Avançar para o conteúdo principal

Hipócrates - "O Pai da Naturopatia"


"Um homem sábio deve considerar a saúde a sua maior bênção humana e aprender através do seu pensamento a beneficiar das doenças. Aprender com elas."


A figura de Hipócrates fez parte diária de toda a jornada do meu curso de Naturopatia. Durante os quatro anos de estudo, diariamente algum dos docentes aclamava o nome de Hipócrates para contextualizar o que estava a transmitir. 

Este, apesar de tão aclamado é também facilmente esquecido, mas todos o reconhecem como o 
"Pai da Medicina".

Todos os estudiosos de Medicina fazem o juramento de Hipócrates antes de entrar na prática médica. Mas será que sabem realmente quem ele foi? E tu sabes?

O nosso amigo Hipócrates nasceu na Grécia, numa ilha chamada Cos, na Grécia (aii um dia também lá irei eheh). Ele não se contentava com o "diz que disse" ou "é assim porque é"...nada disso. A mente dele era altamente investigativa e por isso refutava quase todas as crenças que existiam na altura.

Claro que isso tinha consequências, (as mesmas que ainda se sofrem nos dias de hoje). Como em qualquer outro tempo da história, quando alguém não está de acordo com o instituído sofre represálias, ofensas e ameaças. No caso de Hipócrates, este, sofreu nas mãos das autoridades governamentais. 

Como médico, Hipócrates opunha-se fortemente ao raciocínio da medicina convencional da época, que assentava na superstição, religião e magia. Por isso, defendeu pela primeira vez que a doença era causada pela transgressão das Leis da Natureza e que a medicina só podia ser praticada cientificamente, com base em evidências, em observação e em estudos. 

Ele defendia que o corpo devia ser tratado como um Todo e não em peças. 
Foi o primeiro médico a usar a dieta, o ar puro, as águas medicinais, as plantas e o exercício no tratamento da doença.

Hipócrates descreveu com precisão os sintomas de algumas doenças, por exemplo, ele catalogou os sintomas da pneumonia, bem como da epilepsia nas crianças. 

Depois de anos a viajar por toda a Grécia e a tratar toda a gama de doenças humanas, Hipócrates fundou uma escola de medicina em Cós para ensinar as suas ideias. 
Isto revolucionou a medicina no mundo antigo e estabeleceu-a como uma disciplina e uma profissão respeitada. 

Compilou uma lista de 400 plantas medicinais, nas quais encontrou princípios terapêuticos, metade delas ainda usadas nos dias de hoje. 

Em relação à Medicina como "arte" que deve ser praticada com a máxima integridade e abertura, ele desenvolveu um Juramento de Ética Médica para os médicos seguirem. (Hoje, existe uma versão modernizada do juramento que é feito nas cerimonias de final de curso). 


Apesar de Hipócrates ser homenageado como "Pai da Medicina", se ele fosse vivo nos dias hoje, sem dúvida seria rotulado de Naturopata e muito provavelmente ignorado ou limitado no seu trabalho por muitos daqueles que fazem o seu juramento. 



Juramento 

"Juro por Apolo Médico, por Esculápio por Higí por Panaceia e por todos os Deuses e Deusas que acato este juramento e que o procurarei cumprir com todas as minhas forças físicas e intelectuais.

Honrarei o professor que me ensinar esta arte como os meus próprios pais; partilharei com ele os alimentos e auxiliá-lo-ei nas suas carências.

Estimarei os filhos dele como irmãos e, se quiserem aprender esta arte, ensiná-la-ei sem contrato ou remuneração.

A partir de regras, lições e outros processos ensinarei o conhecimento global da medicina, tanto aos meus filhos e aos daquele que me ensinar; como aos alunos abrangidos por contrato e por juramento médico, mas a mais ninguém.  
A vida que professar será para benefício dos doentes e para o meu próprio bem, nunca para prejuízo deles ou com malévolos propósitos.

Mesmo instado, não darei droga mortífera nem a aconselharei; também não darei pessário abortivo às mulheres.

Guardarei castidade e santidade na minha vida e na minha profissão.

Operarei os que sofrem de cálculos, mas só em condições especiais; porém, permitirei que esta operação seja feita pelos praticantes nos cadáveres.

Em todas as casas em que entrar; fá-lo-ei apenas para benefício dos doentes, evitando todo o mal voluntário e a corrupção, especialmente a sedução das mulheres, dos homens, das crianças e dos servos.

Sobre aquilo que vir ou ouvir respeitante à vida dos doentes, no exercício da minha profissão ou fora dela, e que não convenha que seja divulgado, guardarei silêncio como um segredo religioso.

Se eu respeitar este juramento e não o violar; serei digno de gozar de reputação entre os homens em todos os tempos; se o transgredir ou violar que me aconteça o contrário."



HIPOCRATIS OPERA VERA ET ADSCRIPTA

Tomus Quartus, pág: 197-198-199, Lausanne MDCCLXXI

Comentários

Unknown disse…
Esse juramento NOS DIAS ATUAIS só pode ser uma piada. Os médicos de hoje, assim como qualquer político que toma posse e faz também seu juramento para adentrarem na vida corrupta, não se importam com a dor de seus pacientes. Isso tudo é pura balela. O que se vê são atendimentos cada vez mais precários disponível para a população e no fim das contas o que importa de verdade e ganhar dinheiro e manter seus luxos e para isso é extremamente importante que seus pacientes ou clientes permaneçam sem gozar a saúde plena porém vivos, para continuarem com seus tratamentos até o fim da vida.

Portanto médicos não horam o juramento que fazem. Médicos não entendem de saúde. O que aprendem nos anos de faculdade é fazer diagnostico e prescrever remédios fora isso são como cegos perdidos em tiroteio.

Mensagens populares deste blogue

A versatibilidade de Alfazema (Lavandula angustifolia)

A Alfazema (Lavandula angustifolia) é dos óleos essenciais mais versáteis que dispomos. A associação mais comum a este óleo é para efeitos de relaxamento, mas também pode ser utilizado para limpar feridas, nódoas negras e irritações cutâneas. A sua fragrância é calmante, relaxante e equilibradora tanto psicologicamente como emocionalmente. Seguem algumas aplicações práticas do óleo essencial: Calmante Esfregue 2-3 gotas de óleo de alfazema nas palmas da mãos e depois inale profundamente três vezes.  Depois esfregue o óleo nos pés, nas têmporas e nos pulsos. Picada de Abelha ou outro insecto Coloque uma gota de óleo de Alfazema na zona afectada para parar a comichão e reduzir o edema. Pequenas Queimaduras Coloque 2-3 gotas de óleo de Alfazema numa pequena queimadura para diminuir a dor e a vermelhidão. Cortes Coloque óleo de Alfazema no corte para parar o sangue, limpar a ferida e matar as bactérias. Eczema / Dermatites Misture algumas gotas de ó...

Maca - Lepidium meyenii

Imagem retirada do Google Quanto mais avançamos tecnologicamente, mais se descobre que a natureza com toda a sua pureza e simplicidade fornece-nos tudo o que necessitamos para termos saúde em todos os níveis. Um exemplo disso é a Maca peruana, que apesar de conhecida e muito utilizada pelos povos antigos, só há poucos anos é que começou a ser reconhecida pelas suas propriedades medicinais. É verdade que a ciência nos ajuda muito a validar o conhecimento empírico, mas é verdadeiramente magnifico observar que praticamente todo o conhecimento empírico relacionado com as plantas medicinais tem vindo a ser comprovado cientificamente dia após dia...conhecimento que o povo adquiriu pela experiência, pela tradição...mas nós, somos mais finos...precisamos que a ciência nos dê o O.K. - o.k., aqui utilizei um pouco de ironia! Pois, é verdade que a ciência nos trás muitos benefícios, mas não nos podemos entregar 100% a ela porque o que é uma verdade cientifica hoje amanhã já não o é. O ta...

E as suas Fezes, como são? - Do you know your stool?

Para alguns um alívio, para outros uma saga dolorosa. Seja uma hora fácil ou difícil, é certo que nem todos gostam de olhar para as próprias fezes. Entretanto, respirar fundo e encarar o bolo fecal pode dizer muito sobre a sua saúde - afinal, ele é o resultado de tudo o que come. Essa necessidade básica indica como está a saúde de todo o sistema digestivo e ainda dá pistas sobre a qualidade da sua alimentação. Já que prevenir é o melhor remédio, veja o que merece atenção na observação das suas fezes e o seu significado. **Cor As fezes normalmente tem cor castanha de diferentes tonalidades. As variações de cores ocorrem conforme o tipo dos alimentos, a quantidade de bile produzida pelo fígado que irá digerir as gorduras, e eventualmente alguma doença. - As fezes enegrecidas - chamadas "borra de café" - sinalizam sangramento do aparelho digestivo, em geral do estômago, - As fezes avermelhadas acusam um sangramento do intestino grosso ou mesmo na região em torno do ...