Avançar para o conteúdo principal

Chá Príncipe - Cymbopogon citratus


Nome científico: Cymbopogon citratus (DC) Stapf.

Família: Poaceae.

Sinónimos botânicos: Andropogon ceriferus Hack., Andropogon citratus DC. ex Nees, Andropogon citratus DC., Andropogon citriodorum hort. ex Desf., Andropogon nardus subsp. ceriferus (Hack.) Hack., Andropogon roxburghii Nees ex Steud., Andropogon schoenanthus L., Cymbopogon nardus subvar. citratus (DC.) Roberty.

Outros nomes populares: capim-catinga, capim-cheiroso, capim-cidrão, capim-cidrilho, capim-cidreira, capim-cidró, capim-ciri, capim-de-cheiro, capim-marinho, capim-membeca, capim-santo, capim-sidró, chá-de-estrada, citronela-de-Java,falsa-erva-cidreira, grama-cidreira, patchuli-falso, sidró, vervena, zitronengras (alemão), hierba limón (espanhol), citronnelle (francês), lemon grass (inglês), cymbopogonis (latim).

Constituintes químicos: (folhas) aldeídos, cetonas, ácidos, ésteres, sesquiterpenos e terpenos, citrol (mistura dos aldeídos neral e geraniol), saponinas álcoois (cimeropogonol e cimpogonol), alcalóides, óleos essenciais (com a-oxobisaboleno, borneol, b-cadineno, canfeno, car-3-eno, cineol, geranial, geraniol, citral), metileugenol, mirceno, cimbopogona, farnesol, fencona, cimbopogenol, cimbopogonol, isopulegol, acetato de geraniol, hexacosan-1-ol, humuleno, linalol, mentona, nerol, acetato de nerol, a e b-pineno, terpineol, terpinoleno, ocimeno, iso-orientina, a-canforeno, limoneno, dipenteno, citronelal, ácidos acético, p-cumárico, caféico, citronélico, gerânico, capróico, flavonóides (luteolina, luteolina-7-O-b-D-glicosídeo, b-sitosterol), aldeídos (isovaleraldeido, decilaldeido).

O Chá principe forma uma touceira densa, as suas folhas são longas, com bordas cortantes e de coloração verde clara. Devido ao aroma, é muito confundido com a erva-cidreira (Melissa officinalis).

Contém grandes quantidades de óleo essencial citral, responsável por muitas das suas utilizações aromáticas e medicinais.

Pode ser plantada em vasos, assim como em canteiros. É muito atrativa para abelhas, sendo bastante utilizada para capturar enxames.

O seu crescimento é rápido, o que pode requerer um desbaste periódico. Não tolera geadas fortes.

· Analgésico suave,           · Ansiolítico,             · Antiálgico,
· Antibacteriano,               · Anticonvulsivo,       · Antidiarreico,
· Antiespasmódico,           · Anti-histérico,          · Antipirético,                  
· Anti-reumático,              · Aromatizante,            · Estomacal,
· Bactericida,                     · Béquico,
· Carminativo,                  · Depurativo,
· Digestivo,                       · Diurético,
· Emenagogo,                   · Estimulante lácteo,
· Estomáquico,                  · Expectorante,
· Febrífugo,                       · Fungicida,
· Hepatoprotector,             · Miorrelaxante,
· Repelente de insecto,      · Sedativo,
· Sudorífera,                      · Vasodilatador (indirectamente hipotensor e calmante).

Indicações: ansiedade, cefaleias, cólicas menstruais e intestinais, conjuntivite, contusões, diarreia, diminuir actividade motora, distúrbio renal, dor de cabeça, dor estomacal, dor muscular, eczemas, entorse, espasmo, espasmo intestinal, estômago, febre, feridas, flatulência, gastralgia, indigestão, infecções das vias respiratórias e digestiva, inflamação da bexiga, insónia, limpeza dos dentes e gengivas, lumbago, nervosismo, constipação, reumatismo, neuralgia, rins, stress, tensão muscular, tosse, úlceras, vómitos, poros dilatados, acne, manchas e sardas, celulite, limpeza de pele e cabelos e limpeza de peles oleosas.

Nota: a utilização na gestação e lactação funciona como estimulante lácteo.

Parte utilizada: folhas, rizoma e raízes frescas ou secas.

Contra-indicações/cuidados: contra-indicado para os casos de dor abdominal de causa desconhecida e gastrite.

Efeitos colaterais: doses concentradas pode provocar aborto, baixar a pressão e causar desmaios.
O óleo tem uma acção irritante sobre a pele dos animais. O hidrolato das folhas (produto de destilação) provoca hipocinesia, ataxia, Bradipneia, perda de postura, sedação e defecação.













































Comentários

Mensagens populares deste blogue

A versatibilidade de Alfazema (Lavandula angustifolia)

A Alfazema (Lavandula angustifolia) é dos óleos essenciais mais versáteis que dispomos. A associação mais comum a este óleo é para efeitos de relaxamento, mas também pode ser utilizado para limpar feridas, nódoas negras e irritações cutâneas. A sua fragrância é calmante, relaxante e equilibradora tanto psicologicamente como emocionalmente. Seguem algumas aplicações práticas do óleo essencial: Calmante Esfregue 2-3 gotas de óleo de alfazema nas palmas da mãos e depois inale profundamente três vezes.  Depois esfregue o óleo nos pés, nas têmporas e nos pulsos. Picada de Abelha ou outro insecto Coloque uma gota de óleo de Alfazema na zona afectada para parar a comichão e reduzir o edema. Pequenas Queimaduras Coloque 2-3 gotas de óleo de Alfazema numa pequena queimadura para diminuir a dor e a vermelhidão. Cortes Coloque óleo de Alfazema no corte para parar o sangue, limpar a ferida e matar as bactérias. Eczema / Dermatites Misture algumas gotas de ó...

Maca - Lepidium meyenii

Imagem retirada do Google Quanto mais avançamos tecnologicamente, mais se descobre que a natureza com toda a sua pureza e simplicidade fornece-nos tudo o que necessitamos para termos saúde em todos os níveis. Um exemplo disso é a Maca peruana, que apesar de conhecida e muito utilizada pelos povos antigos, só há poucos anos é que começou a ser reconhecida pelas suas propriedades medicinais. É verdade que a ciência nos ajuda muito a validar o conhecimento empírico, mas é verdadeiramente magnifico observar que praticamente todo o conhecimento empírico relacionado com as plantas medicinais tem vindo a ser comprovado cientificamente dia após dia...conhecimento que o povo adquiriu pela experiência, pela tradição...mas nós, somos mais finos...precisamos que a ciência nos dê o O.K. - o.k., aqui utilizei um pouco de ironia! Pois, é verdade que a ciência nos trás muitos benefícios, mas não nos podemos entregar 100% a ela porque o que é uma verdade cientifica hoje amanhã já não o é. O ta...

E as suas Fezes, como são? - Do you know your stool?

Para alguns um alívio, para outros uma saga dolorosa. Seja uma hora fácil ou difícil, é certo que nem todos gostam de olhar para as próprias fezes. Entretanto, respirar fundo e encarar o bolo fecal pode dizer muito sobre a sua saúde - afinal, ele é o resultado de tudo o que come. Essa necessidade básica indica como está a saúde de todo o sistema digestivo e ainda dá pistas sobre a qualidade da sua alimentação. Já que prevenir é o melhor remédio, veja o que merece atenção na observação das suas fezes e o seu significado. **Cor As fezes normalmente tem cor castanha de diferentes tonalidades. As variações de cores ocorrem conforme o tipo dos alimentos, a quantidade de bile produzida pelo fígado que irá digerir as gorduras, e eventualmente alguma doença. - As fezes enegrecidas - chamadas "borra de café" - sinalizam sangramento do aparelho digestivo, em geral do estômago, - As fezes avermelhadas acusam um sangramento do intestino grosso ou mesmo na região em torno do ...