Avançar para o conteúdo principal

7 Técnicas caseiras para o Alivio de Dores

Costumas sentir dores no corpo que te impedem de fazer o que precisas fazer? Se assim for, precisas de  obter ajuda rapidamente de modo que a tua rotina diária não seja dificultada pela dor constante. De qualquer forma, podes sempre obter alívio das dores musculares ou articulares com a ajuda de técnicas caseiras como as que se seguem.

1. Gengibre e Argila: Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, o gengibre e a argila são óptimos aliados contra as dores no corpo[1]. Além disso, melhoram o fluxo sanguíneo e a circulação. Podes fazer uma decocção de gengibre e beber várias vezes ao dia ou usar gengibre fresco ralado misturado com argila enrolando a mistura num pano de algodão previamente aquecido na água por cerca de um minuto. Deixa arrefecer e de seguida, pressiona-o sobre a área afectada por cerca de 15 minutos. Usando esta compressa todos os dias durante 2 a 3 dias vai aliviar a dor.

2. Duche Frio ou Compressas Frias: Os músculos que são sobrecarregados respondem muito bem a água fria. Ajuda a aliviar os danos causados pelo uso excessivo do músculo. Toma um duche frio para obteres alívio imediato. Podes também usar uma compressa fria para aliviar a rigidez e os músculos doridos. Aplica o frio na área afectada por 30 minutos e sente a diferença.

3. Curcuma ou Açafrão (Curcuma longa): Esta raiz tem propriedades anti-inflamatórias e funciona muito bem como um analgésico natural[2]. Tudo o que precisas fazer é aquecer uma bebida vegetal que substitua o leite em lume brando e adicionar uma colher de chá de açafrão para tratar internamente a área afectada. Também podes fazer um cataplasma usando partes iguais de sal, sumo de limão e açafrão ralado fresco para aplicar às áreas afectadas. Deixa o cataplasma actuar durante meia hora e enxagua com água morna. Podes utilizar duas vezes por dia até que a dor desapareça.

4. Canela: Se te doem as articulações então precisas de canela para obter alívio. É frequentemente utilizada como um remédio natural para a artrite devido à suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias[3]. Beber uma chávena de bebida vegetal quente misturada com meia colher de chá de canela em pó e uma colher de sopa de mel, todos os dias de manhã é uma óptima maneira de aliviares a dor nas articulações.

5. Pimenta de Caiena: Óptimo remédio para as dores musculares devido ás suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas[4]. Ajuda assim, a reduzir a inflamação e a rigidez. Para sentires alivio, aplica a mistura feita com uma colher de chá de pimenta de Caiena em pó com 2 colheres de sopa de azeite na área afectada e deixa actuar durante a noite, enrolando com uma compressa. Repete durante 2 a 3 dias. Usa este pimenta também nos cozinhados diariamente.

6. Alecrim: Podes utilizar esta planta tanto na forma seca como fresca para obteres alívio das dores musculares. O alecrim contêm princípios activos anti-inflamatórios que ajudam a acalmar os tecidos musculares inflamados e a reduzir a dor. Uma maneira de utilizar o alecrim é ferver 85g da planta seca para 1,5l de água. Depois de removê-lo do lume, deixa-o em infusão por 20 minutos. Mergulhe as áreas que te doem com a decocção durante cerca de 15 minutos e repete 2 a 3 vezes por dia até que a dor desapareça.

7. Banana: Fruta rica em potássio, mineral que o corpo precisa para ter músculos fortes e saudáveis[5]. Também previne cãibras e fadiga. A fraqueza muscular pode ser causada por deficiência de potássio e é por isso que a deves adicionar à tua rotina diária. Comer uma banana ou fazer um batido de banana todas as manhãs ao pequeno almoço dá-te uma boa dose de potássio e cálcio que o teu corpo precisa e que o ajuda a eliminar a dor.




[1] http://umm.edu/health/medical/altmed/herb/ginger
[2] http://umm.edu/health/medical/altmed/herb/turmeric
[3] http://www.academia.edu/1889013/Pharmacological_Properties_of_Herbal_Oil_Extracts_Used_In_Iranian_Traditional_Medicine
[4] http://umm.edu/health/medical/altmed/herb/cayenne
[5] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3499889

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A versatibilidade de Alfazema (Lavandula angustifolia)

A Alfazema (Lavandula angustifolia) é dos óleos essenciais mais versáteis que dispomos. A associação mais comum a este óleo é para efeitos de relaxamento, mas também pode ser utilizado para limpar feridas, nódoas negras e irritações cutâneas. A sua fragrância é calmante, relaxante e equilibradora tanto psicologicamente como emocionalmente. Seguem algumas aplicações práticas do óleo essencial: Calmante Esfregue 2-3 gotas de óleo de alfazema nas palmas da mãos e depois inale profundamente três vezes.  Depois esfregue o óleo nos pés, nas têmporas e nos pulsos. Picada de Abelha ou outro insecto Coloque uma gota de óleo de Alfazema na zona afectada para parar a comichão e reduzir o edema. Pequenas Queimaduras Coloque 2-3 gotas de óleo de Alfazema numa pequena queimadura para diminuir a dor e a vermelhidão. Cortes Coloque óleo de Alfazema no corte para parar o sangue, limpar a ferida e matar as bactérias. Eczema / Dermatites Misture algumas gotas de ó...

Maca - Lepidium meyenii

Imagem retirada do Google Quanto mais avançamos tecnologicamente, mais se descobre que a natureza com toda a sua pureza e simplicidade fornece-nos tudo o que necessitamos para termos saúde em todos os níveis. Um exemplo disso é a Maca peruana, que apesar de conhecida e muito utilizada pelos povos antigos, só há poucos anos é que começou a ser reconhecida pelas suas propriedades medicinais. É verdade que a ciência nos ajuda muito a validar o conhecimento empírico, mas é verdadeiramente magnifico observar que praticamente todo o conhecimento empírico relacionado com as plantas medicinais tem vindo a ser comprovado cientificamente dia após dia...conhecimento que o povo adquiriu pela experiência, pela tradição...mas nós, somos mais finos...precisamos que a ciência nos dê o O.K. - o.k., aqui utilizei um pouco de ironia! Pois, é verdade que a ciência nos trás muitos benefícios, mas não nos podemos entregar 100% a ela porque o que é uma verdade cientifica hoje amanhã já não o é. O ta...

E as suas Fezes, como são? - Do you know your stool?

Para alguns um alívio, para outros uma saga dolorosa. Seja uma hora fácil ou difícil, é certo que nem todos gostam de olhar para as próprias fezes. Entretanto, respirar fundo e encarar o bolo fecal pode dizer muito sobre a sua saúde - afinal, ele é o resultado de tudo o que come. Essa necessidade básica indica como está a saúde de todo o sistema digestivo e ainda dá pistas sobre a qualidade da sua alimentação. Já que prevenir é o melhor remédio, veja o que merece atenção na observação das suas fezes e o seu significado. **Cor As fezes normalmente tem cor castanha de diferentes tonalidades. As variações de cores ocorrem conforme o tipo dos alimentos, a quantidade de bile produzida pelo fígado que irá digerir as gorduras, e eventualmente alguma doença. - As fezes enegrecidas - chamadas "borra de café" - sinalizam sangramento do aparelho digestivo, em geral do estômago, - As fezes avermelhadas acusam um sangramento do intestino grosso ou mesmo na região em torno do ...