Avançar para o conteúdo principal

Alfarroba

Fruto da alfarrobeira, árvore nativa da Costa do Mediterrâneo, a alfarroba é uma vagem cuja polpa, quando torrada e moída, torna-se um excelente substituto ao cacau.

Esta farinha possui apenas 0,7% de gordura e um elevado teor de açúcares naturais (sucrose, glucose e frutose), em torno de 38 a 45%.

A alfarroba tem um sabor adocicado, a sua vagem que mede cerca de 10 a 20 cm de comprimento e demora à volta de um ano para amadurecer. Dentro dessa vagem encontram-se de 10 a 16 sementes, ou quilates, que na Antiguidade eram utilizados pelos mercadores para avaliar o peso das jóias, em razão do seu pouco peso e uniformidade. 


SEM CAFEÍNA, GLÚTEN, LACTOSE E COLESTEROL 


A alfarroba não contém cafeína e teobromina (presentes no cacau), dois fortes estimulantes do sistema nervoso e do ritmo cardíaco, que são inclusive transmitidos aos bebés através do leite materno.

Embora apresente um elevado teor de açúcares, a alfarroba possui um baixo teor calórico devido à quantidade quase imperceptível de lipídos e a alta quantidade de fibras. O efeito benéfico dessas fibras naturais na flora intestinal dá-se pela protecção da membrana mucosa do intestino, bem como na redução significativa da incidência de diarreias indefinidas, desordens nutricionais e incidência de úlceras.

A alfarroba ainda possui vitamina B1 e um alto teor de vitamina B2. O facto de não haver açúcar (sacarose) na sua formulação torna o produto “light” e permite uma boa aceitação pelos diabéticos.

Por não conter glúten, a alfarroba pode ser consumida por celíacos, pessoas que tem restrições ao glúten. Reduz efectivamente, também, a assimilação da ingestão diária do excesso de colesterol. O seu poder Hipocolesterolemiante é o dobro de outras fibras.

VALORES NUTRICIONAIS

A alfarroba é um alimento saudável e de elevado valor nutritivo. Contém vitamina B1 tanto quanto o espargo ou morango, a mesma quantidade de niacina do feijão, da fava, lentilha e ervilha, e mais vitamina A do que a beringela, o espargo e a beterraba. Possui ainda

Além da vitamina B2, a alfarroba possui também cálcio, magnésio e ferro, bem como um correcto equilíbrio entre de potássio e sódio.

Estudos recentes mostraram que a alfarroba possui propriedades antioxidantes. 


RECEITA: Pedaço de céu de Alfarroba e coco 


Ingredientes:
- 2 chávenas de farinha de arroz integral 
- ½ chávena de chá de farinha de alfarroba 
- 1 colher de sopa de fermento em pó 
- 1 ½ chávena de chá de coco ralado 
- 1 chávena de chá de açúcar de coco 
- 2 chávenas de chá de água 

Mistura as farinhas com o fermento de modo a não originar grumos. 
Depois adiciona o coco ralado (reservar ½ chávena) e o açúcar. Mexer bem.
Por fim, acrescenta-se a água em simultâneo e envolver bem. Vai adicionando água até a mistura ficar cremosa mas ligeiramente espessa. Mexe muito bem para não ficar com grumos. 
Unta com óleo de coco e polvilha com farinha uma forma de bolo. Verte o preparado e polvilha com o coco que sobrou, guardando ainda algum para a decoração do bolo.
Leva ao forno a 190º C durante cerca de 30 minutos ou até ficar bem fofo e cozido. Retirar do forno, desenformar e polvilhar com o restante coco. 


Fonte: Revista Vegetariana

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A versatibilidade de Alfazema (Lavandula angustifolia)

A Alfazema (Lavandula angustifolia) é dos óleos essenciais mais versáteis que dispomos. A associação mais comum a este óleo é para efeitos de relaxamento, mas também pode ser utilizado para limpar feridas, nódoas negras e irritações cutâneas. A sua fragrância é calmante, relaxante e equilibradora tanto psicologicamente como emocionalmente. Seguem algumas aplicações práticas do óleo essencial: Calmante Esfregue 2-3 gotas de óleo de alfazema nas palmas da mãos e depois inale profundamente três vezes.  Depois esfregue o óleo nos pés, nas têmporas e nos pulsos. Picada de Abelha ou outro insecto Coloque uma gota de óleo de Alfazema na zona afectada para parar a comichão e reduzir o edema. Pequenas Queimaduras Coloque 2-3 gotas de óleo de Alfazema numa pequena queimadura para diminuir a dor e a vermelhidão. Cortes Coloque óleo de Alfazema no corte para parar o sangue, limpar a ferida e matar as bactérias. Eczema / Dermatites Misture algumas gotas de ó...

Maca - Lepidium meyenii

Imagem retirada do Google Quanto mais avançamos tecnologicamente, mais se descobre que a natureza com toda a sua pureza e simplicidade fornece-nos tudo o que necessitamos para termos saúde em todos os níveis. Um exemplo disso é a Maca peruana, que apesar de conhecida e muito utilizada pelos povos antigos, só há poucos anos é que começou a ser reconhecida pelas suas propriedades medicinais. É verdade que a ciência nos ajuda muito a validar o conhecimento empírico, mas é verdadeiramente magnifico observar que praticamente todo o conhecimento empírico relacionado com as plantas medicinais tem vindo a ser comprovado cientificamente dia após dia...conhecimento que o povo adquiriu pela experiência, pela tradição...mas nós, somos mais finos...precisamos que a ciência nos dê o O.K. - o.k., aqui utilizei um pouco de ironia! Pois, é verdade que a ciência nos trás muitos benefícios, mas não nos podemos entregar 100% a ela porque o que é uma verdade cientifica hoje amanhã já não o é. O ta...

E as suas Fezes, como são? - Do you know your stool?

Para alguns um alívio, para outros uma saga dolorosa. Seja uma hora fácil ou difícil, é certo que nem todos gostam de olhar para as próprias fezes. Entretanto, respirar fundo e encarar o bolo fecal pode dizer muito sobre a sua saúde - afinal, ele é o resultado de tudo o que come. Essa necessidade básica indica como está a saúde de todo o sistema digestivo e ainda dá pistas sobre a qualidade da sua alimentação. Já que prevenir é o melhor remédio, veja o que merece atenção na observação das suas fezes e o seu significado. **Cor As fezes normalmente tem cor castanha de diferentes tonalidades. As variações de cores ocorrem conforme o tipo dos alimentos, a quantidade de bile produzida pelo fígado que irá digerir as gorduras, e eventualmente alguma doença. - As fezes enegrecidas - chamadas "borra de café" - sinalizam sangramento do aparelho digestivo, em geral do estômago, - As fezes avermelhadas acusam um sangramento do intestino grosso ou mesmo na região em torno do ...