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Dieta vegetariana e vegana durante a gravidez

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Por Malu Echeverria

Shutterstock
Seja por motivos ecológicos, de saúde ou por amor aos animais, a dieta vegetariana é uma opção cada vez mais comum - e aceite - hoje em dia. Mesmo assim, quando as mulheres vegetarianas engravidam, é comum ouvir a pergunta: o bebé vai se desenvolver normalmente?

"Os especialistas são unânimes: a dieta vegetariana é saudável em todas as fases da vida, incluindo a gestação", diz a nutricionista Susan Levin, do Comité de Médicos de Medicina com Responsabilidade (www.pcrm.org), ONG que promove o debate médico nos EUA. 

Os benefícios são inúmeros: 
menos gordura saturada e colesterol mau, maior consumo de fibras, fitoquímicos e antioxidantes (que combatem o envelhecimento das células). 

"O regime vegetariano também protege as 
mulheres contra o excesso de hormonas e toxinas encontradas 
frequentemente nos lacticínios, carnes e peixes". 

Outra boa notícia diz respeito ao ácido fólico (vitamina B9), cuja suplementação (antes e no primeiro trimestre da gravidez) reduz 50% a incidência das malformações do tubo neural do bebé. Nas vegetarianas, o nível costuma ser mais elevado. Pois, como sugere o nome (vem do latim folium, ou seja, folha), a sua fonte natural são as folhas verdes. Ainda assim, a suplementação é recomendada para todas as mulheres.

Com tantos argumentos favoráveis é fácil mesmo concordar. Mas como fica a ingestão dos nutrientes encontrados exclusivamente ou em maior quantidade na carne? 

"É provável que as vegetarianas tenham de ingerir suplementos alimentares para suprir a vitamina B12", diz o médico nutrólogo Eric Slywitch. 

A substância, encontrada somente em alimentos de origem animal, está relacionada ao desenvolvimento do sistema neurológico e sanguíneo. Mesmo as que comem ovos, carne ou laticínios precisa do suplemento. Por isso, é melhor não arriscar. 
 
As vegetarianas também devem estar atentas ao consumo de ferro na gravidez. Deve, assim, abusar dos alimentos ricos nessa substância, como grão-de-bico, feijões, frutas secas, açaí. Outra dica é beber sumos de frutas cítricas nas refeições: a vitamina C facilita a absorção do ferro.

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