Avançar para o conteúdo principal

Linum usitatissimum L. – Linhaça, uma semente para a vida!

Imagem Pixbay
Acredito profundamente que os alimentos são os nossos melhores medicamentos (já dizia Hipócrates) e a linhaça é um exemplo de “medicamento” excepcional. Elas são ricas em fibras, pobres em calorias e ricas em gorduras de boa qualidade.

Além de nutritivas, as sementes de linhaça ajudam a eliminar o “lixo” do nosso sistema, ou seja, facilitam uma boa mobilidade intestinal que te fará sentir mais leve ao mesmo tempo que auxiliam na eliminação dos resíduos tóxicos presentes nos nossos corpos.

O estrogénio em excesso é um exemplo de “lixo” que é necessário eliminar de forma a evitar problemas de saúde, principalmente aqueles relacionados exclusivamente com a saúde da mulher como a tensão pré-menstrual, endometriose, miomas e nódulos mamários, ajudando neste caso a equilibrar tanto o sistema hormonal como imunitário.

Em Setembro de 2003 foi realizada uma meta-análise* sobre as sementes de linhaça e o cancro da mama publicada no journal Integrative Cancer Therapy**. A revisão obteve as suas conclusões através da análise de 1892 registos de várias bases de dados biomédicos incluindo o MEDLINE, Embase, the Cochrane Library e AMED até Janeiro de 2013, que estivessem de algum modo relacionados com o impacto das sementes de linhaça no cancro da mama.

Ao avaliarem os recentes casos de cancro da mama diagnosticados constataram que a linhaça apresentava os seguintes benefícios:

- Diminuição dos sintomas de afrontamentos
- Aumento da morte celular (apoptose) dentro dos tumores
- Diminuição do receptor HER2 (Human Epidermal growth factor Receptor-type 2, proteína associada à malignidade do cancro da mama)
- Diminuição da proliferação do cancro da mama

Os dados observacionais sugerem que o consumo de sementes de linhaça diminui o risco primário de cancro da mama em 18%, melhora a saúde mental em 76% e diminui a mortalidade entre pacientes com cancro da mama em 32%.

Por fim, os autores concluem:

“As evidências actuais sugerem que as sementes de linhaça podem estar associadas a uma diminuição do risco de cancro da mama. A linhaça apresenta efeitos anti-proliferativos no tecido mamário em mulheres em risco de cancro da mama e pode proteger contra o cancro da mama primário. O risco de mortalidade pode também ser reduzido entre aqueles que vivem com este cancro.” 

Mas as sementes de linhaça têm também outros benefícios, repara:
- Promovem a saúde cardiovascular
- Ajudam a prevenir a diabetes
- Diminuem o colesterol LDL
- Devolve o brilho à tua pele, porque ao promover uma boa mobilidade intestinal retira esse “peso” de eliminação que o nosso maior órgão, a pele, tem de fazer para eliminar os resíduos tóxicos do nosso sistema, reduzindo por sua vez problemas de pele como o acne.

E o melhor de tudo é que as sementes de linhaça são super fáceis de usar. Basta adicionares 2 colheres de sopa de sementes de linhaça trituradas à tua alimentação diariamente.
De acordo com o USDA (United States Department of Agriculture), 14g ou 2 colheres de sopa de sementes de linhaça trituradas têm:

- 75 calorias,
- 5,9g de gordura,
- 3,8g de fibra.

Por isso não há desculpas, podes ingeri-las salpicadas na salada, num batido, numa sopa, em fim, em qualquer coisa que estejas a comer.





*Meta-análise: Revisão sistemática da literatura, com avaliação quantitativa, onde os resultados de todas as pesquisas recuperadas sobre um determinado evento clínico são compilados e estatisticamente quantificados e combinados. A meta-análise permite encontrar significância estatística para o efeito de determinadas intervenções anteriormente consideradas insuficientes devido a amostragens reduzidas. Esse tipo de análise é tido como mais imparcial no que diz respeito a interpretações subjectivas porque os dados são quantitativos.

**Integr Cancer Ther. 2013 Sep 8. Epub 2013 Sep 8. PMID: 24013641

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A versatibilidade de Alfazema (Lavandula angustifolia)

A Alfazema (Lavandula angustifolia) é dos óleos essenciais mais versáteis que dispomos. A associação mais comum a este óleo é para efeitos de relaxamento, mas também pode ser utilizado para limpar feridas, nódoas negras e irritações cutâneas. A sua fragrância é calmante, relaxante e equilibradora tanto psicologicamente como emocionalmente. Seguem algumas aplicações práticas do óleo essencial: Calmante Esfregue 2-3 gotas de óleo de alfazema nas palmas da mãos e depois inale profundamente três vezes.  Depois esfregue o óleo nos pés, nas têmporas e nos pulsos. Picada de Abelha ou outro insecto Coloque uma gota de óleo de Alfazema na zona afectada para parar a comichão e reduzir o edema. Pequenas Queimaduras Coloque 2-3 gotas de óleo de Alfazema numa pequena queimadura para diminuir a dor e a vermelhidão. Cortes Coloque óleo de Alfazema no corte para parar o sangue, limpar a ferida e matar as bactérias. Eczema / Dermatites Misture algumas gotas de ó...

Maca - Lepidium meyenii

Imagem retirada do Google Quanto mais avançamos tecnologicamente, mais se descobre que a natureza com toda a sua pureza e simplicidade fornece-nos tudo o que necessitamos para termos saúde em todos os níveis. Um exemplo disso é a Maca peruana, que apesar de conhecida e muito utilizada pelos povos antigos, só há poucos anos é que começou a ser reconhecida pelas suas propriedades medicinais. É verdade que a ciência nos ajuda muito a validar o conhecimento empírico, mas é verdadeiramente magnifico observar que praticamente todo o conhecimento empírico relacionado com as plantas medicinais tem vindo a ser comprovado cientificamente dia após dia...conhecimento que o povo adquiriu pela experiência, pela tradição...mas nós, somos mais finos...precisamos que a ciência nos dê o O.K. - o.k., aqui utilizei um pouco de ironia! Pois, é verdade que a ciência nos trás muitos benefícios, mas não nos podemos entregar 100% a ela porque o que é uma verdade cientifica hoje amanhã já não o é. O ta...

E as suas Fezes, como são? - Do you know your stool?

Para alguns um alívio, para outros uma saga dolorosa. Seja uma hora fácil ou difícil, é certo que nem todos gostam de olhar para as próprias fezes. Entretanto, respirar fundo e encarar o bolo fecal pode dizer muito sobre a sua saúde - afinal, ele é o resultado de tudo o que come. Essa necessidade básica indica como está a saúde de todo o sistema digestivo e ainda dá pistas sobre a qualidade da sua alimentação. Já que prevenir é o melhor remédio, veja o que merece atenção na observação das suas fezes e o seu significado. **Cor As fezes normalmente tem cor castanha de diferentes tonalidades. As variações de cores ocorrem conforme o tipo dos alimentos, a quantidade de bile produzida pelo fígado que irá digerir as gorduras, e eventualmente alguma doença. - As fezes enegrecidas - chamadas "borra de café" - sinalizam sangramento do aparelho digestivo, em geral do estômago, - As fezes avermelhadas acusam um sangramento do intestino grosso ou mesmo na região em torno do ...