Avançar para o conteúdo principal

Como Simplificar a Vida - Parte I

Nas consultas de naturopatia é comum dizerem-me que as alterações alimentares que recomendo requerem muito tempo de preparação e que tempo é algo que não dispõem. Então, por norma, dou dicas de como faço em casa para tornar todo o processo de culinária o mais prático, simples e eficiente possível até porque prefiro passar o meu tempo livre a brincar com o meu filho do que na cozinha.

Por exemplo com as leguminosas. Todos nós sabemos que devemos evitar alimentos enlatados porque são mais susceptíveis a bactérias como o Clostridium Botulinum, que se desenvolve em locais sem oxigénio. Latas inchadas são um sinal claro da presença da bactéria, ou melhor da libertação dos gases produzidos por ela. Além disso, normalmente têm uma quantidade demasiado elevada de sódio, pelo que quando não temos mesmo outra alternativa devemos lavá-los muito bem antes de os consumir. Um estudo realizado pelo USDA Nutrient Data Laboratory revelou que lavar os feijões enlatados, reduz o teor de sódio de 9 a 23%.
Mas nada melhor do que cozê-los em casa!

Sempre que tenho algum tempo, meto de molho durante a noite as leguminosas (lentilhas, feijão, grão...) e os cereais (arroz integral e quinoa) para os cozer no dia seguinte, mas como podem ver pelas fotografias, cozinho logo aos quilos, faço literalmente panelonas cheias de leguminosas e cereais!!

Após cozer tudo, lavo muito bem em água corrente e congelo. Como cozinho tudo apenas com água, as leguminosas e os cereais não perdem nenhum sabor, aliás até ficam bem mais saborosos porque lhe retiro grande parte do ácido fítico, que embora seja muito bom para quem faz quimioterapia ou para quem tem muitos metais pesados a circular no sangue, para a maioria das pessoas é de evitar porque inibe, aliás dificulta a absorção do zinco e do ferro, dois nutrientes muito importantes para a saúde do nosso sistema imunitário.

No fim é só separar por porções e congelar. 

Cá por casa consumimos muitas leguminosas e muitos cereais (principalmente o arroz integral), posso afirmar que, apesar de gostarmos bastante, comemos tofu apenas 2 a 3 vezes por semana no máximo, logo ter as leguminosas e os cereais prontos a qualquer hora é indispensável para as coisas fluírem sem stress na minha cozinha. Vale a pena lembrar que o stress provoca, por meio da glândula
suprarrenal, um aumento da produção do cortisol, uma hormona importante que estimula o sistema imunitário e reduz a inflamação, no entanto, quando ela recebe estímulos constantemente, entra em disfunção, provocando dores constantes, cansaço e estados inflamatórios. Este cenário denomina-se fadiga adrenal. Logo tudo o que possamos fazer para estarmos mais stress free é bem vindo e fazer estas preparações além de práticas são saudáveis.

Depois, na altura da confecção, é só dar asas à imaginação ou olhar para dentro do frigorifico e prateleiras para decidir o que fazer para o almoço/jantar.

Por norma faço refeições simples, com poucos ingredientes no mesmo prato mas variadas. 
Acredito que pratos simples são mais saudáveis e permitem-nos saborear por completo os alimentos que fazem parte dele.

Nesta figura do lado esquerdo, podem ver um simples prato com arroz integral basmáti (descongelado durante a noite), cenoura ralada, tofu fumado e coentros.
Salteei num fio de azeite, envolvi, reguei com o sumo de meio limão e comi com uma bela salada de alface, rucúla e espinafres :)

Voilá...Simples mas um belo manjar dos Deuses!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

As tâmaras e o trabalho de parto

Desde os tempos bíblicos, as tâmaras eram consideradas possuidoras de propriedades curativas profundas, mas só agora a ciência vem confirmar o que os nossos antepassados já sabiam.
Um estudo publicado no Journal of Obstetrics and Gynecology em 2011 e intitulado "O efeito do consumo das tâmaras no final da gravidez[i]", apresentou a investigação do efeito do consumo das tâmaras nos parâmetros do trabalho de parto e nos seus resultados. Ao longo de 11 meses na Jordan University of Science and Technology, dois grupos de mulheres foram incluídas num estudo prospectivo onde 69 mulheres consumiram seis tâmaras por dia durante 4 semanas antes da data prevista para o parto, contra 45 mulheres que não consumiram nenhuma. Estas mulheres tinham parâmetros semelhantes por isso não houve diferença significativa na idade gestacional, idade e paridade (o número de vezes que a mulher engravidou) entre os dois grupos.
Os resultados do estudo foram os seguintes:
• Melhoria da dilatação cervical:

Receita: Pudim de Pêra com Canela

Quando o meu filho era mais pequeno e estava a atravessar aquela fase em que simplesmente se alimentam do ar (a anorexia dos 2 anos), eu fazia-lhe esta espécie de pudim com sementes de chia que ele comia e lambia os dedos...ou seja, um êxito! Escusado será dizer que é delicioso tanto para os pequenos como para os grandes...ahhh e nutritivo!!
- A tâmara é rica em proteínas, minerais e vitaminas principalmente a vitamina C. A grande vantagem é que além de ser uma verdadeira doçura, ela é rica em fibras, potássio, cálcio e ferro sendo excelente tanto para crianças como adultos.

- As pêras são ricas em fibras, vitamina A e C com importantes ações antioxidantes.
Também é uma excelente fonte de minerais como o fósforo, cálcio e ainda contém algum ferro.

- A canela auxilia no tratamento de diversas doenças. A canela estimula a salivação e os sucos gástricos, facilitando a digestão como tal, ajuda em casos de aerofagia, digestões difíceis a acidez estomacal.


Ingredientes

- 7 colheres de sopa de …

O que deves saber para agilizar as constipações e a tosse nos bebés.

A cada ano, centenas de bebés e crianças sofrem de constipações e tosse, principalmente devido ao seu sistema imunitário ainda imaturo.

É muito fácil identificarmos os sintomas de constipação e tosse nas nossas crianças. Começam logo a ficar com o nariz congestionado, com muita ranhoca (corrimento nasal), febre baixa, tosse, perda de apetite, irritabilidade e dificuldade em dormir. Qual a mãe, pai ou outro educador que não reconhece o desafio que é cuidar de uma criança doente? A natureza delas é de felicidade, alegria e brincadeira...de repente sentem-se mal apresentando alguma dificuldade em compreender claramente aquilo que estão a sentir, como tal, o nosso papel é orientá-las e ajuda-las a sentirem-se o melhor possível no menor espaço de tempo.

Como sou a favor da posição da American Academy of Pediatrics a qual desaconselha dar medicamentos para a tosse e constipações a crianças menores de 6 anos devido aos potenciais efeitos colaterais desses medicamentos, opto, sempre que poss…