Avançar para o conteúdo principal

Omeprazol (Fármaco)

O Omeprazol é um medicamento que diminui a acidez no estômago.

É utilizado no tratamento de úlceras gástricas, gastrites, refluxo gastroesofágico e esofagites.

O Omeprazol pertence a uma categoria de fármacos denominada inibidores da bomba de protões a que pertencem também o Lanzoprazol, Esomeprazol, Pantoprazol, Rabeprazol, Timoprazol e Picoprazol.

A sua ação terapêutica exerce-se sobre a mucosa gástrica diminuindo consideravelmente a normal produção de acido clorídrico por esta mucosa.

A presença de ácido no estômago é indispensável para o correto processo de digestão dos alimentos, nomeadamente das proteínas.
A diminuição da acidez no estômago vai condicionar a capacidade de digestão dos alimentos, diminuir a absorção de alguns nutrientes levando a défices nutricionais importantes.

A toma prolongada de Omeprazol está associada à deficiência de vitamina B121 que pode ter repercussões clínicas mais graves nas pessoas idosas2, sendo recomendada a avaliação laboratorial dos níveis de vitamina B12 nos casos de toma prolongada destes fármacos.
A deficiência de vitamina B12 pode favorecer a elevação dos níveis de homocisteína, o que é mais um fator adverso para a prevenção das doenças cardiovasculares e neurológicas.

A toma prolongada de inibidores da bomba de protões pode ainda provocar ou agravar deficiência em magnésio3 um dos mais importantes minerais do nosso organismo.

Além disso, a acidez do meio gástrico contribui de forma muito importante para matar os microrganismos, bactérias e fungos, ingeridos juntamente com os alimentos, que não estão adaptados a sobreviverem em meio ácido, impedindo a sua progressão para o intestino. Se este tipo de bactérias e fungos invadem e proliferam no intestino delgado podem dar origem a alterações da flora intestinal4,  permitindo o desenvolvimento de germes oportunistas5 e podendo estar na origem de colites6 por vezes dificilmente diagnosticadas.

Se está a tomar Omeprazol, ou outro fármaco desta classe terapêutica, deve prevenir o défice nutricional de vitamina B12 e de magnésio tomando, de forma regular, um suplemento nutricional de vitaminas B e magnésio.

Se foi medicado com Omeprazol, ou outro fármaco desta classe terapêutica, deve cumprir o tempo de medicação indicado pelo seu médico e não o prolongar sem vigilância médica. Se sentir algum mal-estar digestivo ou queixas intestinais deve informar o seu médico.


1-      Omeprazole and Vitamin B12 Deficiency, Ann Pharmacother May 1999 33: 641-643
2-      Cobalamin: a critical vitamin in the elderly; Preventive Medicine, Volume 39, Issue 6, December 2004, Pages 1256–1266
3-      Proton-Pump Inhibitors and Hypomagnesemic Hypoparathyroidism; N Engl J Med 2006; 355:1834-1836October 26, 2006DOI: 10.1056/NEJMc066308
4-      Review article: proton pump inhibitors and bacterial overgrowth. Aliment Pharmacol Ther. 2006 Jan 1;23(1):3-10.
5-      Risk of Clostridium difficile diarrhea among hospital inpatients prescribed proton pump inhibitors: cohort and case–control studies”, CMAJ July 6, 2004 vol. 171 no. 1 doi: 10.1503/cmaj.1040876
6-      Proton pump inhibitor use is associated with an increased risk for microscopic colitis: a case-control study.” Aliment Pharmacol Ther. 2010 Nov;32(9):1124-8. doi: 10.1111/j.1365-2036.2010.04453.x. Epub 2010 Sep 13.


Fonte Original do Artigo AQUÍ 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mercúrio presente no marisco e no peixe aumenta risco para Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

Um estudo recente em 518 pessoas constatou que elevados níveis de mercúrio no corpo associado ao consumo de peixe e marisco aumenta o risco de desenvolver a doença de Lou Gehrig (ELA), uma doença neurodegenerativa que leva à paralisia e à morte. Entender os factores de risco da esclerose lateral amiotrófica possibilita-nos realizar alterações no nosso estilo de vida, como por exemplo, evitar o consumo de peixes e moluscos, de forma a prevenir esta doença e diminuir a incidência a longo prazo. Nota de pesquisa:  Pesquisas epidemiológicas como essa podem revelar novos factores comportamentais humanos ou exposições ambientais que nos levam à doença. Estudos a nível da população também podem fornecer uma visão ampla de como a doença se desenvolve em seres humanos que não teria sido prontamente descoberto em estudos animais ou celulares. Stommel E, Chen C, Caller T, et al. Fish consumption, mercury levels, and amyotrophic lateral sclerosis (ALS). Paper pr

O que levas para comer na Praia?!?

Que a praia abre o apetite já todos nós sabemos mas e que tal pôr a boa da bola de berlim (cheia de açúcar e gorduras trans que inflamam as células do nosso corpo) de lado e substitui-la por snacks saudáveis, nutritivos e de fácil assimilação?!? Deixo-vos a sugestão do snack que levámos hoje para a praia: Agora vamos escrutinar os ingredientes... - A boa da Laranja (se for algarvia então...) : Todos nós conhecemos a laranja pela sua riqueza em vitamina C, mas ela oferece um leque bem maior de nutrientes que vão além desta vitamina. É nutricionalmente rica em ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro, além de fibras, pectinas e flavonóides que aumentam o seu valor nutritivo. Depois de tudo isso, ainda é super antioxidante. Possui 170 diferentes tipos de fitoquímicos, incluindo mais de 60 flavonóides com propriedades anti-inflamatórias, anti-tumorais e que inibem a formação de coágulos sanguíneos. Como consequência é extremamente útil para quem quer controlar

Queres aprender a fazer uma Tintura de Gengibre?

Os benefícios do Gengibre já são há muito tempo conhecidos e cada vez mais estudados. Servem para inúmeras situações de doença com resultados extraordinários. Aqui, vou-te ensinar a fazer uma tintura de gengibre para que tenhas sempre esta incrivel raíz pronta a tomar em qualquer ocasião mas antes, espreita apenas alguns dos seus principais efeitos medicinais: Anti-Fungico – O Gengibre tem propriedades anti-fúngicas proeminentes contra uma vasta gama de fungos. Mycoses.  2003 Feb;46(1-2):29-37. Cancro - Vários estudos têm demonstrado a capacidade do gengibre para combater inúmeros tipos de células cancerígenas, incluindo da mama, cólon, pâncreas, próstata e cancro da pele. Pharmazie. 2008 Oct;63(10):774-6. Chem Biol Interact. 2009 Sep 14;181(1):77-84. doi: 10.1016/j.cbi.2009.05.012. Epub 2009 May 27. Mol Nutr Food Res. 2007 Dec;51(12):1492-502. Yonsei Med J. 2006 Oct 31;47(5):688-97. Gingerol inhibits metastasis of MDA-MB-231 human breast cancer cells Prevenção d