Avançar para o conteúdo principal

LEITE PODERÁ AUMENTAR RISCO DE MORTALIDADE E FRATURAS ÓSSEAS

Ao passear pelo blog do Projecto Safira deparei-me com este artigo que considero deveras importante partilhar. Nesta entrada do blog do Projecto Safira pode-se ler o seguinte:
As últimas décadas têm sido inundadas de campanhas e publicidade aos benefícios do leite, enquanto fonte privilegiada de cálcio. Se fecharmos os olhos e alguém disser a palavra “cálcio”, rapidamente formaremos imagens mentais de produtos lácteos, assim como nos foi ensinado. É também comum sermos alvos de campanhas de sensibilização à osteoporose, onde se recomenda oconsumo elevado de leite como forma de prevenção, muitas das vezes recorrendo-se a figuras públicas e com a chancela de Instituições de saúde pública. Como qualquer alegação de saúde que se faça, espera-se que seja bem fundamentada em evidência científica e que por isso, esta seja consistente a demonstrar que existe uma relação entre o consumo de leite e a diminuição de osteoporose e fraturas ósseas. O facto é que essa evidência não é consistente e que existem dados conflituantes, sem que se possa chegar a uma conclusão consensual.
leitead2Na realidade, alguns estudos sugerem mesmo que o consumo elevado de cálcio parece não estar associadoa uma redução no risco de osteoporose. Por exemplo,um estudo de grandes dimensões realizado pelaHarvard mostrou que aqueles que beberam um copo de leite ou menos por semana, não estavam em maior risco de fratura óssea do que aqueles que beberam 2 ou mais copos por semana.
Mais recentemente, outro estudo de grandes dimensões parece chegar a conclusões semelhantes em relação ao consumo de leite. De acordo com esse estudo, publicado no British Medical Journal, um consumo elevado de leite de vaca está associado a um risco superior de fraturas ósseas e morte. Para se chegar a estas conclusões, foram seguidas 61433 mulheres durante 20 anos e 45339 homensdurante 11 anos.
Entre as mulheres, aquelas que consumiram 3 ou mais copos de leite por dia, tiveram um risco 60% superior de fratura da bacia e um risco 16% superior de qualquer tipo de fratura óssea. Além disso, por cada copo de leite consumido, o risco de morrer de qualquer causa aumentou 15%, de doença cardiovascular aumentou 15% e de cancroaumentou 7%. As mulheres que consumiram 3 ou mais copos de leite por dia, quando comparadas com menos do que um copo, viram o risco de morte aumentar 93%. Nos homens os números foram menos significativos, aumentando o risco de morte cerca de 10% com um consumo de 3 ou mais copos de leite por dia, quando comparado com menos do que 1 copo.
F2.large
Os investigadores avançam para uma explicação para esta relação de risco entre o consumo de leite e a mortalidade atribuindo a um dos componentes do leite, a galactose, resultante da digestão da lactose. De acordo com o artigo, a exposição crónica à galactose-D poderá ser prejudicial à saúde e contribuir para umenvelhecimento precoce. Em modelo animal, mesmo uma dose baixa de galactose induz alterações semelhantes ao envelhecimento natural em animais, incluindo um encurtamento do tempo de vida causado pelos danos resultantes do stress oxidativo, inflamação crónica, neurodegeneração, diminuição da resposta imunológica e alterações na transcrição de genes.
F3.large
word_man1Se for verdade que concentrações elevadas de lactose e por conseguinte de galactose contribuem para stress oxidativo e inflamação crónica, isso faria com que o seu consumopossa aumentar não só o risco de cancro e de doença cardiovascular, assim como contribuir para perda de massa óssea e sarcopenia. Os autores do estudo sugerem que precisamente pelo facto do consumo elevado de leite estar possivelmente associado a um aumento do stress oxidativo, isso poder contribuir para o risco de mortalidade e fratura óssea, o que contraria as recomendações atuais para aprevenção de osteoporose.
Os mesmo autores sugerem também que o consumo de outros produtos lácteos, como o queijo ou o iogurte poderá não ter os mesmos riscos, uma vez que têm valores muito baixos de lactose e galactose, esperando-se assim que não contribuam da mesma maneira para o stress oxidativo e inflamação crónica.
01-beta
Embora seja verdade este último facto, também é verdade que o consumo de produtos lácteos (e de proteína animal) está associado a níveis elevados de IGF-1, uma hormona de crescimento associada ao risco de vários tipos de cancro. O leite e os produtos lácteos parecem ser os alimentos que mais aumentam os níveis desta hormona.
Existem outros incovenientes no consumo de laticínios:
  • Dairy productsOs laticínios podem ser ricos em gorduras saturadas assim como de retinol (vitamina A pré-formada). Este último, em níveis elevados, pode paradoxalmenteenfraquecer os ossos. Ao contrário dos beta-carotenos, presentes nos vegetais e frutos e que são convertidos em retinol no nosso organismo, consumir excesso de alimentos ricos em vitamina A, como o leite, poderá aumentar o risco de fratura óssea.
  • O leite, juntamente com os frutos e vegetais, é uma das principais fontes declorpirifos (pesticida), o que pode ser explicado pela aplicação desta substância nos produtos utilizados como alimento ao gado, a qual é proibida na produção de leite biológico. Os produtos lácteos são as principais fontes alimentares dedioxinas, contribuindo para o risco de várias doenças, nomeadamente o cancro.
  • Os metabolitos de estrogénio são fatores de risco para cancros como o da mama, ovário ou próstata. O consumo de leite contribui para o aumento destes metabolitos.
  • O consumo de produtos lácteos gordos após um diagnóstico de cancro da mama poderão aumentar as probabilidades de recidiva.
  • No estudo Health Professionals Follow-Up Study, os homens que consumiram 2 porções de leite por dia tiveram um risco 60% superior de cancro da próstata quando comparados com aqueles que não consumiram nenhuma.
  • Uma meta-análise de 11 estudos conclui que o consumo mais elevado de laticínios está relacionado a um risco 68% superior de cancro da próstata.
  • estudo EPIC, envolvendo mais de 142000 homens mostrou um aumento de 22% no risco de cancro da próstata em homens que consumiam uma média de 27 g de proteína de produtos lácteos diariamente, quando comparados com aqueles que consumiam uma média de 10 g. Um copo de leite magro contém 8,4 g de proteína. Os investigadores estimam que cada 35 g de proteína de produtos lácteos consumidos diariamente pode aumentar o risco de cancro da próstata em32%. Tanto o cálcio como a proteína dos produtos lácteos poderão estar associados ao aumento de risco deste cancro.
cálcioIDR
Ingestão Diária Recomendada de cálcio.
Um dos principais motivos pelo qual o leite continua a ser promovido passa pelo facto de ser uma boa fonte de cálcio. De facto, o cálcio é ummineral fundamentalpara a nossa saúde. É o principal componente deossos e dentes, mas além disso, desempenha funções muito importantes a nível celular, uma vez que se encontra unido a proteínas e vinculado a diferentes mecanismos de transporte. Algumas dassuas funções:
  • Constituinte deossos e dentes;
  • Necessário para manter o ritmo e as contrações do coração;
  • contração dos músculos também necessita de cálcio;
  • Intervém na transmissão de impulsos nervoso;
  • Atua na comunicação intracelular.
No entanto, ao contrário do que muitos de nós possa julgar, não se trata da única nem sequer a melhor fonte de cálcio. Uma das Instituições que tem alertado para o facto de que o leite tem sido provavelmente consumido em exagero é a Harvard, que nos diz:
  • O cálcio é importante. Mas o leite não é a única fonte, nem sequer a melhor.
  • Não é claro que necessitemos de tanto cálcio como é recomendado, e tambémnão é claro que os produtos lácteos sejam a melhor fonte de cálcio para todos.
O cálcio pode ser obtido a partir de vegetais de folha verde, leguminosas, leites vegetais fortificados. As fontes vegetais de cálcio poderão oferecer algumas vantagens em relação aos laticínios:
  • Fibra;
  • Fitoquímicos;
  • Vitamina K (fundamental para a saúde óssea);
  • Diminuição no risco de cancro da próstata e do ovário;
  • Diminuição dos níveis de IGF-1;
  • Menos gorduras saturadas.
Calcium-Vegan-Street
Embora alguns vegetais sejam uma boa fonte de cálcio, a presença de oxalatosinterferem com a sua absorção, pelo que se devem preferir aqueles que sejam ricos em cálcio e simultaneamente pobres em oxalatos. Algumas considerações:
  • Estudos mostram que a absorção de cálcio a partir de leites vegetais fortificados,couve pak-choi, couve frisada (kale), e folhas de mostarda é elevada;
  • Baseado nos níveis de oxalato, a absorção de cálcio a partir das nabiças, agrião e brócolos também deverá ser boa;
  • O cálcio presente na couve-galega deverá ser moderadamente bem absorvida;
  • Estudos mostram que o cálcio presente nos espinafres e no ruibarbo não é bem absorvido;
  • Da mesma forma, com base nos níveis de oxalato, o cálcio nas folhas de beterraba e nas acelgas não deverá ser bem absorvido.
  • Os suplementos de cálcio inibem a absorção de ferro caso sejam consumidos ao mesmo tempo;
  • Não devemos ultrapassar os 1400 mg de cálcio por dia.
Fontes de cálcio.
Fontes de cálcio.
Fontes:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mercúrio presente no marisco e no peixe aumenta risco para Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

Um estudo recente em 518 pessoas constatou que elevados níveis de mercúrio no corpo associado ao consumo de peixe e marisco aumenta o risco de desenvolver a doença de Lou Gehrig (ELA), uma doença neurodegenerativa que leva à paralisia e à morte. Entender os factores de risco da esclerose lateral amiotrófica possibilita-nos realizar alterações no nosso estilo de vida, como por exemplo, evitar o consumo de peixes e moluscos, de forma a prevenir esta doença e diminuir a incidência a longo prazo. Nota de pesquisa:  Pesquisas epidemiológicas como essa podem revelar novos factores comportamentais humanos ou exposições ambientais que nos levam à doença. Estudos a nível da população também podem fornecer uma visão ampla de como a doença se desenvolve em seres humanos que não teria sido prontamente descoberto em estudos animais ou celulares. Stommel E, Chen C, Caller T, et al. Fish consumption, mercury levels, and amyotrophic lateral sclerosis (ALS). Paper pr

O que levas para comer na Praia?!?

Que a praia abre o apetite já todos nós sabemos mas e que tal pôr a boa da bola de berlim (cheia de açúcar e gorduras trans que inflamam as células do nosso corpo) de lado e substitui-la por snacks saudáveis, nutritivos e de fácil assimilação?!? Deixo-vos a sugestão do snack que levámos hoje para a praia: Agora vamos escrutinar os ingredientes... - A boa da Laranja (se for algarvia então...) : Todos nós conhecemos a laranja pela sua riqueza em vitamina C, mas ela oferece um leque bem maior de nutrientes que vão além desta vitamina. É nutricionalmente rica em ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro, além de fibras, pectinas e flavonóides que aumentam o seu valor nutritivo. Depois de tudo isso, ainda é super antioxidante. Possui 170 diferentes tipos de fitoquímicos, incluindo mais de 60 flavonóides com propriedades anti-inflamatórias, anti-tumorais e que inibem a formação de coágulos sanguíneos. Como consequência é extremamente útil para quem quer controlar

Queres aprender a fazer uma Tintura de Gengibre?

Os benefícios do Gengibre já são há muito tempo conhecidos e cada vez mais estudados. Servem para inúmeras situações de doença com resultados extraordinários. Aqui, vou-te ensinar a fazer uma tintura de gengibre para que tenhas sempre esta incrivel raíz pronta a tomar em qualquer ocasião mas antes, espreita apenas alguns dos seus principais efeitos medicinais: Anti-Fungico – O Gengibre tem propriedades anti-fúngicas proeminentes contra uma vasta gama de fungos. Mycoses.  2003 Feb;46(1-2):29-37. Cancro - Vários estudos têm demonstrado a capacidade do gengibre para combater inúmeros tipos de células cancerígenas, incluindo da mama, cólon, pâncreas, próstata e cancro da pele. Pharmazie. 2008 Oct;63(10):774-6. Chem Biol Interact. 2009 Sep 14;181(1):77-84. doi: 10.1016/j.cbi.2009.05.012. Epub 2009 May 27. Mol Nutr Food Res. 2007 Dec;51(12):1492-502. Yonsei Med J. 2006 Oct 31;47(5):688-97. Gingerol inhibits metastasis of MDA-MB-231 human breast cancer cells Prevenção d