Avançar para o conteúdo principal

FRAMBOESEIRO



Rubus idaeus L. (Rosaceae)

“Dioscórides, há quase dois mil anos, já recomendava,
na sua matéria médica, as framboesas contra as fraquezas do estômago”

            O Rubus idaeus, pertence à família das Rosáceas.
            É um arbusto originário da Europa, América do Norte e Ásia temperada, e espontâneo na Europa Oriental, em florestas de planícies ou de montanha.
            As partes utilizadas são as folhas e os frutos.

            Principios Activos:
-       Taninos hidrolizáveis cerca de 10% (galhotaninos e elagitaninos);
-       Ácidos orgânicos;
-       Flavonóides;
-       Vitamina C (Cerca de 0,8%)
-       Sais minerais.

Farmacologia e Actividade Biológica:
-       Acção adstringente e cicatrizante, devido aos taninos, e anti-inflamatória pela presença de flavonóides.

Usos Etnomédicos e Principais Indicações:
-       Diarreias e inflamações das mucosas orofaringes, do tracto respiratório e das vias urinárias.
-       Como depurativo.
-       Externamente nas inflamações da boca e da faringe nas conjuntivites, e em afecções cutâneas crónicas, como feridas e úlceras. Os frutos são usados na alimentação com elevadas propriedades antioxidantes, ricos em flavonóides, vitamina P e C.
-       É principalmente indicado em inflamações cutâneo-mucosas e perturbações do tracto gastrointestinal.

Contra-Indicações:
Úlceras pépticas, devido aos taninos (a sua administração deve ser feita com plantas mucilaginosas como a alteia).

Utilização Geral:
As folhas de framboesa utilizam-se como adstringente e estimulante. Encontram-se elevadas concentrações de tanino na planta, que são a causa dos seus efeitos adstringentes.
Contêm também flavonóides, pectina, ácido cítrico, um açucar cristalizável e água. As framboesas são ricas em minerais, especialmente o ferro, o magnésio e o cálcio.
É geralmente reconhecida como uma “planta feminina”.
Com as folhas pode-se fazer uma infusão, que se utiliza durante a gravidez e para aumentar a produção de leite depois do nascimento. Algumas mulheres tomam infusões feitas com folhas de framboesa para regular os ciclos menstruais e diminuir o fluxo menstrual. Também se usam em perturbações do sistema cardiovascular e úlceras da boca e da garganta. Diz-se que a fruta é anticancerigena.

            Gravidez:
            As folhas de framboesa foram usadas durante séculos pelas mulheres durante a gravidez. Na década de 1940 confirmou-se cientificamente que as folhas de framboesa tinham um composto bioquimico que era um relaxante muscular. Utilizam-se durante a gravidez por diferentes motivos, entre eles as nauseas matinais, a prevenção do aborto, o fortaleciemnto do útero, a regulação das contracções e o relaxamento do útero durante o parto.

            Perturbações Gastrointestinais:
            A framboesa é adstringente, pelo que é um antidiarreico suave. Também se utiliza para reduzir as nauseas e os vómitos, geralmente as naúseas matinais.

            Úlceras da boca e da Garganta:
            A infusão de framboesa é útil para cuidar das úlceras da boca e da garganta quando se utiliza em forma de bochechos ou gargarejos. Também se pode usar nas gengivas que sangram e noutras inflamações bucais. Alguns fitoterapeutas recomendam para as constipações, para o sarampo e para a tosse.

            Prevenção do cancro:
            Segundo informação recente, o fruto da framboesa pode ajudar a prevenir o cancro. Ao que parece, as framboesas podem prevenir o cancro ao inibirem a divisão anormal das células e evitarem a morte de células normais sãs.

            Diabetes:
            Alguns estudos demosntraram que as framboesas podem ajudar a reduzir os níveis de glicose e, portanto, podem ser muito uteis nas pessoas com diabetes.

            Toxicidade:
            As folhas murchas de framboesa produzem um tóxico leve que pode fazer com que as pessoas adoeçam. Quando se recolhem as folhas para a infusão, tem de se estar seguro de que a planta está a florescer.
            As folhas utilizadas para fazer a infusão devem estar completamente secas. Outra precausão importante é assegurar-se de que as framboesas não estão contaminadas com um parasita gastrointestinal denominado Ciclospora.
            Este parasita causa uma doença que já produziu alguns surtos bastante preocupantes.

            Efeitos Secundários:
            Apesar de ser usada como antidiarreica, o seu uso excessivo pode causar por sua vez diarreia.
            Algumas pessoas podem, apresentar reacções alérgicas às framboesas e a outras bagas. Finalmente, a infusão pode ser às vezes demasiado tonificante nas 1as estapas da gravidez, mas deve deixar de ser tomada se aumentarem as contracções.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mercúrio presente no marisco e no peixe aumenta risco para Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

Um estudo recente em 518 pessoas constatou que elevados níveis de mercúrio no corpo associado ao consumo de peixe e marisco aumenta o risco de desenvolver a doença de Lou Gehrig (ELA), uma doença neurodegenerativa que leva à paralisia e à morte. Entender os factores de risco da esclerose lateral amiotrófica possibilita-nos realizar alterações no nosso estilo de vida, como por exemplo, evitar o consumo de peixes e moluscos, de forma a prevenir esta doença e diminuir a incidência a longo prazo. Nota de pesquisa:  Pesquisas epidemiológicas como essa podem revelar novos factores comportamentais humanos ou exposições ambientais que nos levam à doença. Estudos a nível da população também podem fornecer uma visão ampla de como a doença se desenvolve em seres humanos que não teria sido prontamente descoberto em estudos animais ou celulares. Stommel E, Chen C, Caller T, et al. Fish consumption, mercury levels, and amyotrophic lateral sclerosis (ALS). Paper pr

O que levas para comer na Praia?!?

Que a praia abre o apetite já todos nós sabemos mas e que tal pôr a boa da bola de berlim (cheia de açúcar e gorduras trans que inflamam as células do nosso corpo) de lado e substitui-la por snacks saudáveis, nutritivos e de fácil assimilação?!? Deixo-vos a sugestão do snack que levámos hoje para a praia: Agora vamos escrutinar os ingredientes... - A boa da Laranja (se for algarvia então...) : Todos nós conhecemos a laranja pela sua riqueza em vitamina C, mas ela oferece um leque bem maior de nutrientes que vão além desta vitamina. É nutricionalmente rica em ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro, além de fibras, pectinas e flavonóides que aumentam o seu valor nutritivo. Depois de tudo isso, ainda é super antioxidante. Possui 170 diferentes tipos de fitoquímicos, incluindo mais de 60 flavonóides com propriedades anti-inflamatórias, anti-tumorais e que inibem a formação de coágulos sanguíneos. Como consequência é extremamente útil para quem quer controlar

Queres aprender a fazer uma Tintura de Gengibre?

Os benefícios do Gengibre já são há muito tempo conhecidos e cada vez mais estudados. Servem para inúmeras situações de doença com resultados extraordinários. Aqui, vou-te ensinar a fazer uma tintura de gengibre para que tenhas sempre esta incrivel raíz pronta a tomar em qualquer ocasião mas antes, espreita apenas alguns dos seus principais efeitos medicinais: Anti-Fungico – O Gengibre tem propriedades anti-fúngicas proeminentes contra uma vasta gama de fungos. Mycoses.  2003 Feb;46(1-2):29-37. Cancro - Vários estudos têm demonstrado a capacidade do gengibre para combater inúmeros tipos de células cancerígenas, incluindo da mama, cólon, pâncreas, próstata e cancro da pele. Pharmazie. 2008 Oct;63(10):774-6. Chem Biol Interact. 2009 Sep 14;181(1):77-84. doi: 10.1016/j.cbi.2009.05.012. Epub 2009 May 27. Mol Nutr Food Res. 2007 Dec;51(12):1492-502. Yonsei Med J. 2006 Oct 31;47(5):688-97. Gingerol inhibits metastasis of MDA-MB-231 human breast cancer cells Prevenção d