Avançar para o conteúdo principal

Antioxidantes e Alergias Infantis



Investigadores de Medicina Ambiental do Sweden's Karolinska Institute confirmaram que a ingestão de antioxidantes entre as crianças reduz o risco de alergias.


Os investigadores estudaram as dietas comparando-as com a incidência de alergias entre 2,422 crianças Suecas com 8 anos de idade. Amostras de sangue foram analizadas juntamente com a dieta, reunidas por meio de questionários feitos aos pais das crianças.

Os investigadores compararam a ingestão de antioxidantes com a sensibilidade a alergias, incluindo a incidência de rinite alergica e asma.

O estudo concluiu que as crianças que consumiam elevados níveis de beta-carotenos tinham um terço a menos de incidência de rinite alérgica. Também concluíram que o elevado consumo de magnésio resultava numa incidência inferior de mais de um terço na asma.

Este não é o primeiro estudo que relaciona um baixo consumo de antioxidantes com alergias entre crianças. Num extensa revisão de pesquisas da Italy's University of Verona, os investigadores descobriram que um elevado consumo de frutas e vegetais entre grávidas e os seus filhos durante a infância estava relacionado com uma significativa baixa incidência de pieira e asma.

Concluíram que os alimentos que continham elevados níveis de vitamina C e selénio reduz o risco de pieira, e os seus níveis séricos também foram associados com chiado a menos. Os investigadores também indicaram que o défice de zinco e carotenoide (como o beta-caroteno) nas mães aumenta o risco de asma e alergias nos filhos.

Outro estudo realizado por investigadores suecos em 2009, concluiu que dar um multivitaminico a crianças até aos 4 anos reduz a incidência de alergias em cerca de 40%. Este estudo seguiu 2,423 crianças suecas, e também mediu os seus níveis de IgE específicos para alergias.

Interessantemente, no entanto, este estudo demonstrou uma relação muito pequena entre o multivitaminas usado em crianças com 8 anos com alergias já activas.

As evidências que relacionam alergias e asma a dietas nas crianças está a aumentar. É óbvio que não é a única causa, existem factores como o sistema imunitário e digestivo que também são criticos.


REFERENCIAS
  • Rosenlund H, Magnusson J, Kull I, Håkansson N, Wolk A, Pershagen G, Wickman M, Bergström A.Antioxidant intake and allergic disease in children. Clin Exp Allergy. 2012 Oct;42(10):1491-500.
  • Peroni DG, Bonomo B, Casarotto S, Boner AL, Piacentini GL. How changes in nutrition have influenced the development of allergic diseases in childhood. Ital J Pediatr. 2012 May 31;38:22.
  • Marmsjö K, Rosenlund H, Kull I, Håkansson N, Wickman M, Pershagen G, Bergström A. Use of multivitamin supplements in relation to allergic disease in 8-y-old children. Am J Clin Nutr. 2009 Dec;90(6):1693-8.u
  • Adams C. Asthma Solved Naturally: The Surprising Underlying Causes and Hundreds of Natural Strategies to Beat Asthma. Logical Books, 2011.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A versatibilidade de Alfazema (Lavandula angustifolia)

A Alfazema (Lavandula angustifolia) é dos óleos essenciais mais versáteis que dispomos. A associação mais comum a este óleo é para efeitos de relaxamento, mas também pode ser utilizado para limpar feridas, nódoas negras e irritações cutâneas. A sua fragrância é calmante, relaxante e equilibradora tanto psicologicamente como emocionalmente. Seguem algumas aplicações práticas do óleo essencial: Calmante Esfregue 2-3 gotas de óleo de alfazema nas palmas da mãos e depois inale profundamente três vezes.  Depois esfregue o óleo nos pés, nas têmporas e nos pulsos. Picada de Abelha ou outro insecto Coloque uma gota de óleo de Alfazema na zona afectada para parar a comichão e reduzir o edema. Pequenas Queimaduras Coloque 2-3 gotas de óleo de Alfazema numa pequena queimadura para diminuir a dor e a vermelhidão. Cortes Coloque óleo de Alfazema no corte para parar o sangue, limpar a ferida e matar as bactérias. Eczema / Dermatites Misture algumas gotas de ó...

Maca - Lepidium meyenii

Imagem retirada do Google Quanto mais avançamos tecnologicamente, mais se descobre que a natureza com toda a sua pureza e simplicidade fornece-nos tudo o que necessitamos para termos saúde em todos os níveis. Um exemplo disso é a Maca peruana, que apesar de conhecida e muito utilizada pelos povos antigos, só há poucos anos é que começou a ser reconhecida pelas suas propriedades medicinais. É verdade que a ciência nos ajuda muito a validar o conhecimento empírico, mas é verdadeiramente magnifico observar que praticamente todo o conhecimento empírico relacionado com as plantas medicinais tem vindo a ser comprovado cientificamente dia após dia...conhecimento que o povo adquiriu pela experiência, pela tradição...mas nós, somos mais finos...precisamos que a ciência nos dê o O.K. - o.k., aqui utilizei um pouco de ironia! Pois, é verdade que a ciência nos trás muitos benefícios, mas não nos podemos entregar 100% a ela porque o que é uma verdade cientifica hoje amanhã já não o é. O ta...

E as suas Fezes, como são? - Do you know your stool?

Para alguns um alívio, para outros uma saga dolorosa. Seja uma hora fácil ou difícil, é certo que nem todos gostam de olhar para as próprias fezes. Entretanto, respirar fundo e encarar o bolo fecal pode dizer muito sobre a sua saúde - afinal, ele é o resultado de tudo o que come. Essa necessidade básica indica como está a saúde de todo o sistema digestivo e ainda dá pistas sobre a qualidade da sua alimentação. Já que prevenir é o melhor remédio, veja o que merece atenção na observação das suas fezes e o seu significado. **Cor As fezes normalmente tem cor castanha de diferentes tonalidades. As variações de cores ocorrem conforme o tipo dos alimentos, a quantidade de bile produzida pelo fígado que irá digerir as gorduras, e eventualmente alguma doença. - As fezes enegrecidas - chamadas "borra de café" - sinalizam sangramento do aparelho digestivo, em geral do estômago, - As fezes avermelhadas acusam um sangramento do intestino grosso ou mesmo na região em torno do ...