Avançar para o conteúdo principal

VegyBurguer (de sobras do pequeno-almoço)

Como já tenho vindo a afirmar diversas vezes, considero-me um ser muito prático e que valoriza as coisas simples (em todos os aspectos).

Como tal, tenho por hábito aproveitar a polpa dos legumes com os quais faço sumos naturais e onde uso, geralmente, cenoura e beterraba pelos motivos que explico aqui e aqui.


Desta vez, aproveitei para fazer uns vegyburguer´s. Além de saborosos, são muito simples de fazer, práticos e nutritivos.


Para os confeccionares, basta colocares a polpa do que resta dos teus sumos num robot de cozinha junto com 1 cebola e 1 leguminosa. Juntas sementes de chia demolhadas, moldas e já está.


Os da fotografia levaram o seguinte:

- Polpa de 1 Beterraba;
- Polpa de 7 Cenouras;
- 1 Cebola roxa;
- 1 Chávena de lentilhas já cozidas;
- Sal dos Himalaias;
- Alho em pó;
- Açafrão da Índia;
- Pimenta preta;
- 1 Colher de sopa de chia demolhadas em muito pouca água (só para formar o gel de substituição ao ovo);

Triturei tudo, moldei, coloquei em cima de papel vegetal e levei ao forno até secar!

Quando retirei, reguei com limão e almocei!!

Bons "aproveitamentos"!!

Comentários

Unknown disse…
:) Olá! Vim aqui parar por acaso, espreitei o blog e já fico por cá para tirar umas dicas! Obrigado pelas partilhas! Quanto à receita, eu entendi e com certeza muita gente entendeu, mas convém corrigir a parte das "lentilhas demolhadas" pois na realidade queria dizer "sementes de chia demolhadas", certo? Beijinhos! E obrigado, já vou experimentar no final de semana! Ah...já esquecia, posso congelar e usar depois?
Unknown disse…
Obrigada pela correcção Susana ;)

Sim, pode congelar. Costumo fazer sempre a mais para poder congelar e assim é só tirar do congelador e colocar no forno ou numa chapa de grelhados lisa..fica-se com comidinha da boa sempre à mão! Beijinhos e boas experiências.

Mensagens populares deste blogue

A versatibilidade de Alfazema (Lavandula angustifolia)

A Alfazema (Lavandula angustifolia) é dos óleos essenciais mais versáteis que dispomos. A associação mais comum a este óleo é para efeitos de relaxamento, mas também pode ser utilizado para limpar feridas, nódoas negras e irritações cutâneas. A sua fragrância é calmante, relaxante e equilibradora tanto psicologicamente como emocionalmente. Seguem algumas aplicações práticas do óleo essencial: Calmante Esfregue 2-3 gotas de óleo de alfazema nas palmas da mãos e depois inale profundamente três vezes.  Depois esfregue o óleo nos pés, nas têmporas e nos pulsos. Picada de Abelha ou outro insecto Coloque uma gota de óleo de Alfazema na zona afectada para parar a comichão e reduzir o edema. Pequenas Queimaduras Coloque 2-3 gotas de óleo de Alfazema numa pequena queimadura para diminuir a dor e a vermelhidão. Cortes Coloque óleo de Alfazema no corte para parar o sangue, limpar a ferida e matar as bactérias. Eczema / Dermatites Misture algumas gotas de ó...

Maca - Lepidium meyenii

Imagem retirada do Google Quanto mais avançamos tecnologicamente, mais se descobre que a natureza com toda a sua pureza e simplicidade fornece-nos tudo o que necessitamos para termos saúde em todos os níveis. Um exemplo disso é a Maca peruana, que apesar de conhecida e muito utilizada pelos povos antigos, só há poucos anos é que começou a ser reconhecida pelas suas propriedades medicinais. É verdade que a ciência nos ajuda muito a validar o conhecimento empírico, mas é verdadeiramente magnifico observar que praticamente todo o conhecimento empírico relacionado com as plantas medicinais tem vindo a ser comprovado cientificamente dia após dia...conhecimento que o povo adquiriu pela experiência, pela tradição...mas nós, somos mais finos...precisamos que a ciência nos dê o O.K. - o.k., aqui utilizei um pouco de ironia! Pois, é verdade que a ciência nos trás muitos benefícios, mas não nos podemos entregar 100% a ela porque o que é uma verdade cientifica hoje amanhã já não o é. O ta...

E as suas Fezes, como são? - Do you know your stool?

Para alguns um alívio, para outros uma saga dolorosa. Seja uma hora fácil ou difícil, é certo que nem todos gostam de olhar para as próprias fezes. Entretanto, respirar fundo e encarar o bolo fecal pode dizer muito sobre a sua saúde - afinal, ele é o resultado de tudo o que come. Essa necessidade básica indica como está a saúde de todo o sistema digestivo e ainda dá pistas sobre a qualidade da sua alimentação. Já que prevenir é o melhor remédio, veja o que merece atenção na observação das suas fezes e o seu significado. **Cor As fezes normalmente tem cor castanha de diferentes tonalidades. As variações de cores ocorrem conforme o tipo dos alimentos, a quantidade de bile produzida pelo fígado que irá digerir as gorduras, e eventualmente alguma doença. - As fezes enegrecidas - chamadas "borra de café" - sinalizam sangramento do aparelho digestivo, em geral do estômago, - As fezes avermelhadas acusam um sangramento do intestino grosso ou mesmo na região em torno do ...