Avançar para o conteúdo principal

Três Principais alimentos que aceleram o envelhecimento

Todos os dias ingerimos alimentos que contribuem grandemente para o envelhecimento do nosso corpo. Muitos são comercializados de forma equivocada como “saudáveis” por grandes empresas com interesses puramente comerciais. 

Evita ou reduz estas comidas e diminui a tua idade biológica, sim, lês-te bem, biológica. Já reparaste que algumas pessoas não aparentam ter a idade que têm? Há algumas que chegam a parecer 20 anos mais novas…pois é, a alimentação é o factor chave.

Devido a reacções bioquímicas que ocorrem no corpo com cada tipo de comida que ingerimos diariamente, alguns alimentos fazem-nos envelhecer mais rápido, enquanto outros alimentos ajudam na luta contra o envelhecimento biológico. Comer alimentos pouco saudáveis regularmente, ano após ano, faz-nos sentir bem mais velhos do que a nossa idade real. Comer os alimentos correctos, ao longo do tempo, contribui para a saúde, longevidade e bem-estar.

O envelhecimento ocorre quando reacções bioquímicas processam-se de forma desequilibrada. Há quatro processos principais, os quatro pilares do envelhecimento, que se passam dentro do nosso corpo e que têm um grande impacto na ocorrência de doenças e na taxa de envelhecimento: 
  • Glicação, 
  • Inflamação, 
  • Oxidação
  • Submetilação.
Quando se fala de envelhecimento, associamos logo às rugas e manchas na pele, aos cabelos brancos, à perda de tónus muscular, mas o que ocorre do lado de fora e é visível, também acontece internamente de forma mais dramática, como a função diminuída e o encolhimento dos nossos órgãos, ossos e articulações desgastados, artérias entupidas e endurecidas, uma capacidade imunológica reduzida, enfim, uma variedade de alterações.

Os quatro pilares do envelhecimento – um pouco de bioquímica

  • Glicação: É basicamente a caramelização das proteínas no nosso corpo. Elas ficam pegajosas, coladas e endurecidas por este processo degenerativo, que produz substâncias chamadas produtos finais da glicação avançada (AGEs ou Advanced Glycation End Products). Estes compostos prejudiciais aceleram a velocidade do processo de envelhecimento, incluindo danos a longo prazo aos nossos órgãos, cérebro, articulações e claro, também são responsáveis pelas rugas na pele. 

E o que aumenta a produção de AGEs no corpo? Níveis elevados de açúcar (glicose) no sangue ao longo do tempo elevam drasticamente a produção de AGEs.

  • Inflamação: É um processo natural do sistema imunitário. A inflamação aguda ocorre quando somos atacados por agentes patogénicos funcionando como a nossa principal defesa contra bactérias, parasitas, vírus e toxinas. Mas quando a causa do problema não passa, como uma dieta e estilo de vida desequilibrados, infecções ocultas ou até mesmo stress contínuo, a inflamação torna-se crónica. Em vez de nos ajudar a lutar contra a doença, a inflamação torna-se um processo maligno que danifica os nossos tecidos e órgãos. 

A inflamação crónica é um péssimo estado, que em última análise, pode nos envelhecer e matar mais rápido. E mais… sabias que mais de 80% do nosso sistema imunitário está no intestino? 

Quase todas as doenças modernas de envelhecimento e deterioração são inflamatórias por natureza: diabetes, artrite, ataques cardíacos, acidente vascular cerebral, Alzheimer, doença de Parkinson e mais… Os processos inflamatórios começam como fogo (inflammare) nos intestinos.


  • Oxidação: A oxidação produz radicais livres, que são moléculas derivadas do oxigénio, altamente instáveis, reactivas e destrutivas, que podem causar extensos danos ao corpo, levando ao aparecimento de doenças como o cancro (por dano ao DNA celular), alterações degenerativas como artrite e artrose, envelhecimento cutâneo precoce, arteriosclerose propiciando a formação de coágulos sanguíneos e doenças cardíacas, entre outras patologias. 

Os radicais livres actuam como agentes oxidantes, por exemplo, uma barra de ferro exposta à acção do tempo (sol, chuva e vento) começa a sofrer um processo de oxidação, enferruja, torna-se irregular e entre em processo de corrosão; é mais ou menos o que ocorre com as nossas células, mais exatamente com a membrana que as envolve. 

Os radicais livres ocorrem por factores endógenos (são produzidos pelo nosso metabolismo normal, são um subproduto da atividade celular e da oxidação de gorduras) ou por factores exógenos (fumo de cigarros, metais radioativos, monóxido de carbono dos carros, stress prolongado, exercício intenso, excesso de açúcar e gordura trans na alimentação).


  • Submetilação: Significa que o teu corpo não está a funcionar a um nível ideal, o que se traduz em problemas de saúde e aceleração do processo de envelhecimento, ou seja, a metilação é um processo em que uma estrutura química chamada metil é adicionada aos vários constituintes de proteínas diversas, do DNA celular e de outras moléculas. 

A metilação é necessária para manter o corpo em boas condições de funcionamento e reparação. Sem metilação morrerias em poucos dias. A metilação está envolvida em quase todas as reacções bioquímica no teu corpo, ela é essencial para manter o DNA íntegro e ocorre bilhões de vezes por segundo nas tuas células. Na submetilação há uma maior vulnerabilidade a ataques de vírus e bactérias, reações alérgicas diversas, problemas intestinais, inflamação, redução da produção de energia, propensão ao cancro, degeneração cerebral (Alzheimer), doenças de pele, alterações na função tireoidiana.


  • Alimento número 1 que te envelhece rapidamente: trigo e derivados

Não importa se é refinado ou integral, considerado um alimento saudável, o trigo acelera o processo de envelhecimento no teu corpo. O facto é que este cereal contém um tipo especial de hidrato de carbono chamado amilopectina-A, que quando ingerido provoca um pico de glicemia (açúcar no sangue) maior do que o açúcar branco puro.

Ora, quanto mais elevados tiverem os níveis de glicémia média ao longo do tempo, mais AGEs (caramelização) formam-se dentro do corpo, o que te faz envelhecer mais rápido. Além disso, o trigo contem glúten e provavelmente já ouviste falar sobre os efeitos prejudiciais desta proteína no corpo e na saúde – o glúten causa inflamação (seja ela visível ou não). E se gostas do pão bem torradinho, atenção porque o calor excessivo produz substâncias químicas cancerígenas chamadas acrilamidas que se formam na parte queimada dos pães, torradas, bolos, etc. As acrilamidas são oxidantes e contribuem para o envelhecimento acelerado.

  • Alimento número 2 que te faz envelhecer rápido: açúcar, doces e refrigerantes.

O açúcar faz parte integrante do processo de caramelização das proteínas do corpo (produção de AGEs). Há uma relação direta entre o envelhecimento e os níveis de glicemia média e picos de açúcar no sangue ao longo do tempo. Isto aumenta os produtos de glicação avançada que aceleram a idade biológica do teu corpo.

O excesso de açúcar também causa obesidade e o desenvolvimento do diabetes tipo 2.

Em vez de açúcar, usa um adoçante natural como Stevia no café, chá e tâmaras para adoçar bolachas e bolos. 
Dá preferência à fruta fresca. Experimenta reduzir a tua necessidade de doce, educa o teu paladar diminuindo gradualmente o açúcar que consomes. Cria um desafio para ti, por exemplo, desafia-te a ficar 15 dias sem consumir açúcar e vê o que acontece! Vais-te sentir óptima.


  • Alimento número 3 que te faz envelhecer rápido: óleos vegetais, como soja, milho, etc.

Os óleos vegetais ascenderam pelo mesmo caminho da manteiga. Foram muitas as empresas que publicitaram estes óleos e margarinas como “saudáveis”, ao mesmo tempo estragavam a reputação da manteiga e outras gorduras saturadas, como os óleos de coco e do abacate. Neste mesmo período houve um grande aumento de doenças cardiovasculares. Coincidência?? Nada disso...

O óleo de soja, óleo de canola, óleo de milho, óleo de semente de girassol ou outro óleo vegetal (presentes na maioria dos alimentos processados) passa por um processo de refinação sob altas temperaturas e pelo uso de solventes químicos, como o hexano. 

Isto faz com que as gorduras insaturadas do óleo (ómegas 3, 6 e 9) sofram oxidação e, portanto, este óleo torna-se numa bomba inflamatória quando entra no teu corpo, produzindo radicais livres, danificando as membranas celulares, reduzindo a metilação, contribuindo para o rápido envelhecimento, doenças cardíacas e muitos outros problemas de saúde.

Outra questão importante é que os óleos vegetais contêm grandes quantidades de ácidos gordos omega-6, o que provoca um desequilíbrio na relação omega-3/omega-6 no corpo, que também leva à inflamação, submetilação e oxidação. 

Se quiseres evitar os efeitos prejudiciais dos óleos vegetais, retira-os da tua alimentação e opta por óleos e gorduras verdadeiramente saudáveis, como o azeite, o abacate e óleo de coco.



Agora que já sabes o que podes fazer, mãos à obra!


Gostas do que lês? Então partilha conhecimento :)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mercúrio presente no marisco e no peixe aumenta risco para Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

Um estudo recente em 518 pessoas constatou que elevados níveis de mercúrio no corpo associado ao consumo de peixe e marisco aumenta o risco de desenvolver a doença de Lou Gehrig (ELA), uma doença neurodegenerativa que leva à paralisia e à morte. Entender os factores de risco da esclerose lateral amiotrófica possibilita-nos realizar alterações no nosso estilo de vida, como por exemplo, evitar o consumo de peixes e moluscos, de forma a prevenir esta doença e diminuir a incidência a longo prazo. Nota de pesquisa:  Pesquisas epidemiológicas como essa podem revelar novos factores comportamentais humanos ou exposições ambientais que nos levam à doença. Estudos a nível da população também podem fornecer uma visão ampla de como a doença se desenvolve em seres humanos que não teria sido prontamente descoberto em estudos animais ou celulares. Stommel E, Chen C, Caller T, et al. Fish consumption, mercury levels, and amyotrophic lateral sclerosis (ALS). Paper pr

O que levas para comer na Praia?!?

Que a praia abre o apetite já todos nós sabemos mas e que tal pôr a boa da bola de berlim (cheia de açúcar e gorduras trans que inflamam as células do nosso corpo) de lado e substitui-la por snacks saudáveis, nutritivos e de fácil assimilação?!? Deixo-vos a sugestão do snack que levámos hoje para a praia: Agora vamos escrutinar os ingredientes... - A boa da Laranja (se for algarvia então...) : Todos nós conhecemos a laranja pela sua riqueza em vitamina C, mas ela oferece um leque bem maior de nutrientes que vão além desta vitamina. É nutricionalmente rica em ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro, além de fibras, pectinas e flavonóides que aumentam o seu valor nutritivo. Depois de tudo isso, ainda é super antioxidante. Possui 170 diferentes tipos de fitoquímicos, incluindo mais de 60 flavonóides com propriedades anti-inflamatórias, anti-tumorais e que inibem a formação de coágulos sanguíneos. Como consequência é extremamente útil para quem quer controlar

Queres aprender a fazer uma Tintura de Gengibre?

Os benefícios do Gengibre já são há muito tempo conhecidos e cada vez mais estudados. Servem para inúmeras situações de doença com resultados extraordinários. Aqui, vou-te ensinar a fazer uma tintura de gengibre para que tenhas sempre esta incrivel raíz pronta a tomar em qualquer ocasião mas antes, espreita apenas alguns dos seus principais efeitos medicinais: Anti-Fungico – O Gengibre tem propriedades anti-fúngicas proeminentes contra uma vasta gama de fungos. Mycoses.  2003 Feb;46(1-2):29-37. Cancro - Vários estudos têm demonstrado a capacidade do gengibre para combater inúmeros tipos de células cancerígenas, incluindo da mama, cólon, pâncreas, próstata e cancro da pele. Pharmazie. 2008 Oct;63(10):774-6. Chem Biol Interact. 2009 Sep 14;181(1):77-84. doi: 10.1016/j.cbi.2009.05.012. Epub 2009 May 27. Mol Nutr Food Res. 2007 Dec;51(12):1492-502. Yonsei Med J. 2006 Oct 31;47(5):688-97. Gingerol inhibits metastasis of MDA-MB-231 human breast cancer cells Prevenção d