Avançar para o conteúdo principal

Como Simplificar a Vida - Parte I

Nas consultas de naturopatia é comum dizerem-me que as alterações alimentares que recomendo requerem muito tempo de preparação e que tempo é algo que não dispõem. Então, por norma, dou dicas de como faço em casa para tornar todo o processo de culinária o mais prático, simples e eficiente possível até porque prefiro passar o meu tempo livre a brincar com o meu filho do que na cozinha.

Por exemplo com as leguminosas. Todos nós sabemos que devemos evitar alimentos enlatados porque são mais susceptíveis a bactérias como o Clostridium Botulinum, que se desenvolve em locais sem oxigénio. Latas inchadas são um sinal claro da presença da bactéria, ou melhor da libertação dos gases produzidos por ela. Além disso, normalmente têm uma quantidade demasiado elevada de sódio, pelo que quando não temos mesmo outra alternativa devemos lavá-los muito bem antes de os consumir. Um estudo realizado pelo USDA Nutrient Data Laboratory revelou que lavar os feijões enlatados, reduz o teor de sódio de 9 a 23%.
Mas nada melhor do que cozê-los em casa!

Sempre que tenho algum tempo, meto de molho durante a noite as leguminosas (lentilhas, feijão, grão...) e os cereais (arroz integral e quinoa) para os cozer no dia seguinte, mas como podem ver pelas fotografias, cozinho logo aos quilos, faço literalmente panelonas cheias de leguminosas e cereais!!

Após cozer tudo, lavo muito bem em água corrente e congelo. Como cozinho tudo apenas com água, as leguminosas e os cereais não perdem nenhum sabor, aliás até ficam bem mais saborosos porque lhe retiro grande parte do ácido fítico, que embora seja muito bom para quem faz quimioterapia ou para quem tem muitos metais pesados a circular no sangue, para a maioria das pessoas é de evitar porque inibe, aliás dificulta a absorção do zinco e do ferro, dois nutrientes muito importantes para a saúde do nosso sistema imunitário.

No fim é só separar por porções e congelar. 

Cá por casa consumimos muitas leguminosas e muitos cereais (principalmente o arroz integral), posso afirmar que, apesar de gostarmos bastante, comemos tofu apenas 2 a 3 vezes por semana no máximo, logo ter as leguminosas e os cereais prontos a qualquer hora é indispensável para as coisas fluírem sem stress na minha cozinha. Vale a pena lembrar que o stress provoca, por meio da glândula
suprarrenal, um aumento da produção do cortisol, uma hormona importante que estimula o sistema imunitário e reduz a inflamação, no entanto, quando ela recebe estímulos constantemente, entra em disfunção, provocando dores constantes, cansaço e estados inflamatórios. Este cenário denomina-se fadiga adrenal. Logo tudo o que possamos fazer para estarmos mais stress free é bem vindo e fazer estas preparações além de práticas são saudáveis.

Depois, na altura da confecção, é só dar asas à imaginação ou olhar para dentro do frigorifico e prateleiras para decidir o que fazer para o almoço/jantar.

Por norma faço refeições simples, com poucos ingredientes no mesmo prato mas variadas. 
Acredito que pratos simples são mais saudáveis e permitem-nos saborear por completo os alimentos que fazem parte dele.

Nesta figura do lado esquerdo, podem ver um simples prato com arroz integral basmáti (descongelado durante a noite), cenoura ralada, tofu fumado e coentros.
Salteei num fio de azeite, envolvi, reguei com o sumo de meio limão e comi com uma bela salada de alface, rucúla e espinafres :)

Voilá...Simples mas um belo manjar dos Deuses!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

A versatibilidade de Alfazema (Lavandula angustifolia)

A Alfazema (Lavandula angustifolia) é dos óleos essenciais mais versáteis que dispomos. A associação mais comum a este óleo é para efeitos de relaxamento, mas também pode ser utilizado para limpar feridas, nódoas negras e irritações cutâneas. A sua fragrância é calmante, relaxante e equilibradora tanto psicologicamente como emocionalmente. Seguem algumas aplicações práticas do óleo essencial: Calmante Esfregue 2-3 gotas de óleo de alfazema nas palmas da mãos e depois inale profundamente três vezes.  Depois esfregue o óleo nos pés, nas têmporas e nos pulsos. Picada de Abelha ou outro insecto Coloque uma gota de óleo de Alfazema na zona afectada para parar a comichão e reduzir o edema. Pequenas Queimaduras Coloque 2-3 gotas de óleo de Alfazema numa pequena queimadura para diminuir a dor e a vermelhidão. Cortes Coloque óleo de Alfazema no corte para parar o sangue, limpar a ferida e matar as bactérias. Eczema / Dermatites Misture algumas gotas de ó...

Maca - Lepidium meyenii

Imagem retirada do Google Quanto mais avançamos tecnologicamente, mais se descobre que a natureza com toda a sua pureza e simplicidade fornece-nos tudo o que necessitamos para termos saúde em todos os níveis. Um exemplo disso é a Maca peruana, que apesar de conhecida e muito utilizada pelos povos antigos, só há poucos anos é que começou a ser reconhecida pelas suas propriedades medicinais. É verdade que a ciência nos ajuda muito a validar o conhecimento empírico, mas é verdadeiramente magnifico observar que praticamente todo o conhecimento empírico relacionado com as plantas medicinais tem vindo a ser comprovado cientificamente dia após dia...conhecimento que o povo adquiriu pela experiência, pela tradição...mas nós, somos mais finos...precisamos que a ciência nos dê o O.K. - o.k., aqui utilizei um pouco de ironia! Pois, é verdade que a ciência nos trás muitos benefícios, mas não nos podemos entregar 100% a ela porque o que é uma verdade cientifica hoje amanhã já não o é. O ta...

E as suas Fezes, como são? - Do you know your stool?

Para alguns um alívio, para outros uma saga dolorosa. Seja uma hora fácil ou difícil, é certo que nem todos gostam de olhar para as próprias fezes. Entretanto, respirar fundo e encarar o bolo fecal pode dizer muito sobre a sua saúde - afinal, ele é o resultado de tudo o que come. Essa necessidade básica indica como está a saúde de todo o sistema digestivo e ainda dá pistas sobre a qualidade da sua alimentação. Já que prevenir é o melhor remédio, veja o que merece atenção na observação das suas fezes e o seu significado. **Cor As fezes normalmente tem cor castanha de diferentes tonalidades. As variações de cores ocorrem conforme o tipo dos alimentos, a quantidade de bile produzida pelo fígado que irá digerir as gorduras, e eventualmente alguma doença. - As fezes enegrecidas - chamadas "borra de café" - sinalizam sangramento do aparelho digestivo, em geral do estômago, - As fezes avermelhadas acusam um sangramento do intestino grosso ou mesmo na região em torno do ...