Avançar para o conteúdo principal

Questionas-te se a Vitamina D é prejudicial sem a vitamina K?

Nos últimos tempos muito se tem falado sobre o possível prejuízo que a ingestão de vitamina D pode ter na ausência da vitamina K, mas as alegações científicas ainda não são muito consistentes.
Como as pessoas que recorrem à minha consulta de naturopatia sabem, eu não sou muito apologista da suplementação nutricional. Existem casos em que ela é realmente necessária, existem outros casos em que recorrer a suplementação nutricional numa fase inicial pode ajudar o paciente a recuperar mais rápido, mas na maioria dos casos, recorrendo aos alimentos, ou seja, aos nossos suplementos “in vivo” é mais do que suficiente para se obter bons resultados terapêuticos. Dito isto, já podem antever que a minha opinião acerca do consumo de vitamina K sob a forma de suplemento não é muito abonatória, mas lá está...cada caso é um caso e há que se analisar individualmente a condição clinica da pessoa que procura ajuda.

Como todos sabemos, as vitaminas D e K são vitaminas lipossolúveis, ou seja, solúveis em gordura e geralmente mais abundantes em alimentos gordos, sendo que a sua absorção na corrente sanguínea é reforçada quando são consumidas com gordura.

A vitamina D ou a "vitamina do sol" é produzida pela nossa pele quando exposta à luz solar direta. Uma das principais funções da vitamina D é promover a absorção de cálcio e manter os seus níveis adequados no sangue, como consequência a sua deficiência está associada a perda de massa óssea. Assim, a vitamina D:
Melhora a absorção de cálcio dos alimentos que ingeres (Am J Clin Nutr. 2014 Mar).
Retira o cálcio dos ossos para executar funções necessárias, quando não consomes cálcio suficiente (Bonekey Rep. 2014 Feb). Por isso, manter os níveis adequados de cálcio no sangue é essencial.

A vitamina K encontra-se em abundância nas folhas verdes, nos fermentados, assim como em alguns alimentos de origem animal, como a gema do ovo e o fígado.
Esta vitamina é necessária para a coagulação do sangue e promove o acúmulo de cálcio nos nossos ossos e dentes. A grande diferença entre ambas é que enquanto a vitamina D garante os níveis sanguíneos adequados de cálcio no sangue, a vitamina K controla os locais onde esse cálcio é armazenado. Assim, a vitamina K:
Promove a calcificação do osso, ativando a osteocalcina, uma proteína que promove a acumulação de cálcio nos ossos e dentes (Haemostasis. 1986).
Reduz a calcificação dos tecidos moles, ativando a  matriz  da proteína GLA, o que evita o acúmulo do cálcio nos tecidos moles, como os rins e os vasos sanguíneos (Adv Nutr. 2012 Mar, Z Kardiol. 2001).

Neste momento, poucos são os estudos humanos controlados que têm investigado os efeitos dos suplementos de vitamina K na calcificação dos vasos sanguíneos (Am J Clin Nutr. 2009, Cochrane Database Syst Rev. 2015, Nutrients. 2015). A calcificação de vasos sanguíneos está envolvida no desenvolvimento de doenças crónicas, como doenças cardíacas e renais (- Ann Med. 2012; J Ren Care. 2009; Proc Natl Acad Sci U S A. 2003).

Vitamina K existe de várias formas, sendo tradicionalmente dividida em dois grupos:
Vitamina K1 (filoquinona): A forma mais comum de vitamina K. Encontra-se em plantas, nomeadamente folhas verdes como a couve e o espinafre.
Vitamina K2 (menaquinona): Forma encontrada principalmente em alimentos de origem animal e fermentados como o natto (fornece cerca de 1300mcg por cada 100g). A vitamina K2 é constituída por uma grande família de compostos, incluindo a menaquinona-4 (MK-4) e a menaquinona-7 (MK-7).
MK-4: Encontrado em alimentos de origem animal como fígado, gordura, gema de ovo e queijo.
MK-7: Formado por fermentação bacteriana e encontrado em alimentos fermentados, como natto, miso e chucrute. Também é produzido pelas bactérias intestinais (nutrition jrnl; Haemostasis. 2000).

As recomendações dietéticas atuais não distinguem entre a vitamina K1 e K2. Para as pessoas com 19 anos ou mais, a ingestão recomendada é de 90 mcg para mulheres e 120 mcg para homens (ncbi.nlm.nih.gov).

Em relação à suplementação, apenas recomendo em casos específicos, nomeadamente em casos de osteoporose ou carência de vitamina K, até porque deve-se ter em atenção as interações medicamentosas que a vitamina K, sob a forma de suplemento, tem com determinados medicamentos (Medicine (Baltimore), 2016).

Como podemos ver, ambas trabalham em sinergia para garantir um metabolismo eficaz do cálcio.

E agora? Podes tomar um suplemento de Vitamina D sem vitamina K?

Surgiu a preocupação de que uma elevada ingestão de vitamina D pode promover a calcificação de vasos sanguíneos e doenças cardíacas entre aqueles que possuem níveis baixos de vitamina K, preocupação esta que é parcialmente apoiada por algumas evidências.

Mas simplificando: a toxicidade por vitamina D pode causar calcificação dos vasos sanguíneos, enquanto a vitamina K pode ajudar a impedir que isso aconteça.
Embora estas evidências possam parecer suficientemente favoráveis, ainda há algumas dúvidas, pois apesar de sabermos que doses extremamente elevadas de vitamina D podem levar a perigosos níveis de cálcio e calcificação dos vasos sanguíneos, ainda não é claro se doses mais baixas de vitamina D são igualmente prejudiciais a longo prazo (Nephrol Dial Transplant. 2012; J Clin Endocrinol Metab. 2014).

Não existe nenhuma evidência suficientemente forte que demonstre que quantidades moderadas de vitamina D são prejudiciais sem que haja uma ingestão adequada de vitamina K sob a forma de suplemento. No entanto, as pesquisas estão em curso, e em breve poderemos vir a saber mais.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mercúrio presente no marisco e no peixe aumenta risco para Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

Um estudo recente em 518 pessoas constatou que elevados níveis de mercúrio no corpo associado ao consumo de peixe e marisco aumenta o risco de desenvolver a doença de Lou Gehrig (ELA), uma doença neurodegenerativa que leva à paralisia e à morte. Entender os factores de risco da esclerose lateral amiotrófica possibilita-nos realizar alterações no nosso estilo de vida, como por exemplo, evitar o consumo de peixes e moluscos, de forma a prevenir esta doença e diminuir a incidência a longo prazo. Nota de pesquisa:  Pesquisas epidemiológicas como essa podem revelar novos factores comportamentais humanos ou exposições ambientais que nos levam à doença. Estudos a nível da população também podem fornecer uma visão ampla de como a doença se desenvolve em seres humanos que não teria sido prontamente descoberto em estudos animais ou celulares. Stommel E, Chen C, Caller T, et al. Fish consumption, mercury levels, and amyotrophic lateral sclerosis (ALS). Paper pr

O que levas para comer na Praia?!?

Que a praia abre o apetite já todos nós sabemos mas e que tal pôr a boa da bola de berlim (cheia de açúcar e gorduras trans que inflamam as células do nosso corpo) de lado e substitui-la por snacks saudáveis, nutritivos e de fácil assimilação?!? Deixo-vos a sugestão do snack que levámos hoje para a praia: Agora vamos escrutinar os ingredientes... - A boa da Laranja (se for algarvia então...) : Todos nós conhecemos a laranja pela sua riqueza em vitamina C, mas ela oferece um leque bem maior de nutrientes que vão além desta vitamina. É nutricionalmente rica em ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro, além de fibras, pectinas e flavonóides que aumentam o seu valor nutritivo. Depois de tudo isso, ainda é super antioxidante. Possui 170 diferentes tipos de fitoquímicos, incluindo mais de 60 flavonóides com propriedades anti-inflamatórias, anti-tumorais e que inibem a formação de coágulos sanguíneos. Como consequência é extremamente útil para quem quer controlar

Queres aprender a fazer uma Tintura de Gengibre?

Os benefícios do Gengibre já são há muito tempo conhecidos e cada vez mais estudados. Servem para inúmeras situações de doença com resultados extraordinários. Aqui, vou-te ensinar a fazer uma tintura de gengibre para que tenhas sempre esta incrivel raíz pronta a tomar em qualquer ocasião mas antes, espreita apenas alguns dos seus principais efeitos medicinais: Anti-Fungico – O Gengibre tem propriedades anti-fúngicas proeminentes contra uma vasta gama de fungos. Mycoses.  2003 Feb;46(1-2):29-37. Cancro - Vários estudos têm demonstrado a capacidade do gengibre para combater inúmeros tipos de células cancerígenas, incluindo da mama, cólon, pâncreas, próstata e cancro da pele. Pharmazie. 2008 Oct;63(10):774-6. Chem Biol Interact. 2009 Sep 14;181(1):77-84. doi: 10.1016/j.cbi.2009.05.012. Epub 2009 May 27. Mol Nutr Food Res. 2007 Dec;51(12):1492-502. Yonsei Med J. 2006 Oct 31;47(5):688-97. Gingerol inhibits metastasis of MDA-MB-231 human breast cancer cells Prevenção d