Avançar para o conteúdo principal

7 Técnicas caseiras para o Alivio de Dores

Costumas sentir dores no corpo que te impedem de fazer o que precisas fazer? Se assim for, precisas de  obter ajuda rapidamente de modo que a tua rotina diária não seja dificultada pela dor constante. De qualquer forma, podes sempre obter alívio das dores musculares ou articulares com a ajuda de técnicas caseiras como as que se seguem.

1. Gengibre e Argila: Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, o gengibre e a argila são óptimos aliados contra as dores no corpo[1]. Além disso, melhoram o fluxo sanguíneo e a circulação. Podes fazer uma decocção de gengibre e beber várias vezes ao dia ou usar gengibre fresco ralado misturado com argila enrolando a mistura num pano de algodão previamente aquecido na água por cerca de um minuto. Deixa arrefecer e de seguida, pressiona-o sobre a área afectada por cerca de 15 minutos. Usando esta compressa todos os dias durante 2 a 3 dias vai aliviar a dor.

2. Duche Frio ou Compressas Frias: Os músculos que são sobrecarregados respondem muito bem a água fria. Ajuda a aliviar os danos causados pelo uso excessivo do músculo. Toma um duche frio para obteres alívio imediato. Podes também usar uma compressa fria para aliviar a rigidez e os músculos doridos. Aplica o frio na área afectada por 30 minutos e sente a diferença.

3. Curcuma ou Açafrão (Curcuma longa): Esta raiz tem propriedades anti-inflamatórias e funciona muito bem como um analgésico natural[2]. Tudo o que precisas fazer é aquecer uma bebida vegetal que substitua o leite em lume brando e adicionar uma colher de chá de açafrão para tratar internamente a área afectada. Também podes fazer um cataplasma usando partes iguais de sal, sumo de limão e açafrão ralado fresco para aplicar às áreas afectadas. Deixa o cataplasma actuar durante meia hora e enxagua com água morna. Podes utilizar duas vezes por dia até que a dor desapareça.

4. Canela: Se te doem as articulações então precisas de canela para obter alívio. É frequentemente utilizada como um remédio natural para a artrite devido à suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias[3]. Beber uma chávena de bebida vegetal quente misturada com meia colher de chá de canela em pó e uma colher de sopa de mel, todos os dias de manhã é uma óptima maneira de aliviares a dor nas articulações.

5. Pimenta de Caiena: Óptimo remédio para as dores musculares devido ás suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas[4]. Ajuda assim, a reduzir a inflamação e a rigidez. Para sentires alivio, aplica a mistura feita com uma colher de chá de pimenta de Caiena em pó com 2 colheres de sopa de azeite na área afectada e deixa actuar durante a noite, enrolando com uma compressa. Repete durante 2 a 3 dias. Usa este pimenta também nos cozinhados diariamente.

6. Alecrim: Podes utilizar esta planta tanto na forma seca como fresca para obteres alívio das dores musculares. O alecrim contêm princípios activos anti-inflamatórios que ajudam a acalmar os tecidos musculares inflamados e a reduzir a dor. Uma maneira de utilizar o alecrim é ferver 85g da planta seca para 1,5l de água. Depois de removê-lo do lume, deixa-o em infusão por 20 minutos. Mergulhe as áreas que te doem com a decocção durante cerca de 15 minutos e repete 2 a 3 vezes por dia até que a dor desapareça.

7. Banana: Fruta rica em potássio, mineral que o corpo precisa para ter músculos fortes e saudáveis[5]. Também previne cãibras e fadiga. A fraqueza muscular pode ser causada por deficiência de potássio e é por isso que a deves adicionar à tua rotina diária. Comer uma banana ou fazer um batido de banana todas as manhãs ao pequeno almoço dá-te uma boa dose de potássio e cálcio que o teu corpo precisa e que o ajuda a eliminar a dor.




[1] http://umm.edu/health/medical/altmed/herb/ginger
[2] http://umm.edu/health/medical/altmed/herb/turmeric
[3] http://www.academia.edu/1889013/Pharmacological_Properties_of_Herbal_Oil_Extracts_Used_In_Iranian_Traditional_Medicine
[4] http://umm.edu/health/medical/altmed/herb/cayenne
[5] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3499889

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Maca - Lepidium meyenii

Imagem retirada do Google Quanto mais avançamos tecnologicamente, mais se descobre que a natureza com toda a sua pureza e simplicidade fornece-nos tudo o que necessitamos para termos saúde em todos os níveis. Um exemplo disso é a Maca peruana, que apesar de conhecida e muito utilizada pelos povos antigos, só há poucos anos é que começou a ser reconhecida pelas suas propriedades medicinais. É verdade que a ciência nos ajuda muito a validar o conhecimento empírico, mas é verdadeiramente magnifico observar que praticamente todo o conhecimento empírico relacionado com as plantas medicinais tem vindo a ser comprovado cientificamente dia após dia...conhecimento que o povo adquiriu pela experiência, pela tradição...mas nós, somos mais finos...precisamos que a ciência nos dê o O.K. - o.k., aqui utilizei um pouco de ironia! Pois, é verdade que a ciência nos trás muitos benefícios, mas não nos podemos entregar 100% a ela porque o que é uma verdade cientifica hoje amanhã já não o é. O ta...

A versatibilidade de Alfazema (Lavandula angustifolia)

A Alfazema (Lavandula angustifolia) é dos óleos essenciais mais versáteis que dispomos. A associação mais comum a este óleo é para efeitos de relaxamento, mas também pode ser utilizado para limpar feridas, nódoas negras e irritações cutâneas. A sua fragrância é calmante, relaxante e equilibradora tanto psicologicamente como emocionalmente. Seguem algumas aplicações práticas do óleo essencial: Calmante Esfregue 2-3 gotas de óleo de alfazema nas palmas da mãos e depois inale profundamente três vezes.  Depois esfregue o óleo nos pés, nas têmporas e nos pulsos. Picada de Abelha ou outro insecto Coloque uma gota de óleo de Alfazema na zona afectada para parar a comichão e reduzir o edema. Pequenas Queimaduras Coloque 2-3 gotas de óleo de Alfazema numa pequena queimadura para diminuir a dor e a vermelhidão. Cortes Coloque óleo de Alfazema no corte para parar o sangue, limpar a ferida e matar as bactérias. Eczema / Dermatites Misture algumas gotas de ó...

Mercúrio presente no marisco e no peixe aumenta risco para Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

Um estudo recente em 518 pessoas constatou que elevados níveis de mercúrio no corpo associado ao consumo de peixe e marisco aumenta o risco de desenvolver a doença de Lou Gehrig (ELA), uma doença neurodegenerativa que leva à paralisia e à morte. Entender os factores de risco da esclerose lateral amiotrófica possibilita-nos realizar alterações no nosso estilo de vida, como por exemplo, evitar o consumo de peixes e moluscos, de forma a prevenir esta doença e diminuir a incidência a longo prazo. Nota de pesquisa:  Pesquisas epidemiológicas como essa podem revelar novos factores comportamentais humanos ou exposições ambientais que nos levam à doença. Estudos a nível da população também podem fornecer uma visão ampla de como a doença se desenvolve em seres humanos que não teria sido prontamente descoberto em estudos animais ou celulares. Stommel E, Chen C, Caller T, et al. Fish consumption, mercury levels, and amyotrophic lateral sclerosis (ALS). Pape...