestivo e ainda dá pistas sobre a qualidade da sua alimentação. Já que prevenir é o melhor remédio, veja o que merece atenção na observação das suas fezes e o seu significado. **Cor As fezes normalmente tem cor castanha de diferentes tonalidades. As variações de cores ocorrem conforme o tipo dos alimentos, a quantidade de bile produzida pelo fígado que irá digerir as gorduras, e eventualmente alguma doença. - As fezes enegrecidas - chamadas "borra de café" - sinalizam sangramento do aparelho digestivo, em geral do estômago, - As fezes avermelhadas acusam um sangramento do intestino grosso ou mesmo na região em torno do ...