Avançar para o conteúdo principal

Bebés e Crianças Vegetarianas: Será mesmo saudável?

A ciência mostra conclusivamente que uma dieta vegetariana ajuda a evitar a obesidade, as doenças cardíacas, o cancro e outras condições. Mas uma nova lei proposta na Itália argumenta que, sem produtos de origem animal, as crianças não podem crescer de forma saudável. Esta iniciativa não é nova mas desta vez ganhou mais voz nos quatro cantos do mundo (curiosamente em Itália parecem nem sequer fazer caso disso) quando uma deputada italiana achou que devia impedir os pais de fornecer uma dieta vegetariana aos filhos.

"esta lei, se aprovada, fará com que os pais que alimentem os seus filhos até aos 16 anos com uma dieta considerada "inadequada" (leia-se: vegetariana) sejam punidos com uma pena de prisão que pode ir de um a seis anos".


Será mesmo verdade? A ciência diz o contrário.

Uma dieta vegetariana bem planeada e suplementada com vitamina B12 oferece todos os nutrientes necessários em todas as fases da infância, desde o nascimento até à adolescência. As crianças que consomem dietas vegetarianas nutritivas não só crescem fortes e saudáveis, como também vêem diminuído o risco de desenvolver obesidade, colesterol elevado, hipertensão, doenças cardíacas e diabetes tipo 2.


Factos que provam que as dietas à base de plantas apoiam o crescimento saudável das crianças:

1. Os peritos confirmam que as dietas vegetarianas são seguras em todas as fases da vida: A American Dietetic Association afirma[1] que as dietas vegetarianas bem planeadas e suplementadas com vitamina B12 "são apropriadas para todas as fases do ciclo de vida, incluindo a infância e adolescência." O grupo cita evidências mostrando que as pessoas que seguem dietas vegetarianas têm menores níveis de colesterol, pressão arterial e taxas mais baixas de doença cardíaca e diabetes tipo 2 do que os não vegetarianos.

www.andjrnl.org/article/S0002-8223(09)00700-7/abstract

A Academy of Pediatrics concorda[2]: "Bem planeada, os padrões alimentares vegetarianos e veganos são saudáveis para crianças e bebés."

2. A maioria das dietas das crianças são severamente deficientes em fruta e vegetais: Não são os produtos de origem animal que estão em falta nas dietas da maioria das crianças. São as frutas, os legumes, os cereais integrais e outros alimentos que têm efeitos protectores contra os maiores assassinos do mundo, incluindo as doenças cardíacas (1ª causa de morte em Portugal).
A maioria das crianças consome em excesso gordura saturada que entope as artérias e que é encontrado principalmente nos produtos lácteos e na carne[3].

3. Muitas crianças já têm factores de risco para doenças cardíacas: Um estudo[i] recente descobriu que 40% das crianças, com idades entre 6 e os 11 anos, já têm níveis elevados de colesterol e as taxas de hipertensão arterial[ii] também são cada vez mais comuns nas crianças. Mais ainda, 1 em cada 3 crianças americanas[iii] e italianas[iv], têm excesso de peso ou são obesos, fazendo os riscos aumentarem. Cerca de 70% das crianças obesas têm um ou mais factores de risco para doença cardiovascular.
A doença cardiovascular é a principal causa de morte nos Estados Unidos e em Itália[v] (E em Portugal também), onde as doenças do coração são responsáveis ​​por 30% de todas as mortes.

No entanto, a alimentação vegetariana é praticamente isenta de colesterol e pobre em gordura saturada (quando bem estruturada). Os estudos têm demonstrado que a alimentação vegetariana pode ajudar a prevenir, reverter e travar[vi] as doenças cardíacas nos adultos. Um estudo da Cleveland Clinic lançado no ano passado mostrou que as dietas vegetarianas têm efeitos semelhantes[vii] nas crianças com excesso de peso. As crianças no grupo vegetariano reduziram os níveis de pressão arterial e colesterol, diminuíram de peso e baixaram a sensibilidade a dois biomarcadores para a doença cardiovascular.

4. Os índices de diabetes Tipo 2 estão a aumentar em todo o mundo: Entre 2000 e 2009, a prevalência de diabetes tipo 2 disparou[viii] em mais de 30% nas crianças americanas. Crianças com diabetes tipo 2 enfrentam um maior risco de complicações graves, como insuficiência renal, ataque cardíaco e acidente vascular cerebral. Se nada mudar, as projecções mostram que 1 em cada 3 crianças irá desenvolver diabetes tipo 2 em algum momento das suas vidas. A nível global, a história é semelhante. As taxas de diabetes em todo o mundo têm disparado[ix] de 108 milhões em 1980 para 422 milhões em 2014.

Mas os estudos mostram que as pessoas que consomem dietas à base de plantas têm um menor risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Por tanto, voltando ao inicio do artigo, para se considerar crime um pai alimentar uma criança com base numa dieta vegetariana equilibrada, também se terá de penalizar todos os outros pais que têm filhos obesos, com síndrome metabólico desde tenra idade e que lhes oferecem diariamente alimentos comprovadamente nocivos para a saúde. E vou mais além...se é para penalizar os pais de crianças vegetarianas e obesas também temos que penalizar o estado por oferecer às crianças alimentos prejudicais e inibidores de muitos nutrientes nas escolas, incluindo batatas frita, doces, bolos, gelados, gelatinas, leite, bolachas e por aí fora!! Acho muito bem que penalizem os tutores das crianças quando estes não lhes oferecem as condições para que estas cresçam com saúde, tanto física como psicológica, mas que seja uma medida transversal a todos os sectores e tipos de alimentação porque sim, da mesma maneira que há crianças que consomem animais que sofrem de deficiências nutricionais também os há nos vegetarianos claro...mas o problema não passa pelo tipo de alimentação que a criança recebe e sim pelo equilibro nutricional que pode estar tanto presente como ausente em QUALQUER regime alimentar.


Artigo original: www.pcrm.org/nbBlog/four-ways-vegan-diets-can-benefit-kids


[i] http://health.usnews.com/health-news/articles/2015/03/17/kids-bad-diets-may-mean-worse-health-as-adults
[ii] http://newsroom.heart.org/news/elevated-blood-pressure-increasing-among-children-adolescents
[iii]www.heart.org/HEARTORG/HealthyLiving/HealthyKids/ChildhoodObesity/Overweight-in-Children_UCM_304054_Article.jsp#.V636YpMrLEZ
[iv] www.oecd.org/els/health-systems/obesityandtheeconomicsofpreventionfitnotfat-italykeyfacts.htm
[v] www.istat.it/en/archive/140877
[vi] www.pcrm.org/health/heart
[vii] www.pcrm.org/health/medNews/plant-based-diets-lower-risk-of-heart-disease-in
[viii] www.usatoday.com/story/news/nation/2014/05/03/diabetes-rises-in-kids/8604213
[ix] www.who.int/mediacentre/factsheets/fs312/en


[3] www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/top-food-sources-of-saturated-fat-in-the-us


[1] www.andjrnl.org/article/S0002-8223(09)00700-7/abstract
[2] www.eatright.org/resource/food/nutrition/vegetarian-and-special-diets/feeding-vegetarian-and-vegan-infants-and-toddlers

Comentários

Mel disse…
O mais irónico de tudo (para além de falta de informação) é que esse projecto "preocupa-se" tanto que um determinado tipo de alimentação faça mal às crianças mas, ao mesmo tempo, penaliza os pais com uma pena de prisão, o que os separará, obviamente, dos filhos menores. Nutrir os filhos sem crueldade animal não pode, mas deixá-los sem pais está na boa :)

Mensagens populares deste blogue

Mercúrio presente no marisco e no peixe aumenta risco para Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

Um estudo recente em 518 pessoas constatou que elevados níveis de mercúrio no corpo associado ao consumo de peixe e marisco aumenta o risco de desenvolver a doença de Lou Gehrig (ELA), uma doença neurodegenerativa que leva à paralisia e à morte. Entender os factores de risco da esclerose lateral amiotrófica possibilita-nos realizar alterações no nosso estilo de vida, como por exemplo, evitar o consumo de peixes e moluscos, de forma a prevenir esta doença e diminuir a incidência a longo prazo. Nota de pesquisa:  Pesquisas epidemiológicas como essa podem revelar novos factores comportamentais humanos ou exposições ambientais que nos levam à doença. Estudos a nível da população também podem fornecer uma visão ampla de como a doença se desenvolve em seres humanos que não teria sido prontamente descoberto em estudos animais ou celulares. Stommel E, Chen C, Caller T, et al. Fish consumption, mercury levels, and amyotrophic lateral sclerosis (ALS). Paper pr

O que levas para comer na Praia?!?

Que a praia abre o apetite já todos nós sabemos mas e que tal pôr a boa da bola de berlim (cheia de açúcar e gorduras trans que inflamam as células do nosso corpo) de lado e substitui-la por snacks saudáveis, nutritivos e de fácil assimilação?!? Deixo-vos a sugestão do snack que levámos hoje para a praia: Agora vamos escrutinar os ingredientes... - A boa da Laranja (se for algarvia então...) : Todos nós conhecemos a laranja pela sua riqueza em vitamina C, mas ela oferece um leque bem maior de nutrientes que vão além desta vitamina. É nutricionalmente rica em ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro, além de fibras, pectinas e flavonóides que aumentam o seu valor nutritivo. Depois de tudo isso, ainda é super antioxidante. Possui 170 diferentes tipos de fitoquímicos, incluindo mais de 60 flavonóides com propriedades anti-inflamatórias, anti-tumorais e que inibem a formação de coágulos sanguíneos. Como consequência é extremamente útil para quem quer controlar

Queres aprender a fazer uma Tintura de Gengibre?

Os benefícios do Gengibre já são há muito tempo conhecidos e cada vez mais estudados. Servem para inúmeras situações de doença com resultados extraordinários. Aqui, vou-te ensinar a fazer uma tintura de gengibre para que tenhas sempre esta incrivel raíz pronta a tomar em qualquer ocasião mas antes, espreita apenas alguns dos seus principais efeitos medicinais: Anti-Fungico – O Gengibre tem propriedades anti-fúngicas proeminentes contra uma vasta gama de fungos. Mycoses.  2003 Feb;46(1-2):29-37. Cancro - Vários estudos têm demonstrado a capacidade do gengibre para combater inúmeros tipos de células cancerígenas, incluindo da mama, cólon, pâncreas, próstata e cancro da pele. Pharmazie. 2008 Oct;63(10):774-6. Chem Biol Interact. 2009 Sep 14;181(1):77-84. doi: 10.1016/j.cbi.2009.05.012. Epub 2009 May 27. Mol Nutr Food Res. 2007 Dec;51(12):1492-502. Yonsei Med J. 2006 Oct 31;47(5):688-97. Gingerol inhibits metastasis of MDA-MB-231 human breast cancer cells Prevenção d