Avançar para o conteúdo principal

Fitoterapia nas alterações metabólicas da mulher na meia-idade

Em Dezembro de 2011, a revista Integrative Practitioner, publicou uma investigação de Tori Hudson ,N.D., sobre o uso de adaptógenos no tratamento das alterações metabólicas da menopausa. 

Adaptógenos são fitoterápicos que aumentam a resistência à fadiga e reduzem o stress provocado por desequilíbrios neuro endócrinos.

* A menopausa ocorre entre os 50-52 anos, verificando-se um declínio hormonal de estrogénios, sobretudo estradiol , progesterona, testosterona, hormonas da tiróide e desregulação adrenal com alterações do cortisol e DHEA.
* A obesidade na mulher pós-menopausica com alteração da forma do corpo (forma de pêra) com acumulação de gordura abdominal, pode estar relacionada com a lentificação do metabolismo. 
A partir dos 40 anos os níveis de DHEA baixam 50%, esta hormona é percursora dos androgénios, é um factor relevante para a lentificação do metabolismo e redução da produção de ATP, assim como o hipotiroidismo subclínico, contribuindo para o aumento de peso.
* A conexão entre menopausa e insulino-resistência é clara, havendo diminuição da secreção pancreática de insulina o que aumenta o risco de desenvolver diabetes tipo 2. 
Os estudos realizados sugerem que baixos níveis de estrogénios e andogénios influenciam o desenvolvimento de resistência à insulina, síndrome metabólico e diabetes tipo 2. Estas alterações têm grande impacto no futuro da saúde da mulher.

Dietas desajustadas, alterações de peso frequentes (tipo iô- iô), stress crónico e por vezes excesso de exercício físico, aceleram a destruição do equilíbrio metabólico.
O impacto do uso de adaptógenos verifica-se na regulação do metabolismo, redução do stress oxidativo induzido pelo óxido nítrico e ácido láctico e no aumento da produção de ATP.

Exemplos de Plantas Adaptogénicas são:


- Rhodiola Rosea: A parte medicinal desta planta é o rizoma do qual se extrai quercetina, ácido gálico entre muitos outros antioxidantes fenólicos. É utilizada para aumentar a resistência ao stress, desintoxicação e aumentar a longevidade. É útil na perimenopausa e menopausa para tratar distúrbios do sono.
- Schisandra Chinensis é um fruto do Norte da China e Rússia com propriedades anti-inflamatórias e que ajuda na actividade mental e na fadiga.
- Ashwagandha (Withania somnifera) actua como tónico, regula o metabolismo da glicose e tem propriedades anti-inflamatórias. Combate o stress oxidativo, aumenta as enzimas catálase e superóxido dismutase. É usada na depressão, hipotiroidismo, insuficiência adrenal e infertilidade. É considerada “o maestro” na regulação do eixo hipotálamo-pituitária-adrenal.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A versatibilidade de Alfazema (Lavandula angustifolia)

A Alfazema (Lavandula angustifolia) é dos óleos essenciais mais versáteis que dispomos. A associação mais comum a este óleo é para efeitos de relaxamento, mas também pode ser utilizado para limpar feridas, nódoas negras e irritações cutâneas. A sua fragrância é calmante, relaxante e equilibradora tanto psicologicamente como emocionalmente. Seguem algumas aplicações práticas do óleo essencial: Calmante Esfregue 2-3 gotas de óleo de alfazema nas palmas da mãos e depois inale profundamente três vezes.  Depois esfregue o óleo nos pés, nas têmporas e nos pulsos. Picada de Abelha ou outro insecto Coloque uma gota de óleo de Alfazema na zona afectada para parar a comichão e reduzir o edema. Pequenas Queimaduras Coloque 2-3 gotas de óleo de Alfazema numa pequena queimadura para diminuir a dor e a vermelhidão. Cortes Coloque óleo de Alfazema no corte para parar o sangue, limpar a ferida e matar as bactérias. Eczema / Dermatites Misture algumas gotas de ó...

Maca - Lepidium meyenii

Imagem retirada do Google Quanto mais avançamos tecnologicamente, mais se descobre que a natureza com toda a sua pureza e simplicidade fornece-nos tudo o que necessitamos para termos saúde em todos os níveis. Um exemplo disso é a Maca peruana, que apesar de conhecida e muito utilizada pelos povos antigos, só há poucos anos é que começou a ser reconhecida pelas suas propriedades medicinais. É verdade que a ciência nos ajuda muito a validar o conhecimento empírico, mas é verdadeiramente magnifico observar que praticamente todo o conhecimento empírico relacionado com as plantas medicinais tem vindo a ser comprovado cientificamente dia após dia...conhecimento que o povo adquiriu pela experiência, pela tradição...mas nós, somos mais finos...precisamos que a ciência nos dê o O.K. - o.k., aqui utilizei um pouco de ironia! Pois, é verdade que a ciência nos trás muitos benefícios, mas não nos podemos entregar 100% a ela porque o que é uma verdade cientifica hoje amanhã já não o é. O ta...

E as suas Fezes, como são? - Do you know your stool?

Para alguns um alívio, para outros uma saga dolorosa. Seja uma hora fácil ou difícil, é certo que nem todos gostam de olhar para as próprias fezes. Entretanto, respirar fundo e encarar o bolo fecal pode dizer muito sobre a sua saúde - afinal, ele é o resultado de tudo o que come. Essa necessidade básica indica como está a saúde de todo o sistema digestivo e ainda dá pistas sobre a qualidade da sua alimentação. Já que prevenir é o melhor remédio, veja o que merece atenção na observação das suas fezes e o seu significado. **Cor As fezes normalmente tem cor castanha de diferentes tonalidades. As variações de cores ocorrem conforme o tipo dos alimentos, a quantidade de bile produzida pelo fígado que irá digerir as gorduras, e eventualmente alguma doença. - As fezes enegrecidas - chamadas "borra de café" - sinalizam sangramento do aparelho digestivo, em geral do estômago, - As fezes avermelhadas acusam um sangramento do intestino grosso ou mesmo na região em torno do ...