Avançar para o conteúdo principal

Estudo Recente Confirma o papel do Glúten no aumento de Peso



Um estudo recente confirma alguns dos princípios básicos do Livro “Wheat Belly” do autor Dr. William Davis, onde argumenta que evitar o consumo de trigo resulta numa perda de peso saudável.
Publicado no Journal of Nutritional Biochemistry em Dezembro de 2012, e intitulado "Gluten-free diet reduces adiposity, inflammation and insulin resistance associated with the induction of PPAR-alpha and PPAR-gamma expression[1]," este estudo comparou os efeitos de uma dieta comum com glúten a uma dieta sem glúten em ratos.

Os ratos foram alimentados com uma dieta rica em gordura contendo 4.5% de glúten (grupo de controlo) ou sem Glúten (GF). Os pesquisadores então avaliaram os seguintes 16 parâmetros em ambos os grupos
-       Peso
-       Aumento de Adiposidade
-       Papel e adesão dos leucócitos
-       Infiltração dos macrófagos
-       A produção de citocinas no tecido adipose
-       Perfil lipídico do sangue
-       Glicémia
-       Resistência á insulina
-       Adipocinas
-       Expressão do PPAR-α e γ
-       Lípase lipoprotéica (LPL)
-       Lípase Hormonal sensitiva (HSL)
-       Carnitina palmitoil aciltransferase-1 (CPT-1)
-       Receptor de Insulina
-       GLUT-4
-       Adipocinas na gordura subcutânea

Concluiu-se que em relação aos ratos alimentados com glúten, os ratos na dieta sem glúten demonstraram uma redução no peso corporal e adiposidade, sem alteração da ingestão de alimentos ou da excreção lipídica.
Conclui-se assim que o ganho de peso associado ao consume de trigo tem pouco a ver com o conteúdo calórico por si; em vez disso, as proteínas do glúten (e provavelmente as lectinas[2] do trigo) perturbam os processos endócrinos e exócrinos no corpo, assim como a expressão de genes nucleares que são modulados diretamente.
Por vezes, esquecemo-nos que os alimentos não são apenas uma fonte de energia ou material para construir tijolos no nosso corpo, mas também uma fonte de Informação. A forma como cada alimento interage diretamente com os genes, a expressão dos genes, ou a estrutura e função do gene, é objetivo de estudo do novo campo de investigação da nutrigenómica. O trigo, assim como qualquer coisa que tentemos usar como alimento, contém energia/material e informação que o corpo irá usar para manter a integridade genética ou para interferir com ela.
Para certos alimentos, o nosso corpo teve centenas de anos para se adaptar, mas o trigo, é um alimento relativamente recente e particularmente a sua permutação moderna, é uma fonte biológica e evolutivamente nova de energia/matéria e informação. Sem contar que passamos imenso tempo a manipular os seus genes através da criação seletiva e de hibridação, e por sua vez, modificando a nossa própria expressão dos genes e vias biológicas relacionadas. 
Os pesquisadores afirmaram que os resultados observados estavam associados à "up-regulation de PPAR-α, LPL, HSL and CPT-1, que estão relacionados com a lipólise e oxidação dos ácidos gordos."
Também, houve uma melhoria na homeostase da glucose e do valor pró-inflamatório relacionado com o perfil da super expressão de PPAR-γ entre os animais sem glúten.

Conclusões:
Os dados obtidos apontam para os efeitos benéficos da alimentação sem glúten na redução da adiposidade, inflamação e Resistência à insulina. Os dados, sugerem que a exclusão do glúten da dieta deve ser testado como uma nova abordagem na prevenção da obesidade e desordens metabólicas.


[1] J Nutr Biochem. 2012 Dec 17. Epub 2012 Dec 17. PMID: 23253599
[2] Substâncias químicas que servem para defender esses grãos do ataque de microrganismos - bactérias, vírus, fungos e parasitas - e que são tóxicas para o nosso organismo, embora possam diminuir a sua toxicidade quando os alimentos são submetidos à cozedura.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A versatibilidade de Alfazema (Lavandula angustifolia)

A Alfazema (Lavandula angustifolia) é dos óleos essenciais mais versáteis que dispomos. A associação mais comum a este óleo é para efeitos de relaxamento, mas também pode ser utilizado para limpar feridas, nódoas negras e irritações cutâneas. A sua fragrância é calmante, relaxante e equilibradora tanto psicologicamente como emocionalmente. Seguem algumas aplicações práticas do óleo essencial: Calmante Esfregue 2-3 gotas de óleo de alfazema nas palmas da mãos e depois inale profundamente três vezes.  Depois esfregue o óleo nos pés, nas têmporas e nos pulsos. Picada de Abelha ou outro insecto Coloque uma gota de óleo de Alfazema na zona afectada para parar a comichão e reduzir o edema. Pequenas Queimaduras Coloque 2-3 gotas de óleo de Alfazema numa pequena queimadura para diminuir a dor e a vermelhidão. Cortes Coloque óleo de Alfazema no corte para parar o sangue, limpar a ferida e matar as bactérias. Eczema / Dermatites Misture algumas gotas de ó...

Maca - Lepidium meyenii

Imagem retirada do Google Quanto mais avançamos tecnologicamente, mais se descobre que a natureza com toda a sua pureza e simplicidade fornece-nos tudo o que necessitamos para termos saúde em todos os níveis. Um exemplo disso é a Maca peruana, que apesar de conhecida e muito utilizada pelos povos antigos, só há poucos anos é que começou a ser reconhecida pelas suas propriedades medicinais. É verdade que a ciência nos ajuda muito a validar o conhecimento empírico, mas é verdadeiramente magnifico observar que praticamente todo o conhecimento empírico relacionado com as plantas medicinais tem vindo a ser comprovado cientificamente dia após dia...conhecimento que o povo adquiriu pela experiência, pela tradição...mas nós, somos mais finos...precisamos que a ciência nos dê o O.K. - o.k., aqui utilizei um pouco de ironia! Pois, é verdade que a ciência nos trás muitos benefícios, mas não nos podemos entregar 100% a ela porque o que é uma verdade cientifica hoje amanhã já não o é. O ta...

E as suas Fezes, como são? - Do you know your stool?

Para alguns um alívio, para outros uma saga dolorosa. Seja uma hora fácil ou difícil, é certo que nem todos gostam de olhar para as próprias fezes. Entretanto, respirar fundo e encarar o bolo fecal pode dizer muito sobre a sua saúde - afinal, ele é o resultado de tudo o que come. Essa necessidade básica indica como está a saúde de todo o sistema digestivo e ainda dá pistas sobre a qualidade da sua alimentação. Já que prevenir é o melhor remédio, veja o que merece atenção na observação das suas fezes e o seu significado. **Cor As fezes normalmente tem cor castanha de diferentes tonalidades. As variações de cores ocorrem conforme o tipo dos alimentos, a quantidade de bile produzida pelo fígado que irá digerir as gorduras, e eventualmente alguma doença. - As fezes enegrecidas - chamadas "borra de café" - sinalizam sangramento do aparelho digestivo, em geral do estômago, - As fezes avermelhadas acusam um sangramento do intestino grosso ou mesmo na região em torno do ...