Avançar para o conteúdo principal

Sabes identificar o teu talento?

Gosto muito do Trabalho do Coach Mário Caetano e quando recebi este email (que transcrevo logo abaixo) senti uma enorme vontade de o partilhar com vocês.

A realidade é que nos apegamos (ou aprendemos a nos apegar) em demasia aos padrões da sociedade na qual estamos inseridos. Se por um lado é facto que nos temos que adaptar para podermos viver de forma civilizada uns com os outros por outro lado, abafar os nossos sonhos, vontades e ideais em prol do que a sociedade poderá dizer ou aprovar é algo que nos deixa doentes. Sim...leste bem! DOENTES. Repara, quando te levantas de manhã para ires trabalhar o que sentes? 80% das pessoas sentem:

- Preguiça
- Sono
- Adias o levantar (são só mais 5 minutos)
- Irritação
- Tristeza
- Cansaço...

No entanto, quando te levantas de manhã para ires fazer uma coisa na qual és apaixonada como te sentes?

- Acordas antes do despertador
- Estás enérgica e cheia de vitalidade
- A alegria é contagiante

Vês a diferença? Ninguem é preguiçoso ou não existe ninguem que não goste de trabalhar, o que existe em demasia são pessoas que trabalham em actividades que não gostam, que não as estimula, que não dão prazer!

Às vezes a necessidade financeira fala mais alto é certo, mas não deixes morrer os teus sonhos, os teus talentos, os teus ideais. Vai criando oportunidades para fazer aquilo que amas, aquilo que te dá prazer, aquilo que realmente te faz feliz e quando chegar o momento, não deixes o medo vencer, enfrenta-o de frente e derruba-o, pois os SONHOS SÓ ACONTECEM FORA DA NOSSA ZONA DE CONFORTO!


E agora deixo-te o texto deste Coach maravilhoso que é o Mario Caetano:
"Todos nós nascemos com talento e por isso acredito que também tu o tens. Partilho contigo 5 formas que te ajudarão a identificar o teu talento:

1.Procura aquilo que te faz sentir centrado.
Quando estás no teu centro, quando estás alinhado, colocas a dúvida de lado e dás lugar à certeza interior de que vais conseguir atingir aquilo que queres. Sem o conseguir explicar logicamente, sentes que vais conseguir. Lembra-te agora de momentos em que essa certeza existiu. O que estavas a fazer?

2.Pergunta à tua família o que gostavas de fazer quando eras criança.

As pessoas que há mais tempo nos conhecem, são as pessoas que nos podem relembrar melhor aquilo que adorávamos fazer quando éramos crianças. Pergunta aos teus familiares o que fazias durante horas a fio enquanto criança. Podia ser a escrever, a pintar, a jogar, a tocar, a ouvir, a compor, a cantarolar. À medida que crescemos e nos tornamos adultos, assumimos de forma séria responsabilidades e esquecemo-nos de pequenas coisas que nos divertiam e com as quais brincávamos. O tempo em criança parava contigo a fazeres o quê?

3.Pergunta aos teus amigos aquilo em que tu és bom.

É inspirador ter um conjunto de amigos a falar de nós. Reúne-os e pergunta-lhes que qualidades tens tu. Pede-lhes para serem totalmente verdadeiros. Ouve as suas opiniões e esquece as tuas justificações. Ouve apenas. Que qualidades veem os teus amigos em ti?

4.Agarra num caderno e escreve.

Agarra num caderno todas as manhãs, e escreve logo ao acordar aquilo que adoras fazer. Escreve apenas, sem nunca leres a página do dia anterior. Ao 16º dia lê todas as páginas que escreveste durante os 15 dias. Vais-te surpreender. Já tens o caderno para começar?

5.Procura o talento nos outros.

Quando procuramos talento nos outros ativamos a nossa vontade e o nosso foco. Vemos coisas que sempre lá estiveram e que anteriormente não víamos somente por não as procurarmos. Pode ser alguém que é bom a organizar, ou a liderar, ou a cozinhar, ou a escrever, ou a desenhar, ou a consertar coisas, ou a contar histórias. Foca-te 5 min por dia em procurares aquilo em que os outros são bons e parecem não reparar e elogia-os por isso. Vais adorar fazê-lo.

Desejo-te um dia inspirador


Mário Caetano"



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mercúrio presente no marisco e no peixe aumenta risco para Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

Um estudo recente em 518 pessoas constatou que elevados níveis de mercúrio no corpo associado ao consumo de peixe e marisco aumenta o risco de desenvolver a doença de Lou Gehrig (ELA), uma doença neurodegenerativa que leva à paralisia e à morte. Entender os factores de risco da esclerose lateral amiotrófica possibilita-nos realizar alterações no nosso estilo de vida, como por exemplo, evitar o consumo de peixes e moluscos, de forma a prevenir esta doença e diminuir a incidência a longo prazo. Nota de pesquisa:  Pesquisas epidemiológicas como essa podem revelar novos factores comportamentais humanos ou exposições ambientais que nos levam à doença. Estudos a nível da população também podem fornecer uma visão ampla de como a doença se desenvolve em seres humanos que não teria sido prontamente descoberto em estudos animais ou celulares. Stommel E, Chen C, Caller T, et al. Fish consumption, mercury levels, and amyotrophic lateral sclerosis (ALS). Paper pr

O que levas para comer na Praia?!?

Que a praia abre o apetite já todos nós sabemos mas e que tal pôr a boa da bola de berlim (cheia de açúcar e gorduras trans que inflamam as células do nosso corpo) de lado e substitui-la por snacks saudáveis, nutritivos e de fácil assimilação?!? Deixo-vos a sugestão do snack que levámos hoje para a praia: Agora vamos escrutinar os ingredientes... - A boa da Laranja (se for algarvia então...) : Todos nós conhecemos a laranja pela sua riqueza em vitamina C, mas ela oferece um leque bem maior de nutrientes que vão além desta vitamina. É nutricionalmente rica em ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro, além de fibras, pectinas e flavonóides que aumentam o seu valor nutritivo. Depois de tudo isso, ainda é super antioxidante. Possui 170 diferentes tipos de fitoquímicos, incluindo mais de 60 flavonóides com propriedades anti-inflamatórias, anti-tumorais e que inibem a formação de coágulos sanguíneos. Como consequência é extremamente útil para quem quer controlar

Queres aprender a fazer uma Tintura de Gengibre?

Os benefícios do Gengibre já são há muito tempo conhecidos e cada vez mais estudados. Servem para inúmeras situações de doença com resultados extraordinários. Aqui, vou-te ensinar a fazer uma tintura de gengibre para que tenhas sempre esta incrivel raíz pronta a tomar em qualquer ocasião mas antes, espreita apenas alguns dos seus principais efeitos medicinais: Anti-Fungico – O Gengibre tem propriedades anti-fúngicas proeminentes contra uma vasta gama de fungos. Mycoses.  2003 Feb;46(1-2):29-37. Cancro - Vários estudos têm demonstrado a capacidade do gengibre para combater inúmeros tipos de células cancerígenas, incluindo da mama, cólon, pâncreas, próstata e cancro da pele. Pharmazie. 2008 Oct;63(10):774-6. Chem Biol Interact. 2009 Sep 14;181(1):77-84. doi: 10.1016/j.cbi.2009.05.012. Epub 2009 May 27. Mol Nutr Food Res. 2007 Dec;51(12):1492-502. Yonsei Med J. 2006 Oct 31;47(5):688-97. Gingerol inhibits metastasis of MDA-MB-231 human breast cancer cells Prevenção d