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O que levas para comer na Praia?!?

Que a praia abre o apetite já todos nós sabemos mas e que tal pôr a boa da bola de berlim (cheia de açúcar e gorduras trans que inflamam as células do nosso corpo) de lado e substitui-la por snacks saudáveis, nutritivos e de fácil assimilação?!?

Deixo-vos a sugestão do snack que levámos hoje para a praia:
Agora vamos escrutinar os ingredientes...

- A boa da Laranja (se for algarvia então...): Todos nós conhecemos a laranja pela sua riqueza em vitamina C, mas ela oferece um leque bem maior de nutrientes que vão além desta vitamina. É nutricionalmente rica em ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro, além de fibras, pectinas e flavonóides que aumentam o seu valor nutritivo.
Depois de tudo isso, ainda é super antioxidante. Possui 170 diferentes tipos de fitoquímicos, incluindo mais de 60 flavonóides com propriedades anti-inflamatórias, anti-tumorais e que inibem a formação de coágulos sanguíneos. Como consequência é extremamente útil para quem quer controlar os níveis de colesterol, neste caso consumida em jejum.
Ajuda a melhorar problemas a nível gastrointestinal, reforça as defesas do organismo na prevenção de gripes e infecções, estimula o sistema circulatório, enfim...tem um leque de aplicações terapêuticas muito grande.

- Beterrabas: ricas em ácido fólico, manganês, potássio e vitamina C, são uma excelente fonte de nutrientes e uma óptima opção para grávidas.
Cruas, as beterrabas contêm um principio activo chamado betaína, que reduz vários tipos de inflamações no organismo, ou seja, ajuda a proteger dos efeitos do envelhecimento.
Por sua vez, a fibra encontrada na beterraba parece aumentar a capacidade do corpo para detectar e remover células anormais antes que se tornem cancerígenas. Contém ainda fitonutrientes como as proantocianidinas que além de lhe darem a cor vermelha também têm um grande potencial anti-cancerígeno.

- Cenouras: Com este super alimento cor de laranja podes obter vitamina A e muitos outros nutrientes benéficos para a saúde, resultando numa pele mais bonita e na prevenção do envelhecimento.
Estudos têm demonstrado que a cenoura reduz o risco do cancro do pulmão, da mama e do cólon. Pesquisadores descobriram que contem falcarinol e falcarindiol, um pesticida natural, produzido pela cenoura que protege as suas raízes de doenças fúngicas. As cenouras são uma das fontes mais comuns deste composto. Um outro estudo demonstrou que os ratos que comiam cenouras apresentavam menos 1/3 de vir a sofrer de cancro.

Deficiências de vitamina A causam secura de pele, cabelo e unhas. A vitamina A previne a formação precoce de rugas, acne, pele seca, pigmentação, manchas e tom de pele irregular.
São também conhecidas por prevenir infecções. O consumo regular de cenouras também reduz os níveis de colesterol, porque as fibras solúveis ligam-se aos ácidos biliares.


- Os frutos secos: têm uma quantidade extraordinária de proteínas, vitaminas e minerais. Estas incluem vitamina B1, B5, B9, B2, ácido nicotínico, vitamina E, B6, ferro, zinco, magnésio, fósforo, selénio e cobre.

Sem exagerar no seu consumo, os frutos secos são muito nutritivos devido à sua densidade de nutrientes e são um excelente snack para qualquer hora do dia!!

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- 2 chávenas de farinha de trigo sarraceno - 3 colheres de chá de fermento - 5 colheres de chá de canela em pó - 5 cenouras raladas - 1/2 chávena de coco ralado - 1/2 chávena de nozes raladas - 300g de tâmaras trituradas - 1/2 chávena de bebida vegetal (usei de arroz e soja do aldi) - 2 colheres café de baunilha

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