Avançar para o conteúdo principal

Sabes como optimizar o teu sistema hormonal?

Google Imagens
As hormonas de crescimento humano (hGH) ou somatropinas, são pequenas moléculas produzidas pela hipófise. Após a glândula hipófise libertar a hGH, esta é processada pelo fígado e transformada em IGF-1, um factor de crescimento que potência o desenvolvimento das células e a reabilitação dos músculos e dos órgãos sendo fundamental para o crescimento das crianças e para a reabilitação celular dos adultos.
No entanto, esta hormona vai diminuindo com a idade, mas existem pequenas alterações que podes fazer de forma a garantir que os teus níveis hormonais mantenham-se em ordem à medida que envelheces.
As seguintes dicas vão-te ajudar no equilíbrio hormonal.


1. Come menos Açúcar
Níveis elevados de insulina podem provocar diminuição dos níveis da hGH, especialmente em adultos com excesso de peso ou obesos1, por isso, reduz os alimentos com adição de açúcar e  liberta-te de alguns quilinhos pois os estudos apontam que a diminuição da gordura corporal leva a um aumento dos níveis da hormona de crescimento2.

2. Dorme mais tempo
Oito horas de sono de qualidade, sem interrupções é o ideal. Ao dormires menos do que isso corres o risco de contribuíres para a diminuição dos teus níveis de hGH3. O nosso corpo produz a maior parte da hormona de crescimento enquanto dormimos daí que quanto mais dormirmos (mais q.b.) mais hormona produzimos. Se sentes dificuldades em adormecer, existem infusões e suplementos como a melatonina, a valeriana, lúpus, passiflora entre outros que te ajudarão a promover uma boa noite de descanso4.

3. Reduz o teu Stress
Quantos de nós sofremos de stress de forma crónica?!? O stress crónico danifica o nosso sistema imunitário, metabólico e hormonal causando estragos, por vezes graves, no organismo.
Os níveis elevados de cortisol, a hormona do stress, estão associados a baixos níveis da hormona de crescimento, ao aumento da resistência à insulina e ao risco de obesidade5. Priorizar actividades que te ajudam a relaxar é quase um caso de “vida ou de morte” no que diz respeito ao teu sistema endócrino.

4. Jejum Intermitente
O jejum intermitente implica alternares entre períodos de tempo em que comes normalmente com períodos de tempo em que praticas jejum. Já vários estudos têm demonstrado os benefícios do jejum (está descansada que não morres à fome nem ficas desnutrida). Um deles demonstrou que fazeres um jejum de 24 horas impulsiona de forma bastante abrupta a produção da hormona de crescimento tanto em homens como em mulheres6.

5. Evita Toxinas
Há muitos produtos químicos que podem prejudicar o teu sistema endócrino descontrolando as tuas hormonas. Os desreguladores endócrinos podem ser encontrados em garrafas de plástico, detergentes, alimentos, brinquedos e cosméticos7. Evita algumas das toxinas através da compra de alimentos biológicos (principalmente frutos vermelhos como os morangos, maçãs e beterrabas), evita ao máximo recipientes de comida/bebida de plástico - em vez disso investe em recipientes de vidro ou reutiliza os frascos de vidro das conservas como por exemplo o da polpa de tomate para servir de garrafa de água.

            Deixo-te as fontes dos estudos para que te possas aprofundar mais sobre o assunto.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mercúrio presente no marisco e no peixe aumenta risco para Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

Um estudo recente em 518 pessoas constatou que elevados níveis de mercúrio no corpo associado ao consumo de peixe e marisco aumenta o risco de desenvolver a doença de Lou Gehrig (ELA), uma doença neurodegenerativa que leva à paralisia e à morte. Entender os factores de risco da esclerose lateral amiotrófica possibilita-nos realizar alterações no nosso estilo de vida, como por exemplo, evitar o consumo de peixes e moluscos, de forma a prevenir esta doença e diminuir a incidência a longo prazo. Nota de pesquisa:  Pesquisas epidemiológicas como essa podem revelar novos factores comportamentais humanos ou exposições ambientais que nos levam à doença. Estudos a nível da população também podem fornecer uma visão ampla de como a doença se desenvolve em seres humanos que não teria sido prontamente descoberto em estudos animais ou celulares. Stommel E, Chen C, Caller T, et al. Fish consumption, mercury levels, and amyotrophic lateral sclerosis (ALS). Paper pr

O que levas para comer na Praia?!?

Que a praia abre o apetite já todos nós sabemos mas e que tal pôr a boa da bola de berlim (cheia de açúcar e gorduras trans que inflamam as células do nosso corpo) de lado e substitui-la por snacks saudáveis, nutritivos e de fácil assimilação?!? Deixo-vos a sugestão do snack que levámos hoje para a praia: Agora vamos escrutinar os ingredientes... - A boa da Laranja (se for algarvia então...) : Todos nós conhecemos a laranja pela sua riqueza em vitamina C, mas ela oferece um leque bem maior de nutrientes que vão além desta vitamina. É nutricionalmente rica em ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro, além de fibras, pectinas e flavonóides que aumentam o seu valor nutritivo. Depois de tudo isso, ainda é super antioxidante. Possui 170 diferentes tipos de fitoquímicos, incluindo mais de 60 flavonóides com propriedades anti-inflamatórias, anti-tumorais e que inibem a formação de coágulos sanguíneos. Como consequência é extremamente útil para quem quer controlar

Queres aprender a fazer uma Tintura de Gengibre?

Os benefícios do Gengibre já são há muito tempo conhecidos e cada vez mais estudados. Servem para inúmeras situações de doença com resultados extraordinários. Aqui, vou-te ensinar a fazer uma tintura de gengibre para que tenhas sempre esta incrivel raíz pronta a tomar em qualquer ocasião mas antes, espreita apenas alguns dos seus principais efeitos medicinais: Anti-Fungico – O Gengibre tem propriedades anti-fúngicas proeminentes contra uma vasta gama de fungos. Mycoses.  2003 Feb;46(1-2):29-37. Cancro - Vários estudos têm demonstrado a capacidade do gengibre para combater inúmeros tipos de células cancerígenas, incluindo da mama, cólon, pâncreas, próstata e cancro da pele. Pharmazie. 2008 Oct;63(10):774-6. Chem Biol Interact. 2009 Sep 14;181(1):77-84. doi: 10.1016/j.cbi.2009.05.012. Epub 2009 May 27. Mol Nutr Food Res. 2007 Dec;51(12):1492-502. Yonsei Med J. 2006 Oct 31;47(5):688-97. Gingerol inhibits metastasis of MDA-MB-231 human breast cancer cells Prevenção d