Avançar para o conteúdo principal

Naturopatia na prevenção e tratamento de doenças!


Como sabemos, os medicamentos químicos sintetizados têm sempre efeitos colaterais no nosso organismo. Claro que o seu impacto na saúde para o bem e para o mal, depende da molécula bem como da dose e frequência de ingestão, no entanto, independentemente do medicamento, o fígado é sempre lesado com esta utilização. 

Obviamente que os medicamentos são de extrema importância para tratar quadros clínicos agudos graves e para salvarem vidas. Mas também é verdade que algo de errado se passa para justificar a proliferação de doenças gravíssimas que têm ocorrido nos últimos 50 anos, como é o caso do cancro e de outras doenças degenerativas. 

Numa doença grave, crónica e/ou degenerativa, não se pode isolar uma única causa mas sim várias e uma destas causas é inequivocamente o excesso de utilização de medicamentos químicos de síntese.
Por este motivo, diria que seria uma atitude inteligente, apostar na prevenção.

A prevenção das doenças tem o nobre propósito de evitar que o corpo adoeça. 

Se esta medida é importantíssima na vida de todos nós, para um bebé e uma criança ainda mais, uma vez que o sistema imunitário leva 5 a 8 anos a amadurecer.

É importante referir que o conceito de prevenção é pouco trabalhado pela medicina convencional.

Por esse motivo o trabalho concomitante com a medicina convencional, por parte dos naturopatas, homeopatas, entre outros, é fulcral, para se alcançar este tão importante propósito que é a prevenção.

Apesar do grande objetivo ser evitar o surgimento das doenças, as fórmulas fitoterápicas têm também mecanismos farmacológicos anti-virais, antibacterianos, mucolíticos, expectorantes, entre outros e com muito menos efeitos colaterais.

Como naturopata, considero que numa situação aguda (de baixo risco obviamente) primeiro deve-se tentar uma terapêutica cujo risco de efeitos colaterais seja mais baixo ou inexistente e somente se não  tiver alcançado os efeitos desejados, então administrar o medicamento químico de síntese.

Os óbvios benefícios desta abordagem serão a menor toxidade para o organismo. No caso particular dos antibióticos travar o grave fenómeno da resistência bacteriana, com a grande vantagem de que em situações agudas de alto risco o organismo responderá muito mais eficazmente aos químicos de síntese administrados.

Gostas-te do que leste? Então ajudar a partilhar saúde!

Vera

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mercúrio presente no marisco e no peixe aumenta risco para Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

Um estudo recente em 518 pessoas constatou que elevados níveis de mercúrio no corpo associado ao consumo de peixe e marisco aumenta o risco de desenvolver a doença de Lou Gehrig (ELA), uma doença neurodegenerativa que leva à paralisia e à morte. Entender os factores de risco da esclerose lateral amiotrófica possibilita-nos realizar alterações no nosso estilo de vida, como por exemplo, evitar o consumo de peixes e moluscos, de forma a prevenir esta doença e diminuir a incidência a longo prazo. Nota de pesquisa:  Pesquisas epidemiológicas como essa podem revelar novos factores comportamentais humanos ou exposições ambientais que nos levam à doença. Estudos a nível da população também podem fornecer uma visão ampla de como a doença se desenvolve em seres humanos que não teria sido prontamente descoberto em estudos animais ou celulares. Stommel E, Chen C, Caller T, et al. Fish consumption, mercury levels, and amyotrophic lateral sclerosis (ALS). Paper pr

O que levas para comer na Praia?!?

Que a praia abre o apetite já todos nós sabemos mas e que tal pôr a boa da bola de berlim (cheia de açúcar e gorduras trans que inflamam as células do nosso corpo) de lado e substitui-la por snacks saudáveis, nutritivos e de fácil assimilação?!? Deixo-vos a sugestão do snack que levámos hoje para a praia: Agora vamos escrutinar os ingredientes... - A boa da Laranja (se for algarvia então...) : Todos nós conhecemos a laranja pela sua riqueza em vitamina C, mas ela oferece um leque bem maior de nutrientes que vão além desta vitamina. É nutricionalmente rica em ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro, além de fibras, pectinas e flavonóides que aumentam o seu valor nutritivo. Depois de tudo isso, ainda é super antioxidante. Possui 170 diferentes tipos de fitoquímicos, incluindo mais de 60 flavonóides com propriedades anti-inflamatórias, anti-tumorais e que inibem a formação de coágulos sanguíneos. Como consequência é extremamente útil para quem quer controlar

Queres aprender a fazer uma Tintura de Gengibre?

Os benefícios do Gengibre já são há muito tempo conhecidos e cada vez mais estudados. Servem para inúmeras situações de doença com resultados extraordinários. Aqui, vou-te ensinar a fazer uma tintura de gengibre para que tenhas sempre esta incrivel raíz pronta a tomar em qualquer ocasião mas antes, espreita apenas alguns dos seus principais efeitos medicinais: Anti-Fungico – O Gengibre tem propriedades anti-fúngicas proeminentes contra uma vasta gama de fungos. Mycoses.  2003 Feb;46(1-2):29-37. Cancro - Vários estudos têm demonstrado a capacidade do gengibre para combater inúmeros tipos de células cancerígenas, incluindo da mama, cólon, pâncreas, próstata e cancro da pele. Pharmazie. 2008 Oct;63(10):774-6. Chem Biol Interact. 2009 Sep 14;181(1):77-84. doi: 10.1016/j.cbi.2009.05.012. Epub 2009 May 27. Mol Nutr Food Res. 2007 Dec;51(12):1492-502. Yonsei Med J. 2006 Oct 31;47(5):688-97. Gingerol inhibits metastasis of MDA-MB-231 human breast cancer cells Prevenção d