Avançar para o conteúdo principal

Stevia rebaudiana - O Açúcar da Natureza

A Stevia (ou açucar da natureza) é uma planta ou melhor, um pequeno arbusto que pertence à família Asteraceae e é nativa da América do Sul. As suas folhas são compridas e ovais, com orlas serrilhadas e produz pequenas flores brancas.

A Stevia é um adoçante natural não calórico, contém edulcorantes naturais e a sua folha seca é 10 a 20 vezes mais doce que o açúcar de cana. A extracção do steviosídeo (principio activo da stevia) dá origem a um pó branco que é até 300 vezes mais doce que o açúcar comum.

Além super doce, esta maravilhosa planta tem diversas outras propriedades medicinais, sendo também tradicionalmente utilizada como hipoglicemiante, hipotensiva, diurética e cardiotónica. 
As folhas são utilizadas em casos de diabetes, na obesidade, nas cáries dentárias, na hipertensão, em casos de extrema fadiga, de dependência do açúcar e de infecções.

A Stevia também é usada a nível exterior para manter a pele e os cabelos saudáveis, sendo utilizada commumente para tratar feridas, picadas de insectos, manchas solares, amenizar eczemas, acne, psoríase e outros problemas de pele bastando juntar a sua infusão com argila e aplicar na zona a tratar.


Padrões de Segurança da Stevia:
A segurança da Stevia para uso humano foi estabelecida através de estudos rigorosos (mais de 200 estudos foram conduzidos sobre a Stevia atestando a sua segurança) arbitrados pela Agência de Alimentos e Medicamentos dos EUA (Food and Drug Administration, FDA) e o Comité Conjunto de Especialistas da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO /OMS) em aditivos alimentares. Estes reconhecem a Stevia como segura.
 

Os principais benefícios desta planta são:
- Não contém calorias - ajuda a combater a obesidade (100mg contém 0,4 calorias)
- Atenua o desejo de comer.
- Não altera o nível de açúcar no sangue.
- Não é tóxica.
- Inibe a formação da placa e de cáries (conteúdo elevado de vitamina C e clorofila)
- Pode ser usada para cozinhar.
- Pode ser usada a nível cosmético - torna a pele mais macia e firme, combate as impurezas.


NOTA: Embora se afirme que a Stevia não apresenta efeitos secundários, deve-se alertar para o facto de ter uma possível acção anticoncepcional, pois o povo Guaranis utilizam-na para evitar a concepção.


Como utilizar a Stevia:
Folhas frescas moídas: podes colocar as folhas moídas na comida, como tempero. Adiciona enquanto a comida ainda estiver quente, porque o sabor doce é libertado mais facilmente quando a planta é aquecida.

Como adoçante: seca as folhas (12 horas ao sol), esmaga-as num almofariz até ficarem em pó e utiliza na culinária como se fosse açúcar.

Deixo aqui a dica de uma Receita com Stevia: 


Arroz doce de maçã, sem açúcar 

1 chávena (chá) de arroz cru lavado
2 chávenas (chá) de água
½ litro de bebida de avelã
2 chávenas (chá) de Stevia esmagada
2 chávenas de sementes de chia demolhadas
1 colher (sopa) de óleo de coco
1 colher (chá) de baunilha
3 maçãs vermelhas
1 colher de chá de canela em pó
Canela para polvilhar

Modo de preparar:

Numa panela, ferve a água e acrescente o arroz. Cozinha até secar. Mistura-lhe a bebida de avelã, a baunilha, a canela em pó e a Stevia. Deixa cozinhar até descolar do fundo da panela. Desliga e reserve até arrefecer. Mistura a chia com o óleo de coco. Unta uma assadeira, forra com fatias de maçã, despeja o arroz doce, coloca outra camada de maçã, polvilha com canela e leva ao forno, por aproximadamente 30 minutos. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

As tâmaras e o trabalho de parto

Desde os tempos bíblicos, as tâmaras eram consideradas possuidoras de propriedades curativas profundas, mas só agora a ciência vem confirmar o que os nossos antepassados já sabiam.
Um estudo publicado no Journal of Obstetrics and Gynecology em 2011 e intitulado "O efeito do consumo das tâmaras no final da gravidez[i]", apresentou a investigação do efeito do consumo das tâmaras nos parâmetros do trabalho de parto e nos seus resultados. Ao longo de 11 meses na Jordan University of Science and Technology, dois grupos de mulheres foram incluídas num estudo prospectivo onde 69 mulheres consumiram seis tâmaras por dia durante 4 semanas antes da data prevista para o parto, contra 45 mulheres que não consumiram nenhuma. Estas mulheres tinham parâmetros semelhantes por isso não houve diferença significativa na idade gestacional, idade e paridade (o número de vezes que a mulher engravidou) entre os dois grupos.
Os resultados do estudo foram os seguintes:
• Melhoria da dilatação cervical:

Receita: Pudim de Pêra com Canela

Quando o meu filho era mais pequeno e estava a atravessar aquela fase em que simplesmente se alimentam do ar (a anorexia dos 2 anos), eu fazia-lhe esta espécie de pudim com sementes de chia que ele comia e lambia os dedos...ou seja, um êxito! Escusado será dizer que é delicioso tanto para os pequenos como para os grandes...ahhh e nutritivo!!
- A tâmara é rica em proteínas, minerais e vitaminas principalmente a vitamina C. A grande vantagem é que além de ser uma verdadeira doçura, ela é rica em fibras, potássio, cálcio e ferro sendo excelente tanto para crianças como adultos.

- As pêras são ricas em fibras, vitamina A e C com importantes ações antioxidantes.
Também é uma excelente fonte de minerais como o fósforo, cálcio e ainda contém algum ferro.

- A canela auxilia no tratamento de diversas doenças. A canela estimula a salivação e os sucos gástricos, facilitando a digestão como tal, ajuda em casos de aerofagia, digestões difíceis a acidez estomacal.


Ingredientes

- 7 colheres de sopa de …

O que deves saber para agilizar as constipações e a tosse nos bebés.

A cada ano, centenas de bebés e crianças sofrem de constipações e tosse, principalmente devido ao seu sistema imunitário ainda imaturo.

É muito fácil identificarmos os sintomas de constipação e tosse nas nossas crianças. Começam logo a ficar com o nariz congestionado, com muita ranhoca (corrimento nasal), febre baixa, tosse, perda de apetite, irritabilidade e dificuldade em dormir. Qual a mãe, pai ou outro educador que não reconhece o desafio que é cuidar de uma criança doente? A natureza delas é de felicidade, alegria e brincadeira...de repente sentem-se mal apresentando alguma dificuldade em compreender claramente aquilo que estão a sentir, como tal, o nosso papel é orientá-las e ajuda-las a sentirem-se o melhor possível no menor espaço de tempo.

Como sou a favor da posição da American Academy of Pediatrics a qual desaconselha dar medicamentos para a tosse e constipações a crianças menores de 6 anos devido aos potenciais efeitos colaterais desses medicamentos, opto, sempre que poss…