Avançar para o conteúdo principal

Bacopa: A Planta dos distúrbios Psicológicos

Também conhecida como Brahmi pela medicina Ayurvédica ou hissopo de água, a Bacopa monnieri e a Bacopa monniera  são um género de plantas aquáticas pertencentes à família Plantaginaceae. São nativas da Índia, onde crescem em regiões pantanosas. No Ocidente, é uma planta de água frequentemente encontradas em aquários.

As folhas contêm saponinas, incluindo bacosides aos quais se atribui as propriedades terapêuticas da planta.
A Bacopa monnieri é assim, muito utilizada como complemento ao tratamento de uma ampla gama de condições relacionadas com a saúde mental, incluindo a doença de Alzheimer, a perda de memória, a ansiedade, os sintomas de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), a epilepsia e como tónico geral para combater o stress, com a vantagem de causar muito poucos efeitos secundários.
Em algumas situações clínicas, a Bacopa também é útil no tratamento de dores nas costas, nas articulações e disfunções sexuais em ambos os sexos. (1)

O seu desempenho medicinal tem vindo a ser comprovado com sucesso cientificamente, o que confirma as suas práticas baseadas no empirismo. Isto significa que a nível de evidências, a Bacopa tem demonstrado eficácia clínica na regulação da produção de dopamina, diminuindo-a ou aumentando-a, conforme necessário. (2) Eis algumas das acções terapêuticas.


Propriedades Adaptogénicas:
 Cerca de 80% das visitas a médicos de cuidados primários são devidas a queixas relacionadas com o stress! (3). O stress, especialmente o stress crónico, prejudica gravemente a nossa saúde sendo a sua redução uma prioridade para todos nós.

O extracto de Bacopa possui um efeito calmante natural, ajudando o corpo a se adaptar às situações de stress que acorrem diáriamente. Um estudo realizado no Central Drug Research Institute na Índia demonstrou que o extracto padronizado de Bacopa monniera tem um efeito protector contra o stress agudo e crónico. Mais especificamente, reduziu os danos causados pelas úlceras do estômago e a actividade supra-renal. (4)


Propriedades Ansiolíticas e Antidepressivas: Como reduz o stress, automáticamente também reduz a ansiedade e os estados depressivos. Uma pesquisa publicada pela University of Michigan Health System mostra os efeitos psicológicos benéficos da bacopa, incluindo a redução dos estados depressivos e da ansiedade atribuídos ao aumento dos efeitos dos neurotransmissores da acetilcolina e possivelmente, da serotonina ou GABA. (5)


Propriedades benéficas para a Memória: Um pequeno estudo duplo-cego, de 12 semanas realizado no Laboratório de Neuropsicologia da School of Biophysical Science and Electrical Engineering na Austrália forneceu aos voluntários 300 miligramas de bacopa diariamente, enquanto os outros voluntários receberam um placebo. Antes do início do estudo, os investigadores testaram todos os voluntários tendo como referência o processamento Visual de informação, a memória e a velocidade de processamento de informações.

Os testes foram repetidos 5 e 12 semanas depois do início do estudo. Uma melhoria significativa entre os voluntários do grupo bacopa foi encontrada em comparação com aqueles no grupo do placebo, levando os pesquisadores a concluir que "pode melhorar os processos cognitivos que são criticamente dependentes da entrada de informações do nosso meio ambiente, tais como a aprendizagem e a memória."(6)


Propriedades Analgésicas: Um estudo publicado no Current Medicinal Chemistry demonstrou que a Bacopa monnieri além das propriedades antidepressivas, também possui uma capacidade de reduzir a dor comparável à morfina. O estudo também indicou que a planta ajuda a proteger os órgãos normalmente afetados pela toxicidade dos opiáceos como o cérebro, rins e coração. (9)


Transtorno do Déficit de atenção com Hiperatividade: Os bacosides presentes na Bacopa monnieri são tradicionalmente usados para melhorar a função cognitiva melhorando a transmissão dos impulsos nervosos, o que o torna promissor no tratamento do déficit de atenção/hiperatividade.

Num estudo clinico de 12 semanas, duplo-cego, randomizado, as crianças com TDAH que tomaram 50 miligramas de Bacopa duas vezes por dia mostraram uma melhoria significativa nos testes de controle mental, lógica e emparelhado associado à aprendizagem em relação às crianças que receberam placebo . A avaliação dos sujeitos do estudo só ocorreu 4 semanas após a interrupção do uso da Bacopa, indicando que a suplementação teve um efeito duradouro. (11)



Possíveis efeitos colaterais da Bacopa

O extrato da Bacopa é bem tolerado quando tomado em doses terapêuticas e por um curto período de tempo (até 12 semanas). As doses terapêuticas não estão associadas a nenhum efeito secundário grave, mas os efeitos colaterais menos graves podem incluir náuseas, cólicas, estômago inchado, diarreia, boca seca e / ou fadiga, especialmente quando tomado com o estômago vazio.

A Bacopa também pode ter um ligeiro efeito sedativo por isso há que ter muita atenção ao combiná-lo com outros sedativos, mesmo que de origem "natural". Também pode intensificar a actividade de fármacos-estimulantes da tiróide ou inibir a eficácia das drogas supressoras da tiróide.



A informação contida neste blog é meramente informativa e não pretende nem deve ser utilizada de forma alguma substituir o aconselhamento de um profissional de saúde.
Como qualquer outro suplemento, planta medicinal ou medicamento é necessário haver precaução na toma de substâncias que provoquem reacções químicas no nosso organismo. Como tal, um bom aconselhamento é sempre incentivado para que não ocorram situações inesperadas. Aconselhe-se com um profissional de saúde ou em último caso, faça uma investigação aprofundada antes de tomar qualquer produto, tudo em nome da sua segurança.


www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4564645
www.greenmedinfo.com/article/bacopa-monnieri-extract-prevents-neurochemical-alterations-associated-hepatic
(1) www.webmd.com/vitamins-supplements/ingredientmono-761-bacopa.aspx?activeingredientid=761&activeingredientname=bacopa
(2) www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3897008
(3) www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3341916
(4) www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12957224
(5) www.uofmhealth.org/health-library/hn-4019005
(6) www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11498727?dopt=Abstract
(7) www.alzdiscovery.org/cognitive-vitality/report/bacopa-monnieri
(8) http://umm.edu/health/medical/altmed/condition/seizure-disorders

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A versatibilidade de Alfazema (Lavandula angustifolia)

A Alfazema (Lavandula angustifolia) é dos óleos essenciais mais versáteis que dispomos. A associação mais comum a este óleo é para efeitos de relaxamento, mas também pode ser utilizado para limpar feridas, nódoas negras e irritações cutâneas. A sua fragrância é calmante, relaxante e equilibradora tanto psicologicamente como emocionalmente. Seguem algumas aplicações práticas do óleo essencial: Calmante Esfregue 2-3 gotas de óleo de alfazema nas palmas da mãos e depois inale profundamente três vezes.  Depois esfregue o óleo nos pés, nas têmporas e nos pulsos. Picada de Abelha ou outro insecto Coloque uma gota de óleo de Alfazema na zona afectada para parar a comichão e reduzir o edema. Pequenas Queimaduras Coloque 2-3 gotas de óleo de Alfazema numa pequena queimadura para diminuir a dor e a vermelhidão. Cortes Coloque óleo de Alfazema no corte para parar o sangue, limpar a ferida e matar as bactérias. Eczema / Dermatites Misture algumas gotas de ó...

Maca - Lepidium meyenii

Imagem retirada do Google Quanto mais avançamos tecnologicamente, mais se descobre que a natureza com toda a sua pureza e simplicidade fornece-nos tudo o que necessitamos para termos saúde em todos os níveis. Um exemplo disso é a Maca peruana, que apesar de conhecida e muito utilizada pelos povos antigos, só há poucos anos é que começou a ser reconhecida pelas suas propriedades medicinais. É verdade que a ciência nos ajuda muito a validar o conhecimento empírico, mas é verdadeiramente magnifico observar que praticamente todo o conhecimento empírico relacionado com as plantas medicinais tem vindo a ser comprovado cientificamente dia após dia...conhecimento que o povo adquiriu pela experiência, pela tradição...mas nós, somos mais finos...precisamos que a ciência nos dê o O.K. - o.k., aqui utilizei um pouco de ironia! Pois, é verdade que a ciência nos trás muitos benefícios, mas não nos podemos entregar 100% a ela porque o que é uma verdade cientifica hoje amanhã já não o é. O ta...

E as suas Fezes, como são? - Do you know your stool?

Para alguns um alívio, para outros uma saga dolorosa. Seja uma hora fácil ou difícil, é certo que nem todos gostam de olhar para as próprias fezes. Entretanto, respirar fundo e encarar o bolo fecal pode dizer muito sobre a sua saúde - afinal, ele é o resultado de tudo o que come. Essa necessidade básica indica como está a saúde de todo o sistema digestivo e ainda dá pistas sobre a qualidade da sua alimentação. Já que prevenir é o melhor remédio, veja o que merece atenção na observação das suas fezes e o seu significado. **Cor As fezes normalmente tem cor castanha de diferentes tonalidades. As variações de cores ocorrem conforme o tipo dos alimentos, a quantidade de bile produzida pelo fígado que irá digerir as gorduras, e eventualmente alguma doença. - As fezes enegrecidas - chamadas "borra de café" - sinalizam sangramento do aparelho digestivo, em geral do estômago, - As fezes avermelhadas acusam um sangramento do intestino grosso ou mesmo na região em torno do ...