Avançar para o conteúdo principal

O que deves saber para agilizar as constipações e a tosse nos bebés.


A cada ano, centenas de bebés e crianças sofrem de constipações e tosse, principalmente devido ao seu sistema imunitário ainda imaturo.

É muito fácil identificarmos os sintomas de constipação e tosse nas nossas crianças. Começam logo a ficar com o nariz congestionado, com muita ranhoca (corrimento nasal), febre baixa, tosse, perda de apetite, irritabilidade e dificuldade em dormir. Qual a mãe, pai ou outro educador que não reconhece o desafio que é cuidar de uma criança doente? A natureza delas é de felicidade, alegria e brincadeira...de repente sentem-se mal apresentando alguma dificuldade em compreender claramente aquilo que estão a sentir, como tal, o nosso papel é orientá-las e ajuda-las a sentirem-se o melhor possível no menor espaço de tempo.

Como sou a favor da posição da American Academy of Pediatrics a qual desaconselha dar medicamentos para a tosse e constipações a crianças menores de 6 anos devido aos potenciais efeitos colaterais desses medicamentos, opto, sempre que possível e de forma responsável, por métodos naturopáticos que facilitem o processo pelo qual o meu filho possa estar a passar.
A grande vantagem é que estes métodos tradicionais além de nutrirem a criança também lhe aliviam os sintomas e fortalecem o sistema imunitário.

No entanto, certifica-te de contactar o profissional de saúde do teu filh@ caso a febre dure mais de 3 ou 4 dias ou se os outros sintomas durarem mais de uma semana. Se o bebé tiver 3 meses ou menos e se apresentar febre deves procurar de imediato apoio profissional.

Quero apenas deixar aqui uma nota em relação à febre. A febre é um dos sinais mais evidentes de que o organismo encontrou algo desconhecido. Quando o corpo aquece há libertação de substâncias responsáveis por acelerar o metabolismo através de processos inflamatórios, que melhoram a actuação das células de defesa do organismo contra fungos, bactérias e vírus.

Funciona assim: durante as infecções, o sistema imunitário interactua com o hipotálamo. Um aumento de 1ºC corresponde a um aumento de 10% das reacções de defesa, sendo que alguns microorganismos infecciosos morrem a partir dos 38,8ºC. Logo, se suprimirmos a febre com antipiréticos como o benuron®, além de atrasarmos o processo de recuperação também estamos a desactivar os mecanismos de protecção intrínsecos. Compreendo que por vezes assusta, mas lembra-te que o medo que tens da febre foi-te transmitido de geração em geração, é quase como que uma “herança cultural”. Lembra-te também que as convulsões febris dão-se normalmente por um aumento brusco da temperatura corporal que geralmente ocorre quando se tomam antipiréticos, onde assim que passa o efeito a temperatura dispara. Aqui não devemos ser extremistas, nem oito nem oitenta, ou seja, até determinada temperatura e de acordo com aquilo que observas no teu filho, deixa que sejam as suas defesas a reagirem, claro que sempre observado por perto.



Aqui estão alguns dos remédios caseiros que uso para constipações e tosses com resultados incríveis



Limão: O limão possui propriedades antibacterianas e anti-inflamatórios que ajudam a reduzir sintomas como dor de garganta, coriza e tosse, auxiliando o organismo na luta contra gripes e constipações.
Proposta de uso: Coloca o sumo e as cascas de 4 limões com 1 colher de sopa de gengibre ralado numa panela. Cobre com água a ferver todos os ingredientes e deixa em infusão 10 minutos. Coa o líquido e dilui numa quantidade igual de água morna acrescentando mel biológico a gosto (mas sem exageros).

Dá ao teu filho a beber algumas vezes por dia. Nota: Para os bebés com menos de 1 ano, troca o mel por extracto ou folhas de Stevia para adoçar e facilitar a toma.


Caldo de legumes: O caldo de legumes quente é uma óptima opção quando estão constipadas ou com tosse. O caldo de legumes é leve, nutritivo e ajuda a aliviar o congestionamento. Os antioxidantes presentes acelerem o processo de recuperação.
Escolhe legumes biológicos que sejam doces, como a cenoura, a beterraba e a batata-doce, deixa cozer durante mais ou menos 40 minutos em lume brando, coa e serve ao teu filho 2 a 3 vezes por dia.


Laranjas: A vitamina C presente nas laranjas e noutros citrinos ajuda a aumentar a produção de
glóbulos brancos que combatem os agentes patogénicos, agilizando os sintomas, como a tosse, a dor de garganta e a coriza.
Para crianças a partir dos 2 anos podes oferecer 1 a 2 copos de sumo de laranja com cenoura diariamente e também laranjas aos pedaços para irem chupando. Para as crianças com menos de 2 anos deves diluir o sumo de laranja numa quantidade igual de água morna e dar a beber em intervalos regulares.


Mel: O mel tem propriedades antibacterianas, antioxidantes e imuno-estimulantes que ajudam a agilizar a tosse, alivia a dor de garganta e mata as bactérias que causam a infecção.
Proposta de uso: Mistura 1 colher de chá de mel biológico com 1 colher de chá de sumo de limão num copo de água morna e oferece ao teu filho a cada poucas horas para alívio da tosse seca e redução da dor no peito. Nota: Nunca dar mel a bebés com menos de 1 ano, pois contém bactérias que podem causar o botulismo infantil.


Gengibre: O Gengibre contém inúmeras propriedades medicinais destacando-se o seu efeito anti-inflamatório, antibacteriano, imuno-estimulante, antiviral e antitússico. Ao mesmo tempo é sudorífico, ou seja, induz a transpiração que por sua vez alivia a febre ligeira.
Proposta de uso: Coloca 6 chávenas de água com ½ chávena de gengibre em fatias finas e 1 pau de canela numa panela. Deixa cozinhar em lume brando durante 20 minutos e depois coa.

Adiciona mel ou umas gotas de Stevia e oferece ao teu filho várias vezes ao dia. Para os bebés menores de 1 ano, deve-se diluir o líquido em água morna antes de oferecer e não se adiciona mel.


Leite Materno: O leite materno é importante para as crianças, especialmente quando estão doentes porque fornece um equilíbrio único de nutrientes que ajuda a combater infecções e a recuperar rapidamente.


Fluidos: Certifica-te que dás ao teu filh@ muito fluidos para evitar a desidratação. Uma boa hidratação ajuda a eliminar as secreções do corpo, tornando mais fácil a expulsão dos germes e a reduzir o congestionamento.
Oferece água morna, sumo naturais de fruta/legumes, caldos e cremes de vegetais em intervalos regulares.

Dicas Adicionais


• Abre uma pequena fresta da janela do quarto do teu filho para humidificar a divisão, circular o ar e reduzir a dificuldade respiratória.

• Faz vapores com soro fisiológico para manter as vias aéreas lubrificadas.

• Eleva a cabeceira da cama com um travesseiro extra à noite para que o muco possa drenar.






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mercúrio presente no marisco e no peixe aumenta risco para Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

Um estudo recente em 518 pessoas constatou que elevados níveis de mercúrio no corpo associado ao consumo de peixe e marisco aumenta o risco de desenvolver a doença de Lou Gehrig (ELA), uma doença neurodegenerativa que leva à paralisia e à morte. Entender os factores de risco da esclerose lateral amiotrófica possibilita-nos realizar alterações no nosso estilo de vida, como por exemplo, evitar o consumo de peixes e moluscos, de forma a prevenir esta doença e diminuir a incidência a longo prazo. Nota de pesquisa:  Pesquisas epidemiológicas como essa podem revelar novos factores comportamentais humanos ou exposições ambientais que nos levam à doença. Estudos a nível da população também podem fornecer uma visão ampla de como a doença se desenvolve em seres humanos que não teria sido prontamente descoberto em estudos animais ou celulares. Stommel E, Chen C, Caller T, et al. Fish consumption, mercury levels, and amyotrophic lateral sclerosis (ALS). Paper pr

O que levas para comer na Praia?!?

Que a praia abre o apetite já todos nós sabemos mas e que tal pôr a boa da bola de berlim (cheia de açúcar e gorduras trans que inflamam as células do nosso corpo) de lado e substitui-la por snacks saudáveis, nutritivos e de fácil assimilação?!? Deixo-vos a sugestão do snack que levámos hoje para a praia: Agora vamos escrutinar os ingredientes... - A boa da Laranja (se for algarvia então...) : Todos nós conhecemos a laranja pela sua riqueza em vitamina C, mas ela oferece um leque bem maior de nutrientes que vão além desta vitamina. É nutricionalmente rica em ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro, além de fibras, pectinas e flavonóides que aumentam o seu valor nutritivo. Depois de tudo isso, ainda é super antioxidante. Possui 170 diferentes tipos de fitoquímicos, incluindo mais de 60 flavonóides com propriedades anti-inflamatórias, anti-tumorais e que inibem a formação de coágulos sanguíneos. Como consequência é extremamente útil para quem quer controlar

Queres aprender a fazer uma Tintura de Gengibre?

Os benefícios do Gengibre já são há muito tempo conhecidos e cada vez mais estudados. Servem para inúmeras situações de doença com resultados extraordinários. Aqui, vou-te ensinar a fazer uma tintura de gengibre para que tenhas sempre esta incrivel raíz pronta a tomar em qualquer ocasião mas antes, espreita apenas alguns dos seus principais efeitos medicinais: Anti-Fungico – O Gengibre tem propriedades anti-fúngicas proeminentes contra uma vasta gama de fungos. Mycoses.  2003 Feb;46(1-2):29-37. Cancro - Vários estudos têm demonstrado a capacidade do gengibre para combater inúmeros tipos de células cancerígenas, incluindo da mama, cólon, pâncreas, próstata e cancro da pele. Pharmazie. 2008 Oct;63(10):774-6. Chem Biol Interact. 2009 Sep 14;181(1):77-84. doi: 10.1016/j.cbi.2009.05.012. Epub 2009 May 27. Mol Nutr Food Res. 2007 Dec;51(12):1492-502. Yonsei Med J. 2006 Oct 31;47(5):688-97. Gingerol inhibits metastasis of MDA-MB-231 human breast cancer cells Prevenção d