Avançar para o conteúdo principal

O teu fígado está satisfeito? - Sintomas de hipofuncionamento hepático

De certeza que já ouviste inúmeras vezes histórias sobre problemas no fígado certo? Pois...tendo em conta que o fígado é um órgão que actua como glândula exócrina (libertando secreções) e glândula endócrina (libertando substâncias no sangue e sistema linfático) podemos considera-lo como a maior glândula do corpo, sendo extremamente importante para a nossa saúde.
A sua importância a nível de funcionalidades é tremenda. Ele armazena e liberta glicose, promove o metabolismo dos lípidos e das proteínas (converte a amónia em ureia), sintetiza a maioria das proteínas do plasma, processa os químicos e as hormonas, promove a emulsificação da gordura durante o processo de digestão através da secreção da bile, etc.
Além de todas estas funções, o fígado armazena vitaminas como a vitamina A, B12, D, E e K, além de minerais como o ferro e o cobre.

Assim, quando ocorre uma sobrecarga de toxinas, o corpo pode evidenciar alguns dos seguintes sintomas:
- Historial de uso de álcool, drogas ou hepatite
- Uso prolongado de medicamentos
- Sensibilidade a químicos (fumo de tabaco, produtos de higiene, etc.)
- Desconforto estomacal com a ingestão de alimentos gordurosos
- Fezes gordurosas e brilhantes
- Historial de náuseas, enjoo de movimento ou enjoos matinais
- Dor de cabeça sobre os olhos
- Ataques da vesícula biliar
- Gosto amargo na boca (especialmente após as refeições)
- Tornar-se doente ou intoxicado facilmente quando beber vinho
- Facilmente ressaca
- Dor no lado direito da caixa torácica
- Hemorróidas ou veias varicosas
- Diminuição das plaquetas no sangue
- Fadiga Crónica ou fibromialgia


Se tens sintomas como os apresentados podes sempre pedir exames como o ALT (Alanina aminotransferases) e AST (Aspartato aminotransferases) para diagnosticar problemas no fígado. Além destes exames, pode também ser necessário fazeres uma Ultra-sonografia do fígado e uma Tomografia Computadorizada.

Nutrientes necessários para o correcto funcionamento do Fígado:

Podes e deves optar por ingerir alimentos não processados que ajudem no suporte das funções hepáticas e em todo o sistema digestivo. Uma alimentação nutricionalmente equilibrada consumida de forma regular evita a necessidade de um plano mais intenso de “limpeza”.
Se mudares a tua dieta e eliminares infractores óbvios mas ainda assim te sentes fraca ou experiências alguns dos sinais acima indicados, então terás que considerar uma abordagem mais agressiva. No entanto, lembra-te sempre que o teu corpo é extremamente hábil em te dizer o que precisa, apenas tens de lhe prestar atenção.

Os melhores alimentos para a Saúde do Fígado

Beterrabas – especialmente utilizadas para problemas de bílis, a beterraba ajuda a equilibrar o seu fluxo. Depois das toxinas deixarem o fígado, elas são mergulhadas na bile; se o fluxo de bílis é lento/viscoso (uma situação comum), ele não funciona adequadamente. Comer beterraba é como adicionar detergente à máquina da roupa, ajuda a fazer uma limpeza mais profunda. Comê-la crua é a melhor opção.

Fruta fresca: cheia de vitaminas e rica em fibras com fitonutrientes, toda a fruta é boa fruta. As frutas mais ricas em vitamina C são especialmente boas para o fígado: toranjas, papaia, abacaxi, kiwi e frutos vermelhos biológicos.

Cardo-Mariano: Os inúmeros antioxidantes presentes nesta planta têm demonstrado reverter os efeitos do fígado inflamado, cirroses e fígado gordo.

Proteínas: Devemos reduzir ou eliminar a proteína animal e aumentar a proteína vegetal. A proteína presente nos músculos do animal é muito complexa e de difícil digestão, necessitando de determinados aminoácidos para ser digerida. No entanto, podes encontrar proteínas que não promovem a inflamação em alimentos como os ovos (de galinhas criadas em liberdade), a quinoa, os feijões, lentilhas, ervilhas...enfim, em todas as leguminosas, oleaginosas, frutas e cereais integrais. Este tipo de proteína suporta a função de limpeza do fígado, providenciando a nutrição necessária ao corpo sem que este tenha que trabalhar em excesso para obter os nutrientes de que necessita.

Água: Muita água e de preferência com um pH alcalino.

Depois da pele, o nosso fígado é o maior órgão responsável por mais de duzentos processos metabólicos e apenas temos um!! É bom cuidarmos devidamente dele para que ele cuide devidamente de nós!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A versatibilidade de Alfazema (Lavandula angustifolia)

A Alfazema (Lavandula angustifolia) é dos óleos essenciais mais versáteis que dispomos. A associação mais comum a este óleo é para efeitos de relaxamento, mas também pode ser utilizado para limpar feridas, nódoas negras e irritações cutâneas. A sua fragrância é calmante, relaxante e equilibradora tanto psicologicamente como emocionalmente. Seguem algumas aplicações práticas do óleo essencial: Calmante Esfregue 2-3 gotas de óleo de alfazema nas palmas da mãos e depois inale profundamente três vezes.  Depois esfregue o óleo nos pés, nas têmporas e nos pulsos. Picada de Abelha ou outro insecto Coloque uma gota de óleo de Alfazema na zona afectada para parar a comichão e reduzir o edema. Pequenas Queimaduras Coloque 2-3 gotas de óleo de Alfazema numa pequena queimadura para diminuir a dor e a vermelhidão. Cortes Coloque óleo de Alfazema no corte para parar o sangue, limpar a ferida e matar as bactérias. Eczema / Dermatites Misture algumas gotas de ó...

Maca - Lepidium meyenii

Imagem retirada do Google Quanto mais avançamos tecnologicamente, mais se descobre que a natureza com toda a sua pureza e simplicidade fornece-nos tudo o que necessitamos para termos saúde em todos os níveis. Um exemplo disso é a Maca peruana, que apesar de conhecida e muito utilizada pelos povos antigos, só há poucos anos é que começou a ser reconhecida pelas suas propriedades medicinais. É verdade que a ciência nos ajuda muito a validar o conhecimento empírico, mas é verdadeiramente magnifico observar que praticamente todo o conhecimento empírico relacionado com as plantas medicinais tem vindo a ser comprovado cientificamente dia após dia...conhecimento que o povo adquiriu pela experiência, pela tradição...mas nós, somos mais finos...precisamos que a ciência nos dê o O.K. - o.k., aqui utilizei um pouco de ironia! Pois, é verdade que a ciência nos trás muitos benefícios, mas não nos podemos entregar 100% a ela porque o que é uma verdade cientifica hoje amanhã já não o é. O ta...

E as suas Fezes, como são? - Do you know your stool?

Para alguns um alívio, para outros uma saga dolorosa. Seja uma hora fácil ou difícil, é certo que nem todos gostam de olhar para as próprias fezes. Entretanto, respirar fundo e encarar o bolo fecal pode dizer muito sobre a sua saúde - afinal, ele é o resultado de tudo o que come. Essa necessidade básica indica como está a saúde de todo o sistema digestivo e ainda dá pistas sobre a qualidade da sua alimentação. Já que prevenir é o melhor remédio, veja o que merece atenção na observação das suas fezes e o seu significado. **Cor As fezes normalmente tem cor castanha de diferentes tonalidades. As variações de cores ocorrem conforme o tipo dos alimentos, a quantidade de bile produzida pelo fígado que irá digerir as gorduras, e eventualmente alguma doença. - As fezes enegrecidas - chamadas "borra de café" - sinalizam sangramento do aparelho digestivo, em geral do estômago, - As fezes avermelhadas acusam um sangramento do intestino grosso ou mesmo na região em torno do ...