Avançar para o conteúdo principal

Hipócrates - "O Pai da Naturopatia"


"Um homem sábio deve considerar a saúde a sua maior bênção humana e aprender através do seu pensamento a beneficiar das doenças. Aprender com elas."


A figura de Hipócrates fez parte diária de toda a jornada do meu curso de Naturopatia. Durante os quatro anos de estudo, diariamente algum dos docentes aclamava o nome de Hipócrates para contextualizar o que estava a transmitir. 

Este, apesar de tão aclamado é também facilmente esquecido, mas todos o reconhecem como o 
"Pai da Medicina".

Todos os estudiosos de Medicina fazem o juramento de Hipócrates antes de entrar na prática médica. Mas será que sabem realmente quem ele foi? E tu sabes?

O nosso amigo Hipócrates nasceu na Grécia, numa ilha chamada Cos, na Grécia (aii um dia também lá irei eheh). Ele não se contentava com o "diz que disse" ou "é assim porque é"...nada disso. A mente dele era altamente investigativa e por isso refutava quase todas as crenças que existiam na altura.

Claro que isso tinha consequências, (as mesmas que ainda se sofrem nos dias de hoje). Como em qualquer outro tempo da história, quando alguém não está de acordo com o instituído sofre represálias, ofensas e ameaças. No caso de Hipócrates, este, sofreu nas mãos das autoridades governamentais. 

Como médico, Hipócrates opunha-se fortemente ao raciocínio da medicina convencional da época, que assentava na superstição, religião e magia. Por isso, defendeu pela primeira vez que a doença era causada pela transgressão das Leis da Natureza e que a medicina só podia ser praticada cientificamente, com base em evidências, em observação e em estudos. 

Ele defendia que o corpo devia ser tratado como um Todo e não em peças. 
Foi o primeiro médico a usar a dieta, o ar puro, as águas medicinais, as plantas e o exercício no tratamento da doença.

Hipócrates descreveu com precisão os sintomas de algumas doenças, por exemplo, ele catalogou os sintomas da pneumonia, bem como da epilepsia nas crianças. 

Depois de anos a viajar por toda a Grécia e a tratar toda a gama de doenças humanas, Hipócrates fundou uma escola de medicina em Cós para ensinar as suas ideias. 
Isto revolucionou a medicina no mundo antigo e estabeleceu-a como uma disciplina e uma profissão respeitada. 

Compilou uma lista de 400 plantas medicinais, nas quais encontrou princípios terapêuticos, metade delas ainda usadas nos dias de hoje. 

Em relação à Medicina como "arte" que deve ser praticada com a máxima integridade e abertura, ele desenvolveu um Juramento de Ética Médica para os médicos seguirem. (Hoje, existe uma versão modernizada do juramento que é feito nas cerimonias de final de curso). 


Apesar de Hipócrates ser homenageado como "Pai da Medicina", se ele fosse vivo nos dias hoje, sem dúvida seria rotulado de Naturopata e muito provavelmente ignorado ou limitado no seu trabalho por muitos daqueles que fazem o seu juramento. 



Juramento 

"Juro por Apolo Médico, por Esculápio por Higí por Panaceia e por todos os Deuses e Deusas que acato este juramento e que o procurarei cumprir com todas as minhas forças físicas e intelectuais.

Honrarei o professor que me ensinar esta arte como os meus próprios pais; partilharei com ele os alimentos e auxiliá-lo-ei nas suas carências.

Estimarei os filhos dele como irmãos e, se quiserem aprender esta arte, ensiná-la-ei sem contrato ou remuneração.

A partir de regras, lições e outros processos ensinarei o conhecimento global da medicina, tanto aos meus filhos e aos daquele que me ensinar; como aos alunos abrangidos por contrato e por juramento médico, mas a mais ninguém.  
A vida que professar será para benefício dos doentes e para o meu próprio bem, nunca para prejuízo deles ou com malévolos propósitos.

Mesmo instado, não darei droga mortífera nem a aconselharei; também não darei pessário abortivo às mulheres.

Guardarei castidade e santidade na minha vida e na minha profissão.

Operarei os que sofrem de cálculos, mas só em condições especiais; porém, permitirei que esta operação seja feita pelos praticantes nos cadáveres.

Em todas as casas em que entrar; fá-lo-ei apenas para benefício dos doentes, evitando todo o mal voluntário e a corrupção, especialmente a sedução das mulheres, dos homens, das crianças e dos servos.

Sobre aquilo que vir ou ouvir respeitante à vida dos doentes, no exercício da minha profissão ou fora dela, e que não convenha que seja divulgado, guardarei silêncio como um segredo religioso.

Se eu respeitar este juramento e não o violar; serei digno de gozar de reputação entre os homens em todos os tempos; se o transgredir ou violar que me aconteça o contrário."



HIPOCRATIS OPERA VERA ET ADSCRIPTA

Tomus Quartus, pág: 197-198-199, Lausanne MDCCLXXI

Comentários

Unknown disse…
Esse juramento NOS DIAS ATUAIS só pode ser uma piada. Os médicos de hoje, assim como qualquer político que toma posse e faz também seu juramento para adentrarem na vida corrupta, não se importam com a dor de seus pacientes. Isso tudo é pura balela. O que se vê são atendimentos cada vez mais precários disponível para a população e no fim das contas o que importa de verdade e ganhar dinheiro e manter seus luxos e para isso é extremamente importante que seus pacientes ou clientes permaneçam sem gozar a saúde plena porém vivos, para continuarem com seus tratamentos até o fim da vida.

Portanto médicos não horam o juramento que fazem. Médicos não entendem de saúde. O que aprendem nos anos de faculdade é fazer diagnostico e prescrever remédios fora isso são como cegos perdidos em tiroteio.

Mensagens populares deste blogue

Mercúrio presente no marisco e no peixe aumenta risco para Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

Um estudo recente em 518 pessoas constatou que elevados níveis de mercúrio no corpo associado ao consumo de peixe e marisco aumenta o risco de desenvolver a doença de Lou Gehrig (ELA), uma doença neurodegenerativa que leva à paralisia e à morte. Entender os factores de risco da esclerose lateral amiotrófica possibilita-nos realizar alterações no nosso estilo de vida, como por exemplo, evitar o consumo de peixes e moluscos, de forma a prevenir esta doença e diminuir a incidência a longo prazo. Nota de pesquisa:  Pesquisas epidemiológicas como essa podem revelar novos factores comportamentais humanos ou exposições ambientais que nos levam à doença. Estudos a nível da população também podem fornecer uma visão ampla de como a doença se desenvolve em seres humanos que não teria sido prontamente descoberto em estudos animais ou celulares. Stommel E, Chen C, Caller T, et al. Fish consumption, mercury levels, and amyotrophic lateral sclerosis (ALS). Paper pr

O que levas para comer na Praia?!?

Que a praia abre o apetite já todos nós sabemos mas e que tal pôr a boa da bola de berlim (cheia de açúcar e gorduras trans que inflamam as células do nosso corpo) de lado e substitui-la por snacks saudáveis, nutritivos e de fácil assimilação?!? Deixo-vos a sugestão do snack que levámos hoje para a praia: Agora vamos escrutinar os ingredientes... - A boa da Laranja (se for algarvia então...) : Todos nós conhecemos a laranja pela sua riqueza em vitamina C, mas ela oferece um leque bem maior de nutrientes que vão além desta vitamina. É nutricionalmente rica em ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro, além de fibras, pectinas e flavonóides que aumentam o seu valor nutritivo. Depois de tudo isso, ainda é super antioxidante. Possui 170 diferentes tipos de fitoquímicos, incluindo mais de 60 flavonóides com propriedades anti-inflamatórias, anti-tumorais e que inibem a formação de coágulos sanguíneos. Como consequência é extremamente útil para quem quer controlar

Queres aprender a fazer uma Tintura de Gengibre?

Os benefícios do Gengibre já são há muito tempo conhecidos e cada vez mais estudados. Servem para inúmeras situações de doença com resultados extraordinários. Aqui, vou-te ensinar a fazer uma tintura de gengibre para que tenhas sempre esta incrivel raíz pronta a tomar em qualquer ocasião mas antes, espreita apenas alguns dos seus principais efeitos medicinais: Anti-Fungico – O Gengibre tem propriedades anti-fúngicas proeminentes contra uma vasta gama de fungos. Mycoses.  2003 Feb;46(1-2):29-37. Cancro - Vários estudos têm demonstrado a capacidade do gengibre para combater inúmeros tipos de células cancerígenas, incluindo da mama, cólon, pâncreas, próstata e cancro da pele. Pharmazie. 2008 Oct;63(10):774-6. Chem Biol Interact. 2009 Sep 14;181(1):77-84. doi: 10.1016/j.cbi.2009.05.012. Epub 2009 May 27. Mol Nutr Food Res. 2007 Dec;51(12):1492-502. Yonsei Med J. 2006 Oct 31;47(5):688-97. Gingerol inhibits metastasis of MDA-MB-231 human breast cancer cells Prevenção d